Autor Tópico: Solucionando o problema de câmera digital no Ubuntu Edgy  (Lida 2566 vezes)

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Solucionando o problema de câmera digital no Ubuntu Edgy
« Online: 30 de Dezembro de 2006, 09:40 »
Algumas pessoas tiveram problema com o Ubuntu Edgy. Ao conectar a câmera e selecionar a importação das fotos é exibida esta mensagem:

Citar
'Could not claim the USB device'): Could not claim interce 0 (Operation not permitte)

Para resolver isso, conecte a câmera na USB, ative a transferência de fotos (na minha kodak basta ligá-la após conectar na USB) e faça o seguinte comando no terminal:

Código: [Selecionar]
for dev in `ls /sys/bus/usb/devices`; do udevinfo -ap /sys/bus/usb/devices/$dev; done > camera

Ele irá gerar um arquivo com nome "camera" contendo vários itens. Procure neste arquivo pelo nome da sua câmera.  No caso da minha Kodak a sessão possuía esta linha:

Código: [Selecionar]
SYSFS{product}=="KODAK EasyShare CD33 Zoom Digital Camera"
Com isso, você terá várias informações necessárias para preencher esta linha:

Código: [Selecionar]
SYSFS{idVendor}=="seu_idVendor", SYSFS{idProduct}=="seu_idProduct", MODE="0660", GROUP="plugdev"

As informações que devem ser modificadas e que constam no arquivo criado é seu_idVender e seu_ipProduct. Cole esta linha com estas informações pelo gedit no arquivo /etc/udev/rules.d/45-libgphoto2.rules:

Código: [Selecionar]
gksu gedit /etc/udev/rules.d/45-libgphoto2.rules

Após colocar sua senha e abrir o gedit, cole a linha no fim do arquivo, mas antes dessa:

Código: [Selecionar]
LABEL="libgphoto2_rules_end"

Após salvar o arquivo, reinicie o Udev no terminal:

Código: [Selecionar]
sudo /etc/init.d/udev restart

Agora é só religar sua câmera que irá funcionar!
« Última modificação: 30 de Dezembro de 2006, 09:44 por JeffersonX »
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Re: Solucionando o problema de câmera digital no Ubuntu Edgy
« Resposta #1 Online: 24 de Junho de 2007, 17:15 »
ok, mas revivendo o tópico.....
eu queria que aparecesse o icone do dispositivo no Desktop e acessalo pelo nautilus como um dispositivo portátil...
como fazer????
tenho uma Kodak c300.

agradeço antecipadamente as dicas.

Offline tplira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
    • Ver perfil
    • tem um Tigre no cinema
Re: Solucionando o problema de câmera digital no Ubuntu Edgy
« Resposta #2 Online: 27 de Novembro de 2007, 20:11 »
Apenas complementando, pro meu funcionar, tive que deixar as primeiras linhas assim:

# udev rules file for libgphoto2 devices (udev < 0.98)
#
BUS!="usb*", GOTO="libgphoto2_rules_end"
#ACTION!="add", GOTO="libgphoto2_rules_end"
SUBSYSTEM!="usb_device", GOTO="libgphoto2_rules_end"

[]'s
"Tyger! Tyger! Burning Bright / In The forest of the Night / What Immortal Hand or Eye / Could frame thy fearful symmetry."