Autor Tópico: Nova tecnologia da Siemens quebra recorde de transmissão de dados!  (Lida 1270 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Nova tecnologia da Siemens quebra recorde de transmissão de dados!
« Online: 27 de Dezembro de 2006, 12:10 »
Por John Blau, para o IDG Now!*
Publicada em 21 de dezembro de 2006 às 12h03

"Duseeldorf - Protocolo que usa apenas processamento elétrico possibilita envio de dados com velocidade de 107 Gbps por única fibra óptica.

A corrida para enviar cada vez mais bits em redes de banda larga atingiu um novo patamar com a Siemens transmitindo dados a uma velocidade de 107 Gbps por uma única fibra óptica.

A velocidade, que a Siemens alega ser um recorde para a transmissão de dados por um cabo óptico, foi atingido em uma rota de 160 quilômetros nos Estados Unidos, disse a companhia.

A companhia desenvolveu um novo sistema de transmissão e recepção que processa dados diretamente antes e depois da conversão em sinais ópticos usando apenas processamento elétrico.

Os sistemas atuais com altas transmissões têm que separar o sinal em múltiplos sinais de baixo consumo e, logo após, reconvertê-los de óptico para elétrico, processo que custa mais caro e reduz a capacidade da rede.

Velocidades como a transmissão de 107 Gb, que pode enviar dois DVDs em um segundo, serão necessárias para ajudar a amparar o tráfego de games online, músicas e vídeos nos próximos anos.

Até 2011, os downloads legais de músicas contarão por cerca de 36% de todo o mercado europeu de música, disse a Siemens, citando pesquisa de mercado da Forrester Research.

A Siemens conduziu o teste junto à Micram Microelectronic GmbH, ao Instituto Fraunhofer de Telecomunicações e à Universidade Técnica de Eindhoven.

A companhia de engenharia e eletrônicos alemã espera entregar os primeiros produtos baseados no protótipo do sistema testado nos Estados Unidos até o final da década."

Fonte: IDG Now - http://idgnow.uol.com.br/internet/2006/12/21/idgnoticia.2006-12-21.6867022177/IDGNoticia_view
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2