Ubuntu sem Sudo.

Iniciado por panda, 24 de Dezembro de 2006, 17:17

tópico anterior - próximo tópico

panda

Introdução

Faço este tutorial pensando naqueles que, como eu, migram de outra distro para o Ubuntu e não conseguem se acostumar ou mesmo acham de uma chatice tamanha usar o comando "sudo" aliado ao user admin ao invés do comando "su" e ter como super usuário o root. (padrão, na quase maioria, das demais distribuições).

Explicando as Etapas

Para fazer o proposto no título do artigo dividiremos o trabalho em quatro etapas a serem seguidas, sendo elas:
Habilitar o super usuário Root;
Fazer com que as aplicações peçam a senha do Root ao invés da senha do User Admin;
Tirar os privilégios de poder usar o "sudo" do grupo admin;
Remover o usuário do grupo admin.

Bem. Mãos à massa.

Efetuado as Etapas

Habilitar o super usuário Root

Essa tarefa é fácil de ser feita e é sabida por muitos. Basta abrir um terminal e:
$sudo passwd root
Você irá informar a senha para o Root e pronto.

Fazer com que as aplicações peçam a senha do Root em vez da senha do user Admin

Esta tarefa é tão simples quanto a anterior. Basta seguir os passos abaixo:
$su (digite sua senha de root em seguida)
(já como root, edite o arquivo sudo com seu editor preferido, no meu caso, o vim)
#vim /etc/sudoers
Ao arquivo /etc/sudoers adicione, ao final da linha Defaults, a palavra rootpw, fazendo com que ela fique da seguinte forma:
Defaults !lecture,tty_tickets,!fqdn,rootpw
Salve e feche o arquivo. Teste se as aplicações, como Synaptic, estarão pedindo a senha do root. Com certeza estarão. E iremos para a etapa seguinte.

Tirar os privilégios de poder usar o "sudo" do grupo admin

Feito isso, ainda como root, iremos novamente editar o arquivo /etc/sudoers.
Desta vez, vamos descomentarmos a linha que possibilita os usuários do grupo admin utilizarem-se do comando sudo. Isto você faz colocando um # antes da linha, fazendo com que a mesma fique da maneira mostrada abaixo:
# Members of the admin group may gain root privileges
#%admin ALL=(ALL) ALL

Salve e saia do seu /etc/sudoers. Mais uma parte do trabalho feita.

Remover o usuário do grupo admin

Essa etapa poderemos fazer sem a ajuda do shell. Basta clicar em Sistema -> Administração -> Usuários e Grupos -> Grupos -> Admin -> Selecionar o usuário Ubuntu e removê-lo.

Conclusões e Agradecimentos

Conclusões

Assim como eu, muitos usuários deixam de utilizar a distribuição por falta de costume e de praticidade (na minha opinião) da utilização do sudo. Com tal problema resolvido e o Ubuntu com configurações iguais às dos demais sistemas, poderemos usufruir de sua praticidade e dinamicidade (que só o apt proporciona) da melhor maneira possivel.

Agradecimentos

Agradeço à colaboração de Oswaldo Paradelo, Marcelo Fernandes, Fernando Alencar, além de toda comunidade Ubuntu Brasil do Orkut. =).

Fabiano "Metralha" Fidêncio

wagnerluis1982

Dica muito, muito boa... Quando eu comecei a usar o Ubuntu eu encrenquei um bocado com essa questão do sudo, hoje em dia eu nem sei se vou usar essa dica, já me acostumei tanto...

Mas repetindo, dica muito boa!!!

pedrotf

Não recomendo apagar o Grupo Admin.
Basta selecionar Admin e desmarcar o usuário, pois o usuário pode querer de volta a opção "sudo"

agente100gelo

Lembrando que o comando abaixo habilita um sessão como SU:
sudo su

Não sendo necessário a repetição do comando sudo.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

arlei

Citação de: agente100gelo online 26 de Dezembro de 2006, 10:49
sudo su

Bem lembrado agente100gelo,

é isso que o pessoal muitas vezes não se antena. Basta vc abrir um terminal, executar o comando sudo su, entrar com sua senha e enquanto estiver com essa seção do terminal aberta ter "poderes" administrativos de root sem ter que ficar redigitando sudo toda hora.

T+
Arlei

wagnerluis1982

Citação de: arlei online 26 de Dezembro de 2006, 11:08
Citação de: agente100gelo online 26 de Dezembro de 2006, 10:49
sudo su

Bem lembrado agente100gelo,

é isso que o pessoal muitas vezes não se antena. Basta vc abrir um terminal, executar o comando sudo su, entrar com sua senha e enquanto estiver com essa seção do terminal aberta ter "poderes" administrativos de root sem ter que ficar redigitando sudo toda hora.

T+
Arlei

Mas eu acho que essa dica ajuda em uma máquina com muitos usuarios, exemplo:

Sua irmã está no computador e precisa instalar tal programa, quem tem permissao pra instalar é você. Para instalar é necessário entrar no terminal, digitar "su 'usuario' " e depois "sudo apt-get install blabla".

Ou pior, pra os que não sabem, manda trocar o usuario, entra no GDM, faz um login completo, entra no Synaptic e manda instalar.

Com a configuração dessa dica vc pode diretamente executar o synaptic, digitar a senha do root, dentro da sessão da sua irmã.