Autor Tópico: Partição extendida... não consiguo instalar!!!!!! [RESOLVIDO]  (Lida 4775 vezes)

Offline RobertoMU

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Partição extendida... não consiguo instalar!!!!!! [RESOLVIDO]
« Online: 21 de Dezembro de 2006, 01:10 »
Olas...

Estou com um laptop Acer Aspire 5040, rodei o Ubuntu do cd e gostei. Brinquei também com o Kurumin mas preferi instalar o Ubuntu.

Estou encontrando o seguinte problema: Meu micro veio de "fabrica" com duas partições fat32 do windows. Quando abro pelo Ubuntu ele me diz q tem 3: uma hda1 (5 ou 10gigas,não lembro), hda2 (45gigas) e hda3 (vazia) (45gigas).

O que eu fiz, desmontei a hda3 e tentei dividir em três (35gigas fat32 , 3gigas swap e 7 gigas NFTS todas primarias), mas não se pode criar mais de 4 partições primarias... ai eu peguei e deixei um hda3 primaria Fat32 e fiz uma extendida dividida em 3 gigas pra Swap e 7G para NFTS...

E quem disse q consegui instalar o Ubuntu... não de jeito nenhum.. diz  q não tem sistema raiz e tals... sei lá o q ocorre.

Tenho medo de desmontar o hda2 que tenho arquivo do trabalho, para juntar com o hda3 criando um hda2 com 80gigas, deixar 3 gigas swap e 7 gigas NFTS. Sendo q corro o risco de perder tudo do windows nessa manobra.

Por favor alguem me deu uma luz... posso juntar o hda2 e hda3 sem problema? Sem perder os dados da hda2?
« Última modificação: 22 de Dezembro de 2006, 18:07 por RobertoMU »
Roberto Medeiros Urioste

Acer Aspire 5040 - 3947
AMD Turion 64 ML-37
1MB L2 cache, 2.0GHz
15.4 WXGA CrystalBtite LCD
512DDR
Atheros AR5005 80211 b/g NIC

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Partição extendida... não consiguo instalar!!!!!!
« Resposta #1 Online: 21 de Dezembro de 2006, 08:46 »
É impressao minha ou vc nao deixou nenhuma partição para o Ubuntu?
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline RobertoMU

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Partição extendida... não consiguo instalar!!!!!!
« Resposta #2 Online: 21 de Dezembro de 2006, 10:34 »
Na verdade andei lendo e não sei nada de particionamento.

Pelo que entendi o linux precisa de swap e a partição pro ubuntu seria nfts...

Por favor me corrijam se estiver errrado.

Só sei q não posso fritar minha partição hda1 e hda2 hehehe que tenho os arquivos de trabalho. A partição hda3 eu posso mexer, mas gostaria que apenas 10 gigas fosse alocados para linux... sendo 90 gigas sendo "vistos" pelo windows e 100 gigas pelo ubuntu.

O cegueta da lRuindows nao ve tudo hehehe

Desde já, obrigado pela força!!!
Roberto Medeiros Urioste

Acer Aspire 5040 - 3947
AMD Turion 64 ML-37
1MB L2 cache, 2.0GHz
15.4 WXGA CrystalBtite LCD
512DDR
Atheros AR5005 80211 b/g NIC

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Partição extendida... não consiguo instalar!!!!!!
« Resposta #3 Online: 21 de Dezembro de 2006, 11:00 »
Na verdadem a partição ntfs é a menos recomendada, pois ela é pra windows e muitas vezes o Linux não consegue lê-la. Para Linux, as mais recomendadas são ext3 e reiserfs (as mais usadas). As partições fat32 são lidas para os dois sistemas. Te recomendo o seguinte: Cria partição ext3 para linux no tamanho que você quiser, mas para arquivos comuns a partição deverá ser fat32 para melhor suporte nos dois sistemas. Você não perderá seu windows se você nao mexer na partição dele. O arquivo de inicialização dos sistemas (GRUB) ficará na MBR (primeiro setor do HD) para que você possa escolher qual sistema usar no boot.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Locomotion

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 152
    • Ver perfil
    • MPBista Rádio
Re: Partição extendida... não consiguo instalar!!!!!!
« Resposta #4 Online: 22 de Dezembro de 2006, 00:59 »
Citar
hda1 (5 ou 10gigas,não lembro), hda2 (45gigas) e hda3 (vazia) (45gigas).

Seguinte... o linux nao precisa ficar em partição primaria (diferente do windows), a swap deve ter 2x sua memoria ram, e se voce quiser MODIFICAR a particao do windows pelo linux, eu recomendo que essa seja em FAT32 (apesar de tambem funcionar com ntfs)

Entao no hda3 voce disse que tem 45gb vazio...
Eu recomendo criar 10gb pro linux (como voce disse) em ext3 ou reiserfs, 1gb pra swap (se teu laptop tem 512 ram), e o resto pode fazer o que quiser :P

Mas lembre que essas particoes tem que ser extendidades, se nao num vai caber :P


Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Partição extendida... não consiguo instalar!!!!!!
« Resposta #5 Online: 22 de Dezembro de 2006, 08:23 »
Na verdade, como ele tem uma boa quantidade de memória, 500 MB para SWAP é mais do que o suficiente (quem precisa levar ao pé da letra que swap deve ser o dobro da memoria é quem tem 256 ou menos de memoria RAM).
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline RobertoMU

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Re: Partição extendida... não consiguo instalar!!!!!!
« Resposta #6 Online: 22 de Dezembro de 2006, 13:40 »
Valeu moçada!!!

Now we ubuntu!!! UHUUUU

Agora começa uma nova etapa... já dei conta de instalar a conexão PPoe... cara isso aqui é bom demais... Super explicadinho não tem como errar.

Abraços!!!
Roberto Medeiros Urioste

Acer Aspire 5040 - 3947
AMD Turion 64 ML-37
1MB L2 cache, 2.0GHz
15.4 WXGA CrystalBtite LCD
512DDR
Atheros AR5005 80211 b/g NIC

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Partição extendida... não consiguo instalar!!!!!!
« Resposta #7 Online: 22 de Dezembro de 2006, 16:41 »
Não sei se você percebeu, mas no próprio Ubuntu existe um manual de como usá-lo. Lá naquele ícone de interrogação na barra superior, e também no menu Sistemas. Se bem que participar da comunidade é tão bom (especialmente quando não se faz pergunta repetida...rsrs).
Assinatura removida pela Equipe do Fórum