Autor Tópico: quem aqui usa o Enlightenment? e o que acham?  (Lida 12182 vezes)

Offline Lucas_Panurge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • ^^
    • Ver perfil
    • Gentle Traveller
quem aqui usa o Enlightenment? e o que acham?
« Online: 15 de Dezembro de 2006, 10:16 »
o título diz tudo, gostaria de saber da opinião dos foristas que usam o Enlightenment.

E outra coisa, quem usa, dá pra colocar a barra com os programas em uso (eu não me lembro do nome exato q tinha no GNOME), assim como há em outras interfaces gráficas.

e como o essa interface se comporta quanto a programas GTK e QT?
gtalk: lucas.pan@gmail.com
icq: lucasspan
GNU/Linux User #440333

Offline Natureba

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 290
    • Ver perfil
Re: quem aqui usa o Enlightenment? e o que acham?
« Resposta #1 Online: 15 de Dezembro de 2006, 10:21 »
Tem certeza de que isto deveria ser postado na Área Dicas e Truques ? ???

Offline ninjitisu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Design Dojo
    • Ver perfil
    • Design Dojo
Re: quem aqui usa o Enlightenment? e o que acham?
« Resposta #2 Online: 15 de Dezembro de 2006, 14:49 »
a barra seria o engage? olha eu também tenho dividas em relação a usabilidade do Enlightenment, sabe se é muito diferente do gnome, kde ou ainda se se parece com algum outro gerenciador de janelas. Quem puder esclarecer ficamos gratos.

OBS: admins se puderem mudem o tópico de lugar
Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui

Offline Ricardorj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: quem aqui usa o Enlightenment? e o que acham?
« Resposta #3 Online: 16 de Dezembro de 2006, 00:08 »
Oi. Eu tenho aqui instalado, hj mesmo saiu atualização nova para ele, não sei fazer muita coisa nele, mas sinceramente acho ele muito bonito, bem diferente do gnome e o kde, que aliás também uso. Tenho o KDE, Gnome e Enligthtenment instalado e fico mudando de tempo em tempo, apenas fechando a sessão e escolhendo outro, gosto de usar todos, o enlightenment ainda não está todo funcional, tem bugs, mas está atualizando com muita frequência, creio q tem um futuro bem promissor, mas quem quiser pode instalar q vai achar ele bem leve e lindo.
Pentim IV 1.6GHZ, 2GB DE RAM, FX6200 256MB DDR VIDEO, SOUND BLASTER LIVE SOM, GRAVADOR DE DVD LG, 160GB HD

Offline Madrigal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 838
    • Ver perfil
Re: quem aqui usa o Enlightenment? e o que acham?
« Resposta #4 Online: 02 de Janeiro de 2007, 18:35 »
sabe se é muito diferente do gnome, kde ou ainda se se parece com algum outro gerenciador de janelas.

Mas a intenção do E é que seja bem diferente mesmo! Verdadeiramente uma opção de algo com outros parâmentros de usabilidade e beleza.

E viva a diversidade!

Offline ninjitisu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Design Dojo
    • Ver perfil
    • Design Dojo
Re: quem aqui usa o Enlightenment? e o que acham?
« Resposta #5 Online: 03 de Janeiro de 2007, 13:23 »
Ok obrigado Madrigal mais isso eu já sabia, queria mesmo era saber de algumas particularidades sabe coisas bem diferentes como talvez uma maneira nova de reconhecer drivers, ou de trabalhar com documentos sabe algom que não vimos no gnome/kde se alguem souber de alguma coisa assim ai sim vai responder a minha pergunta ;)
Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui

Offline emilio_do_brasil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: quem aqui usa o Enlightenment? e o que acham?
« Resposta #6 Online: 03 de MAR?O de 2007, 14:01 »
a grande força (para mim) é atulização dos "shelves" que se podem colocar em cima das janelas... o que é muito mais potente que os desklets, por exemplo podes ter as tuas janelas ao maximo (muito util para quem usa Gimp ou Inkscape) mas no entanto nos espaço mortos das janelas (geralmente a parte direita dos menus), pode ter sempre visivel, a hora, os espaços de trabalho as janelas minimizadas etc...

a grande força para mim é mesmo esta, posso ter o meu ecran todo dedicado ao trabalçhio e mesmo assim acesso a opções etc...

outra coisa que é viciente é passar dum desktop ao outro, mexendo o rato ate a extremidade da janela, isto é demais! muito mais rapido do escolher no selector...

ainda posto aqui um screenshot para exemplificar)

Nota:

eu enho o E17, por cima do Kubuntu, com o tema milky para os 2, o que faz que a aparencia é exactamente a mesma... e depois com a opções do KDE de por as janelas de Gnome tal equal as do KDE (Gimp etc...)... acabasse por se ter um ambiente extramente uniforme...


Piras

  • Visitante
Re: quem aqui usa o Enlightenment? e o que acham?
« Resposta #7 Online: 03 de MAR?O de 2007, 19:01 »
Ok obrigado Madrigal mais isso eu já sabia, queria mesmo era saber de algumas particularidades sabe coisas bem diferentes como talvez uma maneira nova de reconhecer drivers, ou de trabalhar com documentos sabe algom que não vimos no gnome/kde se alguem souber de alguma coisa assim ai sim vai responder a minha pergunta ;)

O problema do Enlightenment é que o seu gerenciador de arquivos não está ainda pronto, é muito incipiente. Por este motivo, é preciso usá-lo com o Thunar, Rox ou outro gerenciador qualquer, o que limita um pouco a sua originalidade.

Quem quiser experimentar o Enlightenment sem muito trabalho pode fazer o download da Austrumi, um Live CD letão com apenas 50 MB. Ele oferece um Enlightenment muito bem configurado.

Offline ninjitisu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Design Dojo
    • Ver perfil
    • Design Dojo
Re: quem aqui usa o Enlightenment? e o que acham?
« Resposta #8 Online: 06 de MAR?O de 2007, 09:44 »
Obrigado pela dica Piras já baixei e vou testar em casa, depois posto minhas conclusões
Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui