Autor Tópico: Problema com partição  (Lida 5854 vezes)

vpnsctl

  • Visitante
Problema com partição
« Online: 05 de Novembro de 2005, 14:14 »
Olá pessoal, é a primeira vez que estou mandando uma mensagem aqui, andei dando uma procurada mas não encontrei nenhum tópico sobre isso.

O problema é o seguinte, eu tava com o meu linux funcionando perfeitamente, até que faltou luz e a minha fonte foi pro espaço, junto com alguns capacitores da placa mãe, nessa a minha BIOS, também ficou desconfigurada. E minha raiva na hora (pois mesmo com a fonte danficada, o computador ainda tava funcionando só que travava depois de um tempo), fez com que eu formatasse a partição principal do linux (deixando as outras intactas). Agora que eu já descobri que era a fonte, eu reconfigurei a bios, e quando eu vou instalar o ubuntu e chega na hora de particionar, ele não identifica nenhuma partição, só o HD, e tem apenas a opção de apagar tudo. E fica um pouco diferente de como foi da primeira vez que eu instalei, pois aparece uma opção "configurar raid", que não aparecia. O problema é que eu não estou usando RAID, e desabilitei tudo que tem a ver com raid na bios. O pior, é que se na hora da instalação eu ir pra um terminal, aparece no /dev todas as partições.

Não sei o que fazer.

eu tô com uma
placa mãe Asus P4P800
P4 2.8ghz HT
512 ddr 800 (2 256 ddr 400 com dual channel)
HD Maxtor 120gb 6Y120P0

Offline Janus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
    • Ver perfil
    • Jardim de Idéias
Problema com partição
« Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2005, 17:05 »
Provavelmente a tabela de partições foi danificada junto com parte do seu hardware. Isso f*de mesmo o sistema.
Você já conseguiu acessar algo nesse HD? Se não, é bem provável que isso tenha acontecido.

vpnsctl

  • Visitante
Problema com partição
« Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2005, 17:38 »
Acessei sim!

de fato, eu usei o live CD e consegui acessar.

uma coisa que eu esqueci de dizer é que quando eu instalei o ubuntu pela primeira vez, ele leu as partições como sd (mas o meu hd não é scsy)
e agora quando eu rodei o live cd, ele leu como hd*.

quando eu acessei o conteúdo tava todo certinho.

vpnsctl

  • Visitante
Problema com partição
« Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2005, 17:40 »
aproveitando a deixa, no computador da minha irmã tem o ubuntu, mas minha mãe instalou o XP depois e ele obviamente detonou a mbr, tem como eu botar o grub denovo?

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Problema com partição
« Resposta #4 Online: 06 de Novembro de 2005, 05:08 »
Sobre a HD parece que tua bios deu uma ferrada depois da queda.. tenta reinstalar ela.. sobre o grub aqui mesmo no forum tem uma dica
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=736
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

manoel_lobo

  • Visitante
Problema com partição
« Resposta #5 Online: 07 de Novembro de 2005, 08:56 »
vpnsctl: Como citou o nosso colega Janus, realmente a tabela de partições pode ter sofrido algum dano, mas como você citou que perdeu a configuração da CMOS no momento em que deu queda de luz, me veio à cabeça que seu problema poder ser um simples problema de geometria do disco.

Vamos supor o seguinte, seu HD poderia estar configurado para usar LBA (Logical Block Addressing), um método de "tradução" dos valores reais de CHS (Cylinder, Head, Sector = Cilindro, Cabeça, Setor), onde quando se ativa o LBA, os valores mudam completamente (creio que isto tenha sido inventado para manter a compatibilidade com Sistemas Operacionais f*didos, tais como DOS e alguns que usam FAT16), quando se tem um HD à partir de um certo tamanho.

No Linux não tem esse problema, pode-se deixa o HD usando CHS no "cru" e meter o fdisk pra cima, o kernel dá conta do recado.

Então como você teve que reconfigurar o BIOS, é bem provável que você não tenha ativado o LBA, já que o HD foi particionado e formatado com o LBA ativado, pode haver uma diferença na leitura dos dados, onde os cilindros, cabeças e setores não "batem" mais com os valores originais (com o LBA ativado, quando foi particionado e formatado), quem sabe ativando-o seu problema seria resolvido ?.

Já que você citou que conseguiu acessar os dados usando um CD de emergência (System Rescue CD é muito bom: www.sysresccd.org), lhe recomendo então fazer um backup dos dados, configurar o BIOS direitinho (inclusive o LBA) e pôr os dados novamente.