Autor Tópico: Instalando GunBound [Tutorial]  (Lida 8861 vezes)

Offline Network-Coder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Instalando GunBound [Tutorial]
« Online: 12 de Dezembro de 2006, 19:36 »
Bom dia a todos, achei esse tutorial com base no slackware, mas creio que possa funcionar perfeitamente no Ubuntu, vamos la:

Antes de começar você irá precisar dos programas:
Wine 20050310
DLLS do win98
O instalador do Gunbound



Dica: para não ficar digitando todo o nome de uma pasta, ou de um programa, digite apenas alguma letras e de <TAB>, que será automaticamente completado, exemplo:
Ao invés de digitar Wine-20050310.tar.gz
Digite apenas Wine e de um <TAB>

Primeiro você tem que estar logado como root, então terá que criar uma pasta falsa do Windows no linux, crie ela no /mnt

No console como root digite:
# cd /mnt
# mkdir windows


Agora é só ir no superdownloads e baixar o wine, ( Wine 20050310 ), abra o console onde você salvou ele e digite:

$ cd /sua_pasta

No que "sua_pasta" se refere a pasta na qual o wine foi salvo, por exemplo se você salvou no Desktop, entre.no console digite :

$ cd /root/Desktop

Descompacte-o com o seguinte comando, onde "xxxxx" se refere ao restante do nome do arquvio baixado:

$ tar -xvzf Wine..xxxxx
$ cd Winexxxx


Com isso você descompactou e já esta dentro do diretorio onde foi descompactado o programa, agora instale com o seguinte comando:

# ./configure --disable-trace --enable-opengl --disable-debug && make depend && make && su -c "make install"

A instalação é demorada , então vá tomar um café, tomar banho, ver TV...

Com o programa ja instalado va no console e digite:

$ wine

Se aparecer um erros tipo Warning canno't create directore, ou, L:C:\\Windows\\..., ou alguma coisa parecida, não entre em pânico, pelo menos ainda... blz.

Entre no diretório wine que você descompactou, e entre em: Documentations/Samples e copie o arquivo config para ~/.wine, ou, /root/.wine, se caso esta pasta não existir, deu algo errado, leia o tutorial com calma.

No diretório ~/.wine, abra o arquivo config que você colou lá e edite-o deste jeito, substituindo as partes na qual se referem:

Código: [Selecionar]
[Drive C]
"Path" = "/mnt/windows"
"Type" = "hd"
"Label" = "MS-DOS"
"Filesystem" = "win95"

[Drive D]
"Path" = "/tmp"
"Type" = "tmp"
"Label" = "Temp"

[Version]
; Windows version to imitate (win95,win98,winme,nt351,nt40,win2k,winxp,win2k3,win20,win30,win31)
"Windows" = "win98"
; DOS version to imitate
"DOS" = "6.22"

Ou copia e cola isso lá, então no console digite:

$ wineprefixcreate

Ele vai criar as pastas que faltam, depois volte no arquivo config e altere esta parte:
Código: [Selecionar]
[wine]
"Windows" = "/mnt/windows/windows"
"GraphicsDriver" = "x11drv"
;"ShowDirSymlinks" = "1"
;"ShowDotFiles" = "1"

Então entre no console e digite:

$ winecfg

Irá abrir um programa de configuração , clique em ok na mensagem de erro, então na guia drivers, note que haverá já duas configurações prontas, ([ 1 /mnt/windows ] e 2 [ / ]) se não tiver, hum..estranho, mais deixa pra lá, no mesmo local, clique em "auto detect", com isso ele irá detectar o que falta, clique em apply, e ok, e pronto. Por segurança abra novamente o arquivo config que está na pasta ~/.wine para ver se esta tudo está certo, então na pasta /mnt/windows, note que estão todas as pastas: My documents, Program Files, Windows..., entre na pasta "Windows", e depois "system", nesta pasta você tera que colocar as .dlls do windows 98:
Download .dlls

Descompacte-as com o comando:

$ unzip system.zip

Agora coloque as dlls na pasta system que está em /mnt/windows/windows/sytem,

Se você for tentar executar algum programa do (r)windows agora, certamente irá aparecer esta mensagem: "This application is requesting an Active X browser object but the mozilla Active X control is currently not installed. Do you wish to download and isntall it? <yes> <no>
Esse alerta é bem inútil, porque se você clicar em "no" o programa irá funcionar, mas você irá perceber que ele não irá rodar jogo algum, e nem mesmo alguns programas, e se você clicar em "yes" ele não baixa nada. Para resolver isso, você precisa atualizar este active X

Agora tente executar algum programa do (r)windows com o wine, é muito fácil fazer isto, é só dar um clique em cima do programa ou então ir no console e digitar:

$ wine nome_do_programa

No lugar de "nome_do_programa" você irá colocar o nome do programa do (r)windows que deseja executar, lembrando que você precisa estar dentro do diretório onde o programa está para executá-lo.

Baixe o Gunbound, vá no console e digite:

$ wine gboundxxxx

Em que "xxxx" se refere a todo o nome do programa

Pronto!

P.S: Atençao! Este tutorial também serve para várias aplicações, programas, etc, que sejam do windows, mas não serve se você tiver o Windows instalado junto com o Linux no HD e querer pegar os arquivos da partição Windows, para isso será preciso mexer nas configurações do config, que não será falado aqui.

P.S2: Este tutorial serve mais para você configurar o wine sem ter o (r)windows  instalado na máquina, assim você pode rodar programas do (r)windows no linux. Note que quando um aplicativo do (r)windows é executado, tipo o Gunbound, aparece uma mensagem que diz que você não tem o ActiveX instalado, está mensagem se dá por causa que você não tem ele mesmo, porque é um aplicativo criado para a microsoft, mas se você tivesse o (r)windows instalado, e configurasse o arquivo config do wine certo, de modo que ele executasse os programas que estão na partiçao do (r)windows, você irá rodar ele e qualquer outro programa no linux perfeitamente

Eu editei o texto original, para se enquadrar com as regras do fórum.

Autor: torremo
Fonte: Slackware-Brasil

K.O
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2006, 21:40 por Network-Coder »

irc.freenode.net - #nerd_republic go! go! go!

Offline MalGaniz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 133
  • What do you mean, I Ain't kind? Just not your kind
    • Ver perfil
    • Salada Do Kabeludo
Re: Instalando GunBound [Tutorial]
« Resposta #1 Online: 13 de Dezembro de 2006, 01:39 »
Vlw a intenção Network -_-

Porém, devo lembra-lo que GunBound é um dos jogos protegidos pela praga do GameGuard, logo, nunca funcionará no Linux a menos que essa droga de anti-cheat seja desabilitado ou algo parecido.

Para mais detalhes, visite o tópico que creio para discutir esse assunto:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=13984.0

Offline jaypee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
    • Meu Site
Re: Instalando GunBound [Tutorial]
« Resposta #2 Online: 13 de Dezembro de 2006, 08:17 »
Po,mais ninguem ia fazer um tutorial atoa,vo testar pra ve se funciona.

FLw.

Offline Network-Coder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Instalando GunBound [Tutorial]
« Resposta #3 Online: 13 de Dezembro de 2006, 10:29 »
Vlw a intenção Network -_-

Porém, devo lembra-lo que GunBound é um dos jogos protegidos pela praga do GameGuard, logo, nunca funcionará no Linux a menos que essa droga de anti-cheat seja desabilitado ou algo parecido.

Para mais detalhes, visite o tópico que creio para discutir esse assunto:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=13984.0

Olá, se você ver nesse mesmo topico que me indicou, ira ver um post meu falando que alguns jogos protegidos pelo GameGuard ja estão rodando no Linux, um deles é o Lineage 2.

Eu não testei ainda esse tuto que postei, não sou muito fan de games, mas se alguem consegui avisa, assim todos poderão aproveitar.

K.O

irc.freenode.net - #nerd_republic go! go! go!

Offline jaypee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
    • Meu Site
Re: Instalando GunBound [Tutorial]
« Resposta #4 Online: 13 de Dezembro de 2006, 18:41 »
Eu ja tenho o wine,vou precisar baixar denovo e desinstalar meu antigo wine?

Offline Network-Coder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Instalando GunBound [Tutorial]
« Resposta #5 Online: 13 de Dezembro de 2006, 22:04 »
Eu ja tenho o wine,vou precisar baixar denovo e desinstalar meu antigo wine?

Não sei lhe dizer, como citei no começo do Topico esse tutorial tem por base no Slacwkare.

Acho melhor remover a versão que está instalada na sua maquina e reistalar seguindo os passos que manda o tutorial.

K.O

irc.freenode.net - #nerd_republic go! go! go!

Offline jaypee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
    • Meu Site
Re: Instalando GunBound [Tutorial]
« Resposta #6 Online: 14 de Dezembro de 2006, 11:55 »
Eu não encontri a versão que você sitou...

Apenas a 0.9.27.

Alguma dica?

Offline Network-Coder

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 52
    • Ver perfil
Re: Instalando GunBound [Tutorial]
« Resposta #7 Online: 16 de Dezembro de 2006, 19:32 »
Eu não encontri a versão que você sitou...

Apenas a 0.9.27.

Alguma dica?

Bom, como diz um ditado: "Ja que não tem tu, vai tu mesmo".

Tenta com a versão mas nova mesmo.

Boa sorte!

K.O

irc.freenode.net - #nerd_republic go! go! go!

Offline jaypee

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 121
    • Ver perfil
    • Meu Site
Re: Instalando GunBound [Tutorial]
« Resposta #8 Online: 17 de Dezembro de 2006, 09:17 »
Aff desisto,eu nem gosto muito de Gun Bound mesmo,na instalação falou que eu preciso instalar o Flex e o Bison,instalei,agora a pasta Documentation não existe.

 >:(