Autor Tópico: Preciso de ajuda com placa orinoco wireless. Tentei tudo.  (Lida 11830 vezes)

joseclrocha

  • Visitante
Preciso de ajuda com placa orinoco wireless. Tentei tudo.
« Online: 04 de Novembro de 2005, 19:23 »
Aos mais experientes peço paciência com minha ignorância. Baixei o LiveCD Ubuntu 5.04. Estou tentando migrar para o Ubuntu e tenho um única dificuldade: configurar a placa wireless Orinoco com PCMCIA Texas Instrument com a qual me conecto por rádio no windows XP para navegar. Não sei como descobrir o chipset ou coisas deste tipo. Sei que a placa é identificada na inicialização do livecd (o led acende); coloco o essid, ip; dns, tudo que vai dando para fazer intuitivamente na configuração de wireless, mas, desisti. Cheguei num ponto em que preciso de ajuda. Descobri neste fórum alguns comandos interessantes como ifconfig; iwconfig; /etc/resolv.conf,  mas nada faz a placa se conectar com o IP base para navegar. O que tenho que informar a vocês para que possam me ajudar?

hellubuntu

  • Visitante
Preciso de ajuda com placa orinoco wireless. Tentei tudo.
« Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2005, 21:54 »
vc está em uma rede interna??? qual o ip do servidor de internet?? vc colocou o gateway?

joseclrocha

  • Visitante
Não estou em rede interna
« Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2005, 08:55 »
Citação de: "hellubuntu"
vc está em uma rede interna??? qual o ip do servidor de internet?? vc colocou o gateway?

Coloquei o ip de minha máquina, o ip do servidor, gateway... a minha conexão é feita por wireless com sinal bem fraco devido à distância que me encontro da antena distribuidora. nos dados que obtive a chave de rede é wep. a autenticação da rede é open, chave automática é 0. quer dizer, digitando estas informações, me pergunto no âmago da minha burrice: se é um redistribuidor de sinal wireless pra uma cacetada de pcs, isto não seria uma conexão por rede wireless? outra coisa, hellubuntu, catei um driver linux para minha orinoco pc card acho que baseado no kernel 2.4. gravei na pendrive. devo usar mesmo sendo um Ubuntu em live cd?

hellubuntu

  • Visitante
Preciso de ajuda com placa orinoco wireless. Tentei tudo.
« Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2005, 18:13 »
cara nao sei, nunca instalei uma placa dessas antes. vc esta usando o live cd?

joseclrocha

  • Visitante
Estou com livecd e estou estudando o sistema
« Resposta #4 Online: 07 de Novembro de 2005, 19:05 »
Baixei o ubuntuguide e imprimi, assim como algumas dicas sobre configuração de internet do guia do hardware. estou metendo as caras pra não ter dúvidas tão primárias e dar a falsa impressão que sou um preguiçoso folgado. vou ter que tentar na unha e errar até entender que tipo de dúvidas verdadeiramente eu tenho. percebo que é vicio do windows que artificialmente faz tudo sem que você mande em nada. tenho que dominar minha máquina e o sistema linux primeiro. se alguém quiser postar endereços e dicas de onde posso aprimorar meus conhecimentos, por favor, mande o link que será muito bem vindo.

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Preciso de ajuda com placa orinoco wireless. Tentei tudo.
« Resposta #5 Online: 08 de Novembro de 2005, 03:11 »
Cara, eu também sofri para configurar minha placa Planet, mas consegui, bom, eu uso o Ndiswrapper para me conectar, não sei se tu usa esse recurso, de qualquer forma, vou por os comandos que uso para conseguir conectar, ah, tu editou o arquivo /etc/resolv.conf?Lá deve ser posto o DNS, no caso, nameserver e o teu dns, eu sempre esquecia deste detalhe e via que a placa estava ativa mas não podia navegar.

ndiswrapper -i /root/net/NET8180.INF
modprobe ndiswrapper
ndiswrapper -m
iwlist wlan0 scan
iwconfig wlan0 essid PD-IBIRUBA/CIVIL:OMNI
iwconfig wlan0 channel 11
iwconfig wlan0 key restricted off
ifconfig wlan0 10.40.51.11 netmask 255.255.255.0
route add default wlan0
route add default gw 10.40.51.1

joseclrocha

  • Visitante
Vou verificar se cometi algum erro e do ndiswrapper
« Resposta #6 Online: 08 de Novembro de 2005, 10:15 »
Vou me informar melhor de como se usa o ndiswrapper e seguir alguns conselhos que você me deu. Já estou mais perto de soluções que antes. Valeu, cara! Vou postar os resultados assim que tiver certeza do que aconteceu com as minhas tentativas, ok? :wink:

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Preciso de ajuda com placa orinoco wireless. Tentei tudo.
« Resposta #7 Online: 08 de Novembro de 2005, 10:25 »
Ok, espero que tenha sorte, o ndiswrapper tu pode ativar indo no synaptic e digitando no procurar ndiswrapper, , como disse, não sei como tu estás usando ,e nem se há muita diferença de configuração de net wireless de uma placa para outra, qualquer coisa é só perguntar, ok?

Keep The Flame Burning

joseclrocha

  • Visitante
Preciso de ajuda com placa orinoco wireless. Tentei tudo.
« Resposta #8 Online: 08 de Novembro de 2005, 12:30 »
Citação de: "Agent Orange"
Ok, espero que tenha sorte, o ndiswrapper tu pode ativar indo no synaptic e digitando no procurar ndiswrapper, , como disse, não sei como tu estás usando ,e nem se há muita diferença de configuração de net wireless de uma placa para outra, qualquer coisa é só perguntar, ok?

Keep The Flame Burning

 :D Beleza, cara! Bela dica. vou destrinchar a sua explicação e tentar configurar. pelo que entendi o ndiswrapper já está com um link para as atualizações do synaptic no livecd do ubuntu 5.04 que estou usando, certo? mas, não teria como atualizar pelo synaptic sem acesso à internet :!:  vou aprender como se usa e onde baixar. o que estou ainda grilado é que a placa wireless é ORINOCO e o cartão PCMCIA dela é da TEXAS Instrument, quer dizer, fico com dúvidas se preciso procurar drivers alternativos ao ndiswrapper para orinoco ou para texas, mas, acho que meu inglês "de aeroporto" vai servir para algum entendimento no Sourgeforce. Vou arrumar um tempinho daqui a pouco no almoço pra já correr atrás de algumas tentativas. Mas,  :P Valeu, mesmo, cara! Faço questão de te responder mesmo sendo que nada foi a lugar algum, por enquanto...........
P.S=> que beleza de visual que o forum ficou, hem meu irmão?

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Preciso de ajuda com placa orinoco wireless. Tentei tudo.
« Resposta #9 Online: 09 de Novembro de 2005, 07:41 »
Olá, bom quanto ao nsdiwrapper, pelo que pude entender ele está no ubuntu sim, no caso não me lembro em que pasta, mas pelo Synaptic ele reconhece o que está instalado e presente na máquina, e não só para baixar da net, se tu for digitar ndiswrapper no Synaptic vai aparecer e é só instalar sem problemas, detalhe, eu uso o Ubuntu 5.10,certo?
Quanto aos drivers, por via das dúvidas baixe para a placa e para o chipset, no meu caso eu baixei só para o chipset, depois do ndiswrapper instalado é só abrir um terminal e digitar o que coloquei, mas como percebeu eu não uso o pppoe, deste modo não sei lhe dizer como proceder exatamente,bom, na linha:
ndiswrapper -i /root/net/NET8180.INF
 tu coloca o caminho onde está os drivers, no meu caso na pasta root/net e o drive é o NET8180.INF, não esqueça de instalar coma  terminação .INF, ok?
Sorte e me mantenha insformado.

joseclrocha

  • Visitante
Preciso de ajuda com placa orinoco wireless. Tentei tudo.
« Resposta #10 Online: 09 de Novembro de 2005, 18:36 »
O ndiswrapper pelo synaptic do livecd 5.04 é para baixar e não para instalar automaticamente, o que é uma pena. vou tentar copiar o link para fazer o download pelo winxp e gravar na pendrive. Está acontecendo o seguinte: o led da placa wireless acende após o boot no livecd do 5.04. Pressuponho que seja porque o sistema reconheceu o hardware espetado lá no slot pci. quando parto para a configuração da placa wireless (em Sistema>Administração>Rede), ao clicar em Propriedades, o led apaga. até aí, tudo bem já que seria para entrar em stand by até que os dados de configuração sejam salvos. o problema é que ponho essid, ip, dns (incluindo na aba DNS), máscara, gatway e dou ok. ela fica dando umas piscadas aleatórias sem que o led de power da placa fique on constantemente. a minha internet tem chave wep que foi habilitada na configuração para o winxp. o problema é que o único diretor responsável pela liberação da senha da chave estará ausente por um mês e meio. ninguém pode fornecer sem sua autorização e a equipe só poderia vir configurar para linux cobrando vi$ita. será que a chave wep que já está codificada na ativação da placa não a deixa livre para acesso, sem que se precise digitar a chave wep novamente? por enquanto não consegui desvendar o mecanismo do ndiswrapper para o ubuntu. só para o kurumin. mas fiz progressos. dei o comando sudo passwd root. defini uma senha e confirmei novamente. depois entrei no console como root e fiz sudo gedit /etc/pcmcia/network.opts. o problema está na linguagem. IPADDR botei meu IP; NETMASK 255.255.255.0; GATEWAY botei o gateway da máquina onde a antena omni distribui o sinal de rádio; DOMAIN botei o ESSID do provedor; DNS repeti o gatway do provedor. salvei e fui em rede e configurei conforme escrevi lá em cima. e nada de conexão nem de led da placa aceso permanentemente. onde será que estou errando?

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Preciso de ajuda com placa orinoco wireless. Tentei tudo.
« Resposta #11 Online: 10 de Novembro de 2005, 06:39 »
Tente baixar o ndiswrapper e depois converta para .deb e instale, com ele instalado não é necessário fazer mais nada, só colocar os comandos como descrito na minha primeira resposta, Este é o resultado apos o ndiswrapper instalado:

gilson@ubuntu:~$ iwlist wlan0 scan
wlan0     Scan completed :
          Cell 01 - Address: 00:02:78:E1:D1:60
                    ESSID:"PD-IBIRUBA/CIVIL:OMNI"
                    Protocol:IEEE 802.11b
                    Mode:Managed
                    Frequency:2.462 GHz (Channel 11)
                    Quality:0/100  Signal level:-70 dBm  Noise level:-256 dBm
                    Encryption key:off
                    Bit Rate:11 Mb/s
                    Extra:bcn_int=100
                    Extra:atim=0

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=4118
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=1183

joseclrocha

  • Visitante
Só para constar
« Resposta #12 Online: 12 de Novembro de 2005, 15:14 »
Caro Agent Orange, não respondi com soluções porque estou tentando estudar melhor onde posso estar errando antes de jogar a toalha. De qualquer forma o Ubuntu é muito bom. Com conexão de internet, então... logo, logo posto alguns resultados.

joseclrocha

  • Visitante
TÔ NAVEGANDO PELO UBUNTU, aGENToRANGE !!!!
« Resposta #13 Online: 28 de Novembro de 2005, 16:44 »
CONSEGUI, CARA!  :lol: Ralei pra caraca,peguei o 5.10 fiz as configurações e: tô aqui postando no forum pelo Ubuntu. Que inicialmente me parece uma maravilha de so. vou preparar um tutorial com calma para postar àqueles que tiverem a mesma dificuldade que eu tive. Meu amigo, pela tua disposição em acompanhar minha batalha, ganhaste um companheiro. precisando, estamos aqui. [/b]

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Preciso de ajuda com placa orinoco wireless. Tentei tudo.
« Resposta #14 Online: 28 de Novembro de 2005, 19:28 »
Opa, que bom cara, achei que tu tinha desistido, mas tu vai perceber que o Ubuntu é realmente uma maravilha, eu virei fã de carteirinha e todo dia fico mais impressionado com ele, e quanto ao tutorial é isso mesmo, posta o resultado que tu vai conseguir fazer com que mais pessoas descubram o poder do Ubuntu, e sempre que precisar e eu puder ajudar é só perguntar, ok?