Autor Tópico: Sugestão para os futuros tutoriais  (Lida 8512 vezes)

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Sugestão para os futuros tutoriais
« Online: 07 de Dezembro de 2006, 12:52 »
Apesar de já ter tido vários contatos com o Linux ao longo dos anos, só agora começei a utilizar ele para valer, como meu sistema operacional preferencial.
Dessa maneira, estou sempre recorrendo ao fórum quando tenho alguma dúvida e até o momento consegui resolver 99,9998% das minhas dificuldades graças a ajuda de todos aqui.
Uma coisa que eu acho que seria muito útil nos futuros tutoriais é que sejam incluídos os comandos necessários para reverter as mudanças feitas: seja para desinstalar algo que foi instalado ou para desabilitar algo que tenha se deixado rodando.
Muitos tutoriais já contam com isso, mas acredito que a maioria não.
Essa dica seria importante especialmente para aqueles drivers, módulos  e programas que não são instalados pelo apt-get ou pelo synaptic.


Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Sugestão para os futuros tutoriais
« Resposta #1 Online: 07 de Dezembro de 2006, 14:11 »
O tutorial vai ficar maior na parte pra remover do que pra instalar ! lol

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Re: Sugestão para os futuros tutoriais
« Resposta #2 Online: 07 de Dezembro de 2006, 14:29 »
Isso só vem a confirmar a necessidade da parte de remover. (:
Afinal, muitas das pessoas que irão executar tais tutoriais são iniciantes e estão extremamente sujeitas a erros.


Offline ninjitisu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Design Dojo
    • Ver perfil
    • Design Dojo
Re: Sugestão para os futuros tutoriais
« Resposta #3 Online: 07 de Dezembro de 2006, 16:31 »
Só acho que tem uma grande incoerência quando as pessoas falam de novatos aqui no forum o que vem a ser um novato no ubuntu? um usuário de Windows que nunca mexeu no linux? ou um usuário de linux que nunca mexeu no Terminal?

É por que pra mim tem diferença!

Veja só o caso do usuário do Windows que quer migrar, se ele quiser rodar o Photoshop CS e o ultimo jogo lançado é melhor ficar no Windows pois vai quebrar a cara!!!

No caso do Linux user que tem preguiça de estudar os guias (foca, bozo....) se ele utilizar somente os repositório oficiais e instalar programas previamente testados pelo time da Cannonical as chances de algo dar errado são de uns 0,5%, ou seja nos outros 99,5% das vezes se ocorrer algum erro é por causa de algum programa não testado ou não empacotado pelos repositórios oficiais ou por que o usuário aprendeu a usar o sudo e apagou o que não devia e ponto!

Eu mesmo tive de formatar mais de 30 vezes por causa da minha curiosidade, (que é beneficia pra mim, pois aprendo mais) mais tenho a consciência de que se algo der errado vou ter que me virá sozinho, pois o meu companheiro me mostrou o caminho das pedras que ele seguiu, ai se eu quiser me aventurar posso ter surpresas no meio do caminho, ai a culpa foi dele? não por que na maioria das vezes o problema que aconteceu comigo não aconteceu com ele, ai como posso cobrar alguma coisa dele?

Entenderam o Linux é um baú de conhecimento não queiram aprender tudo em um dia ou melhor ainda não queiram instalar um monte de coisas e querer que o sistema seja estável pois isso não vai acontecer.

Só quero alertar os "novatos" que se quer um sistema sólido como uma rocha usem somente os repositórios oficiais pois eu posso garantir que não terão problemas, e aos mais "curiosos" chá de camomila e Guia foca Linux nunca fez mal a ninguém ;)
Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui

Offline BetinhoDJ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu 7.04 / Arch Linux
    • Ver perfil
Re: Sugestão para os futuros tutoriais
« Resposta #4 Online: 07 de Dezembro de 2006, 23:31 »
Eu acho a ideia muito boa porque independente do nivel de experiência do usuário qualquer um esta sujeito a ter problema com uma ou outra instalação ou configuração... as vezes por usar um hardware diferente ou ter uma configuração diferente no sistema.
A diferença é que um usuário mais experiente ao se deparar com o problema pode ter ideia de como resolve-lo e um menos experiente não então seria muito util a informação de como desfazer aquele procedimento.

Vivendo e Aprendendo!!

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Re: Sugestão para os futuros tutoriais
« Resposta #5 Online: 08 de Dezembro de 2006, 20:29 »
Eu já mexi bastante no terminal (embora só saiba os comandos básicos de cabeça). Não sei fazer scripts (só aqueles que pego num tutorial), ainda não compilei nada (acho que só os drivers da nvidia).
Eu me considero um novato... Quando souber fazer essas coisas todas com mais desenvoltura, tendo consciência plena daquilo que estou fazendo e da amplitude de alterações que cada ação ao longo de uma configuração vai ter sobre o sistema, ai vou me considerar um iniciado. (:

Ahh.. Para facilitar: Iniciante = o cara que segue os tutoriais daqui sem saber exatamente como eles vão influenciar seu sistema de maneira geral, incapaz de fazer alguma coisa fora do tutorial quando é necessário. É aquele cara que pode ferrar o sistema enquanto lê um tutorial e por isso vai precisar saber de ante mão caminhos para consertar o "acidente" sem ter que reinstalar o sistema. (:
« Última modificação: 08 de Dezembro de 2006, 20:31 por zohguy »


Offline ninjitisu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Design Dojo
    • Ver perfil
    • Design Dojo
Re: Sugestão para os futuros tutoriais
« Resposta #6 Online: 11 de Dezembro de 2006, 12:57 »
Ok zohguy eu também me considero um novato mais a tentativa e o erro são duas situações normais em um processo de aprendizagem e como tal devem ser encaradas com bom humor e perseverança, claro que nunca queremos perder tempo indo pelo caminho mais difícil, mais temos que ter em mente que os problemas são parte de toda a novidade que o Linux nos traz.

Entendo o seu lado e acho louvável de sua parte se preocupar com os novos usuário, mais eu só queria que os mais novos tivessem mais interesse em aprender e menos interesse em criticar. ;)
Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Re: Sugestão para os futuros tutoriais
« Resposta #7 Online: 11 de Dezembro de 2006, 20:25 »
Não postei este tópico como uma crítica, se não fosse por esse fórum meu caminho teria sido bem mais árduo. Postei este tópico visando melhorar o suporte para aqueles que estão iniciando.


Offline ninjitisu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 213
  • Design Dojo
    • Ver perfil
    • Design Dojo
Re: Sugestão para os futuros tutoriais
« Resposta #8 Online: 12 de Dezembro de 2006, 08:28 »
...Entendo o seu lado e acho louvável de sua parte se preocupar com os novos usuário, mais eu só queria que os mais novos tivessem mais interesse em aprender e menos interesse em criticar...

Kra acho que você não entendeu o que eu disse eu sei que você criou o típico para ajudar e não para reclamar eu só quis pegar um gancho para dar um toque pra um pessoal que só reclama e não se interessa só isso não critiquei você nem tão pouco o seu ideal
Agail Sanches aka "Ninjitisu"
www.designdojo.com.br
Interessado em aprender mais sobre o Ubuntu em português? ComeceAqui

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: Sugestão para os futuros tutoriais
« Resposta #9 Online: 12 de Dezembro de 2006, 11:45 »
Na minha avaliação pessoal, quase todos os tutoriais em português são ruins, mal escritos e as vezes sequer funcionam. Os autores não se preocupam com esse quesito de 'como desfazer' que acho importante e nem com a sustentabilidade das alterações.

Um exemplo mais crônico disso na geração do Breezy e do Dapper eram as instruções sobre como instalar o driver da NVIDIA. TODAS as instruções que você encontrava por aí em português mandavam instalar uma versão específica do linux-restricted-modules, e quando acontecia alguma atualização do kernel, o usuário literalmente perdia a interface gráfica. Esses tutoriais conduziam o usuário a essa situação perigosa, a uma bomba relógio prestesa estourar.

Se você observar os tutoriais gringos, principalmente os do wiki.ubuntu.com e os dos ubuntuforums.org, os tutoriais de alta complexidade e de operações de risco costumam ter uma seção de 'troubleshooting', mostrando os principais problemas e soluções.

Enfim, acho esse alerta do zohguy importante e acredito que para maior impacto, esse tópico tenha que ser apresentado ao time de documentação brasileiro (http://wiki.ubuntubrasil.org/TimeDeDocumentacao)


Abraços,

Kurt Kraut

Offline sergiosq

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: Sugestão para os futuros tutoriais
« Resposta #10 Online: 18 de Janeiro de 2007, 03:09 »

Caso real que pode ser considerado típico: Contribuição sobre interface e escolhas básicas. É importante ficar atento à pequenos detalhes que podem comprometer toda a nossa dedicação voluntária. 
Caso ocorrido ontem: Filha de amiga, com 12 anos de idade, ganhou PC com Linux e nenhuma das duas possue algum conhecimento técnico.
Suporte via jabber (gtalk) e telefone. Computador antigo com Windows XP e novo com Linux conectados via hub em routeador ADSL (antes haviam 2 antigos com Windows). Como de praxe, eu havia deixado 2 live-CDs para emergências, um Kurumin 6.1 e um Ubuntu 6.10 remasterizado.


xxxxx: ... ganhou PC ....com linux...!!
  kurumin
19:54 e estou tendo problemas para configurar a internet..
  8o|
...
 xxxxx: vou continuar tentando sozinha..se eu nao conseguir aí peço help outra hora
19:57 mim: ... ele usa um painel de controle especial, diferente dos outros, mas é fácil ...
  clickaqui ...
 xxxxx: sim...
19:58 mas tem um tal de
  pera aí..
20:01 vc nao tem fone fixo?

===== via telefone
-> a dificuldade dela com os menus kde
-> a pergunta estranha sobre interface eth0
-> a pergunta estranha sobre ADSL ...
-> a pergunta estranha sobre DHCP
-> a pergunta estranha sobre pump / dhcpd
-> o funcionamento foi confirmado no Firefox
-> o travamento ao reiniciar "... init request ??? ..."
-> a tela preta depois do reset forçado
=====

20:28 mim: Oi !
 xxxxx: oi
  ... ...a tela tá preta...
20:29 agora nao entra
20:30 mim:  .. isto não deveria acontecer ... ... ... tem um Cd do Ubuntu vermelho (6.10) ...
...
20:35 mim: ... ( no meu escrevi Linuxmint mas é Ubuntu )... coloca o Cd e reseta ... talvez precisemos ajustar a bios para isto ...
20:37 xxxxx: ok
  espera

===== via telefone
-> o CD do Ubuntu Linuxmint, remasterizado com Java, Flash, Amarok, mp3, Realplayer e wma
-> a escolha inicial da linguagem
-> o teste se conexão automática ok via ícone na barra no topo: Firefox
-> o ícone instalar
-> a confirmação das opções default
-> o aguardo das atualizações iniciais via internet
-> o email com as dicas complementares para instalação de aplicativos

===== via email
A barra que ficou no topo tem 3 menus:

Aplicações, onde ficam os programas (por vezes chamados pacotes);
Locais, onde ficam as pastas e arquivos (memory key, CDs, DVDs, HDs, etc);
Sistema, onde ficam as configurações gerais e individuais (tipo painel de controle)

Em Sistema / Administração / Gerenciador de Pacotes Synaptic , vamos instalar novos programas (requer senha administrativa) :

Procurar breakout. Marcar lbreakout2 e confirmar as mudanças adicionais;
Procurar gimp. Marcar gimp (não sei se pergunta ou não pelos adicionais);
Procurar scribus. Marcar scribus (não sei se pergunta ou não pelos adicionais);

Aplicar. Confirmar (verificando antes se o sistema não fala em desinstalação de coisas, pois pode ser difícil se houver grave incompatibilidade)

Vai baixar , instalar e configurar todos os programas escolhidos.

Obs.: Preferencialmente e sempre que possível, instalar programas com o símbolo do Ubuntu ao lado, pois são homologados, mas dificilmente ocorrem incompatibulidades com os demais.
=====

Desta maneira tudo passou a funcionar sem nenhuma dificuldade, mesmo sem existir conhecimento prévio pelas novas usuárias Linux !... E instalado por ela em poucos minutos !!!
Minha modesta opinião: Nós técnicos podemos facilmente inserir muitas coisas complexas para nosso uso em qualquer interface, mas iniciantes devem ter o básico funcionando diretamente e evitando muitos termos técnicos. Os scripts não deveriam perguntar o que podem descobrir sozinhos (afinal algoritmos e programas são pra isto mesmo). Só uso terminal escondido de não técnicos, pois se enxergam dizem que sou um gênio, mas na prática pensam que jamais vão entender Linux. O Gnome do Ubuntu tem se mostrado muito fácil de usar para iniciantes, sem limitar as possibilidades avançadas, fácil de dar suporte ou mesmo contar com suporte de distribuições comerciais.

Piras

  • Visitante
Re: Sugestão para os futuros tutoriais
« Resposta #11 Online: 19 de Janeiro de 2007, 12:37 »
Acho que, com o tempo, algum moderador ou equipe de usuários poderia selecionar um conjunto de tópicos realmente úteis e transformá-los em tutoriais redigidos segundo um padrão pré-determinado e segundo exigências mais rigorosas. Esta seria uma forma de enriquecer o suporte aos usuários sem muito trabalho. O material já está aí, basta fazer a revisão!