Autor Tópico: Kubuntu - Varias duvidas  (Lida 10256 vezes)

zast

  • Visitante
Kubuntu - Varias duvidas
« Online: 03 de Novembro de 2005, 10:27 »
Oi! Estou quase feliz aqui com o meu Kubuntu 5.10, mas existem algumas duvidas que tenho de sana-las. Baixei o DVD do Kubuntu e fiz a instalacao padrao, apenas selecionei no boot aquele esquema de desabilitar o framebufer para que o X "subisse", no mais foi padrao. Ai fiquei um pouco decepcionado e aqui vao as minhas "broncas", heheh... levando-se em consideracao esse DVD que eu baixei do  Kubuntu:



1) Existe alguma forma de, durante a instalacao, escolher os programas a ser instalados? Por exemplo, KDE, Gnome e outros aplicativos?



2) E, por falar nisso, por um acaso nesse DVD vem o Gnome completo e outros aplicativos para o KDE, por exemplo, o kwrite (que nao e' instalado por padrao)?



3) Como instalar (se tiver) outros aplicativos diretamente do DVD do Kubuntu, sem recorrer `a internet? (Se for falar do adept, me descreva como devo proceder)!



4) Nao consigo habilitar o root no KDE para ser escolhido durante a entrada do KDM. Como proceder para habilita-lo?



5) Por que nao tenho suporte `a minha linguagem (pt-br) na instalacao do KDE? Ele diz que o suporte a essa linguagem nao esta disponivel no DVD e pede para baixar durante a instalacao? Isso e' alguma especie de erro? Lembrando que eu escolho o nosso idioma na hora da instalacao.



6) Eu selecionei e alterei o sources.list do endereco abaixo e na hora que eu dei um apt-get update e depois pedi para instalar o kwrite ele disse que nao foi possivel encontrar esse arquivo. Por que?



http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=1036



7) Como fazer uma instalacao mais completa usando esse DVD do Kubuntu 5.10?



8 ) Ha outros WM (Gerenciadores de janelas) disponiveis nesse DVD do Kubuntu para ser instalados?



9) Tem algum lugar explicando como usar o Adept? Aqui ele andou dando alguns problemas ao instalar as atualizacoes e os programas.





Obrigado e desculpem pelo "jornal"!

Gurx

  • Visitante
Kubuntu - Varias duvidas
« Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2005, 11:27 »
Zast !! Voce por aqui ?

Vamos ver o que posso ajudar....

O processo de instalação do Kubuntu (e do Ubuntu também) é assim mesmo, não permitindo a escolha do que instalar inicialmente. Mas existem vários pacotes que, se voce pedir a instalação deles depois, vão ser pegos do CD (ou DVD como é seu caso), sem o uso da internet.

A diferença entre esse DVD e o Cd de instalação é só uma: o DVD também vem com a imagem Live-CD do Kubuntu. Os pacotes a serem instalados (se voce instalar ele no HD) são exatamente os mesmos.

Para ter o Gnome ou outros gerenciadores, tem que ser via internet mesmo, já que o Kubuntu é uma distro voltada exclusivamente para o KDE, da mesma forma que o Ubuntu é totalmente Gnome. Mas isso não quer dizer muita coisa, porque o meu Ubuntu (Gnome) está com o Apollon e o Amarok (ambos do KDE) devidamente instalados e funcionando ok.

Não tenho certeza, mas acho que, além do Adept, voce tem o Synaptic, já verificou isso ? Se não tiver.... Eu mesmo não consegui usar corretamente o Adept, ahcei meio confuso.....

Para habilitar o usuário root, voce já usou o comando sudo passwd root para especificar uma nova senha para o root ? E voce está usando o GDM ou o KDM para o login ? O processo é diferente, dependendo de qual voce está usando...  

O suporte ao pt-BR realmente não vem no DVD, nem no CD.... em que instalar via internet mesmo....

O kwrite não faz parte de outro pacote do KDE ? Que eu me lembre ele não existe como pacote separado.....

Ufa !! Digitar cansa.... Vou deixar para o resto do pessoal ajudar também !

zast

  • Visitante
Kubuntu - Varias duvidas
« Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2005, 11:50 »
Gurx,

Obrigado pela ajuda, vou ver como me viro por aqui. So acho que o Kubuntu/Ubuntu deveria ter esta opcao de ajuda na hora da instalcao e, principalmente, vir completo com o KDE devido ao tamanho de sua imagem de DVD. Um bruta DVD que demora quase um dia inteiro para baixar e nao ter o suporte ao nosso idioma eu creio que e falta de pensar do team do Ubuntu. Esses detalhes tem de ser melhorados no proximo release.

Sobre a senha, eu ja a modifiquei, mas como habilito o root no KDE? Parece que ele nao habilita, eu fiz um processo semelhante ao usado no Kurumin, mas nao deu certo. Dicas?

Estou tentando usar o synaptic que eu instalei, mas ele pede para ser root. Tem algum arquivo que eu configuro para poder ter acesso a este programas e outros sem ser root? Eu habilitei o sudo no sudoers, seria mais ou menos isso que eu quero. Poderiam me ajudar? Obrigado.


Obrigado novamente!

Gurx

  • Visitante
Kubuntu - Varias duvidas
« Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2005, 12:28 »
Me diz uma coisa: voce está fazendo o login via GDM ou KDM ? O processo para habilitar o root é diferente, dependendo de qual voce está usando... No KDM não me lembro bem, acho que fica no painel de controle do KDE, em Sistema e Administração de Login, ou algo assim. O usuário root não deve estar como oculto, e acho que tem algo mais a fazer, mas não me lembro bem. Sei que no caso do GDM (no Gnome) tem que alterar, em Administração de Login, para permitir que o usuário root de logue através do GDM, já que isso não é permitido por default....

No caso do Synaptic, voce pode tentar alterar a entrada de menu dele para ficar do seguinte modo: kdesu synaptic. Veja se funciona.

zast

  • Visitante
Kubuntu - Varias duvidas
« Resposta #4 Online: 03 de Novembro de 2005, 15:09 »
Desculpe por nao reportar antes. Estou usando o KDM. O esquema do kdesu synaptic funcionou. A bronca mesmo e' com o root do KDE.

Tem outro detalhe que esta me aporrinhando. Como e' que eu faco para enxergar minhas outras particoes. Eu tenho acesso a elas e estao montadas, mas na hora de clicar em cima dos icones aparece a mensagem: "Nao foi possivel entrar na pasta /media/hda1" . Afff.... help-me, please! Thank you!

Gurx

  • Visitante
Kubuntu - Varias duvidas
« Resposta #5 Online: 03 de Novembro de 2005, 15:38 »
Experimenta dar uma procurada aqui: http://www.ubuntuguide.org/.
Mesmo tendo sido feito para o Ubuntu Hoary (5.04) tem muita coisa útil, tipo a solução para esse seu problema com as partições.

Só não vão funcionar as partes em que citam repositórios, nesse caso tem que trocar as ocorrências de hoary por breezy para funcionar.