Autor Tópico: Firewire... muito prazer  (Lida 3296 vezes)

Offline Canellas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Firewire... muito prazer
« Online: 02 de Dezembro de 2006, 15:24 »
Olá a todos!

Comprei uma filmadora digital Mini DV (confesso: sou um pai babão...), e agora quero passar o conteúdo da fita para o HD.

Confesso que não tenho a menor idéia como fazer isso.

Pensei que, como a máquina fotográfica e o pen-drive, a filmadora fosse vista como um USB Storage, e assim que eu a ligasse, um ícone apareceria no Desktop, e eu poderia mover o(s) arquivo(s) do(s) filme(s) para uma pasta no HD.

Mas isso não aconteceu.

Alguém poderia, por favor, postar um link para tutorial bem "for dummies"?

Muito grato!


Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Firewire... muito prazer
« Resposta #1 Online: 02 de Dezembro de 2006, 16:20 »
Você tem que usar o Kino pra capturar o vídeo e salvar em um formato DV. Depois, com o próprio Kino, você converte para mpeg e pode usar o DeVeDe para fazer um DVD.

Já existe um tópico aqui no fórum falando sobre isso. É só fazer uma busca.

Offline Canellas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Firewire... muito prazer
« Resposta #2 Online: 02 de Dezembro de 2006, 23:47 »
Qdo clico em 'Capturar' no 'kino', aparece na barra de status a msg: "WARNING: dv1304 kernel module not loaded or failure to read/write /dev/ieee1394/dv/host0/PAL/in".

Fiz um 'lsmod | grep 1394' e o resultado foi:
"
raw1394                30956  0
dv1394                 21196  0
ohci1394               35124  1 dv1394
ieee1394              299832  3 raw1394,dv1394,ohci1394
"
fiz um 'ls /dev/ieee*' e o resultado foi:

"
ls: /dev/ieee*: Arquivo ou diretório inexistente
"
Tentei colocar a fimaldora em modo de playback e no "PC CONNECTION MODE", mas o divice não é criado.

Procurei no fórum por "ieee1394", mas só achei um post de um usuário, que descreve o mesmo problema, mas q não teve resposta.

Alguma sugestão?

[]s

Offline Canellas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Firewire... muito prazer
« Resposta #3 Online: 03 de Dezembro de 2006, 00:25 »
Eu olhei a página https://help.ubuntu.com/community/Firewire?highlight=%28ieee1394%29, e vi que o device criado foi o '/dev/raw1394'.

Qdo fiz 'ls -l /dev/raw1394' o resultado foi: "crw-rw---- 1 root disk 171, 0 2006-12-02 15:07 /dev/raw1394".

Acrescentei meu usuário ao grupo 'disk', fiz logou, depois login.

Iniciei o 'kino', mudei em 'Editar/Preferências/IEEE 1394', o 'dv1395 device' para "/dev/raw1394", sendo q em 'AV/C Device' aparece o nome correto da fimaldora.

Coloquei a filmadora em modo playback.

Cliquei em 'Capturar', e continua aparecendo na barra de status a mensagem "WARNING: dv1304 kernel module not loaded or failure to read/write /dev/raw1394". No terminalo onde inicei o 'kino' fica aparecendo a msg "dv1394 INIT ioctl: Argumento inválido".

Agora o mais curioso: o 'dvgrab' funciona perfeito, gerando um arquivo .avi com o filme.


Alguma sugetão?

Obrigado pela ajuda!!

Offline Canellas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Firewire... muito prazer
« Resposta #4 Online: 03 de Dezembro de 2006, 02:19 »
Quase...

Troquei p/ '/dev/dv1394-0' o 'dv1394' em 'Editar/Preferências/IEEE1394' no 'kino', e qdo clico em 'Capturar', o filme na câmera começa a tocar.

Mas na barra de status do 'kino' aparece "Esperando pelo DV 10', e vai decrementando até 0, qdo o filme para de tocar (aparece o símbolo de pause), e a captura também pára.

Troquei também no 'Editar/Preferências/Capturar' o 'Quadros por arquivo' p/ 0, e o 'Tamanho máximo para arquivo' também p/ 0.

E agora eu vou dormir... :)




Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: Firewire... muito prazer
« Resposta #5 Online: 03 de Dezembro de 2006, 06:31 »
Aqui em casa eu uso o Edgy. O dispositivo que uso no Kino é o /dev/dv1394/0.

Offline Canellas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 62
    • Ver perfil
Re: Firewire... muito prazer
« Resposta #6 Online: 03 de Dezembro de 2006, 11:29 »
Eu acabei usando o 'dvgrab' mesmo, q p/ um file de 1h15min gerou 17 arquivos .avi, 16 c/ 1GB e 1 c/ 103MB.

No 'kino', depois de incluir todos os .avi na lista à esquerda, eu escolhi na aba 'Exportar', a aba 'Outros', digitei um nome para o arquivo de saída, escolhi a 'Ferramenta' 'DVD-Video Dual Pass (FFMPEG)' para gerar a estrutura de um DVD. Na barra de status 'tá dando uma estimativa de 7:16hs p/ exportação (começou c/ mais de 20hs, e de vez em qdo ele refaz a estimativa).

A idéia depois é usar o 'k3b' ou o 'GnomeBaker' p/ queimar o DVD.

Só não tenho certeza se essas eram as opções certas p/ usar no 'kino'....

Se alguém 'tá vendo q essa não é a maneira correta, por favor, me diz logo, pq esperar 7hs p/ depois não ser isso... 8(


[]s!