Autor Tópico: Verificar a quantidade de email que cada usuario esta enviando por dia  (Lida 6692 vezes)

Offline marcio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Boa noite..
Se alguem puder me ajudar tenho algumas duvidas sobre servidor de email.
Tenho um servidor de email rodando com 3 dominios cada dominios tem de 15 a 20 usuarios de email..

De uns tempo para cá meu ip caiu numa black list e nao manda email para fora rede interna...
Vi na internet um script que mostra a quantidade de email que cada dominio enviou.
Entao a duvida.

Existe como verificar a quantidade de email que cada usuario esta enviando por dia, e barrar o envio de spam no meu servidor para que meu ip nao caia novamente nessa black list. :)

Agradeço por qualquer ajuda...

Marcio

Offline Lamego

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.943
    • Ver perfil
Re: Verificar a quantidade de email que cada usuario esta enviando por dia
« Resposta #1 Online: 01 de Dezembro de 2006, 05:54 »
Com um pouco de scripting é só fazer uma contagem com os dados de envio que ficam no /var/log/mail.log .
João Luís Marques Pinto
Mais programs e jogos para o Ubuntu

arlei

  • Visitante
Re: Verificar a quantidade de email que cada usuario esta enviando por dia
« Resposta #2 Online: 01 de Dezembro de 2006, 10:50 »
Sugiro o uso do Isoqlog, que faz uma analise estatistica dos logs de e-mail de todos principais MTA, como Sendmail, Postfix, Qmail e muitos outros, gerando arquivos HTML que podem ser facilmente consultados em qquer navegador.
Se vc dar uma procurada pela web ira encontrar muito assunto a respeito, mais fica a dica para uma boa lida no link abaixo.
http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=85#

T+
Arlei

Offline marcio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19
    • Ver perfil
Re: Verificar a quantidade de email que cada usuario esta enviando por dia
« Resposta #3 Online: 01 de Dezembro de 2006, 14:23 »
Lamego
Eu ainda sou um pouco leigo em scripts estou começando, verifiquei o caminhoque indicou e ele estava vazio..
Se puder me dar mais alguma dica agradeço..

arlei
agradeço a dica, mas o isoqlog eu jah instalei e ele me mostra apenas a quantidades de emails enviados pelos dominios e nao dos usuario.
Eu estou usando o postfix em meu servidor..
Mais algumas dicas eu agradeço..

arlei

  • Visitante
Re: Verificar a quantidade de email que cada usuario esta enviando por dia
« Resposta #4 Online: 01 de Dezembro de 2006, 14:48 »
agradeço a dica, mas o isoqlog eu jah instalei e ele me mostra apenas a quantidades de emails enviados pelos dominios e nao dos usuario.
Eu estou usando o postfix em meu servidor..

Amigo marcio,

não sei que versão, tipo de instalação ou configuração vc utilizou no Isoqlog, mais essa sua informação não é procedente, pois as estatisticas do mesmo mostram sim, não só a quantidade de e-mails por usuário no dominio como tbem o tamanho em KB indexados temporalmente.
Tenho aqui na empresa a versão 2.2.1 com um servidor Postfix rodando em protocolo IMAP e o mesmo me fornece estas informações conforme acima citado.

De qquer forma tenho outra sugestão para vc, que é usar o pflogsumm.pl. O pflogsumm.pl é um script escrito em Perl que vc pode incluir na crontab para analisar diariamente os log's do arquivo /var/log/maillog.
Por exemplo, vc pode gerar um arquivo texto (ASCII) salvando ele no seu diretório web (intranet) para ver no seu navegador.

Exemplo da linha de comando para inserir na sua crontab:
Citar
/usr/local/bin/pflogsumm -d yesterday -e /var/log/maillog > /var/www/seu_diretorio/mail_${DIA}.txt

T+
Arlei