Autor Tópico: ATI Radeon 200 em HP zv6000  (Lida 7339 vezes)

Offline rnovais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
ATI Radeon 200 em HP zv6000
« Online: 24 de Novembro de 2006, 12:17 »
Pessoal, já li e fiz várias vezes como fazer a instalação da maldita ati no ubuntu 6.10(edgy). O problema a princípio é quando faço instalação que não aparece nenhuma mensagem de erro, mas quando o notebook é reinicializado na hora de entrar no login a tela fica preta, não aparecendo para fazer o login. Já não sei o que pode ser, pois já fiz isso pelo menos umas 10 vezes e reinstalei pelo menos umas 3. Acredito que seja alguma outra coisa que eu tenho que fazer que não aparece nos manuais/tutoriais. Já coloquei no final do arquivo xorg.conf o Section "Extensions" Option  "Composite" "Disable" EndSection e nada... Alguém tem alguma idéia de como resolver isso? Na versão 6.06 estava funcionando sem problemas!!!

Att,

Ricardo

Offline pedrotf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon 200 em HP zv6000
« Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2006, 12:27 »
Eu também tive esse problema... Descobri que o problema é o kernal não está compilado para a sua arquitetura.
Percebe-se que o nome é kernel-generic algum assim... Por isso tem que compilar o kernel para sua arquitetura para que sua placa de video funcione.

Eu to pesquisando como compilar o kernel. Quando descobrir, vou compatilhar com todos do forúm...

Offline Goathi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
    • thiago-augusto.eti.br
Re: ATI Radeon 200 em HP zv6000
« Resposta #2 Online: 29 de Novembro de 2006, 13:48 »
rnovais,

Se vc seguiu os passo para instalar o driver e não deu nenhum erro provalvente ele instalou certinho!
Da uma olhada na tua bios e ve se a configuração da tua placa esta como UMA somente!
Os drivers ati não suportam outras configurações como SidePort ou UMA+SidePort.

Qualquer coisa da uma olhada aqui http://dfthiagodf.wordpress.com

Ve ai e da um retorno!
Boa sorte
HP dv6140us
AMD Turion 64 X2 Dual-Core 1.8GHz, 2GB RAM DDR2 , NVIDIA GeForce 6150 256MB, HD SATA 120 GB, LightScribe Super Multi 8X DVD+/-RW w/Double Layer, 802.11b/g WLAN, Webcam 1.3 MP

[Blog]

Offline rnovais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon 200 em HP zv6000
« Resposta #3 Online: 29 de Novembro de 2006, 20:49 »
Erro naum deu.... mas como eu disse a tela fica td preta, sendo necessário restaurar o backup do xorg.conf. O que essa alteração na bios faz? Terei algum problema de desempenho tanto no windows/linux?

Att,

Ricardo

Offline Goathi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
    • thiago-augusto.eti.br
Re: ATI Radeon 200 em HP zv6000
« Resposta #4 Online: 30 de Novembro de 2006, 09:03 »
Se a instalação do driver não resultou em nenhum erro e ao reniciar a tela ficou preta, pode ser a configuração da placa na tua bios.
Creio que a sua ATI é igual a minha, logo ela deve ter memória dedicada.
Então ela possui três configurações diferentes que podem ser ajustadas na BIOS.
São elas:

Sideport - usa a memória dedicada da placa de vídeo (128, 256.No meu caso a minha é 128)

UMA - memória compartilhada com a memória RAM, ou seja, tira da RAM e passa pro vídeo a quantidade memória que vc setar ( nessa placa senão me engano tem as sequintes opções para escolha 32mb, 64mb e 128). Ex se vc tem 1024 mb de RAM e setar 128mb na bios vc terá 896 de RAM e 128 de vídeo

UMA+Sideport - o nome já diz tudo, aqui vc pode usar a memória dedicada da sua placa ou se preferir poder "roubar" mais memória da sua RAM.

Infelizmente os drives ATI tanto o proprietário quanto o open-source só suportam a opção UMA, mas existe uma exceção a versão do driver proprietário 8.24.8 suporta as opções Sideport e UMA+Sidepot, no Dapper ele funciona perfeitamente, agora no Edgy não consegui faze-lo funcionar.

No mais é isso.

HP dv6140us
AMD Turion 64 X2 Dual-Core 1.8GHz, 2GB RAM DDR2 , NVIDIA GeForce 6150 256MB, HD SATA 120 GB, LightScribe Super Multi 8X DVD+/-RW w/Double Layer, 802.11b/g WLAN, Webcam 1.3 MP

[Blog]

Offline rnovais

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon 200 em HP zv6000
« Resposta #5 Online: 30 de Novembro de 2006, 18:07 »
Funcionou!!!! ;D Mas não da para deixar no modo compartilhado sendo que é uma placa dedicada de 128mb. Mas valeu pela ajuda... vou ver se consigo fazer funcionar com um driver da ati mais antigo!!!!

Att,

Ricardo

Offline Goathi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 82
    • Ver perfil
    • thiago-augusto.eti.br
Re: ATI Radeon 200 em HP zv6000
« Resposta #6 Online: 01 de Dezembro de 2006, 08:44 »
Na verdade a gente tem q se contentar com isso amigo, é isso ou ficar sem aceleração  :(
Ainda não parei para tentar fazer funcionar com o driver mais antigo. Vou ver se tento por esses dias, ai dou um retorno aqui!

Valeu! Bom que funcionou ai!
E sempre bom ajudar.
Sorte ai
HP dv6140us
AMD Turion 64 X2 Dual-Core 1.8GHz, 2GB RAM DDR2 , NVIDIA GeForce 6150 256MB, HD SATA 120 GB, LightScribe Super Multi 8X DVD+/-RW w/Double Layer, 802.11b/g WLAN, Webcam 1.3 MP

[Blog]

Offline gscordeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: ATI Radeon 200 em HP zv6000
« Resposta #7 Online: 01 de Dezembro de 2006, 15:42 »
Eu tenho exatamente o mesmo problema, também tenho um HP zv6000 com radeon x200 e também tive a tela preta na hora do boot depois instalei.
Fiquei preocupado com a "resolucao" do problema, pois estou pensando em ir de vez pro linux, aí fico na duvida se compensa mais deixar meu note com 128m a menos ou se compensa mais usar o kubuntu 6.06...
Agora mais uma coisa, voces testaram o XGL? ouvi dizer que nao funciona com essa placa, em outros lugares já da a enteder que funciona, entao nao sei. Como nem consegui habilitar a aceleracao nem tive como continuar os testes, mas voces que já passaram por essa fase testaram o XGL/Beryl?
E sobre testar versao anterior do driver eu ja tinha visto algo parecido em outros tópicos, mas acho que foi pra versao anterior do ubuntu que pelo que entendi o pessoal (no começo) tava usando versao mais antiga do driver pra fazer funcionar.
valeu pessoal.
Gilliard

Piras

  • Visitante
Re: ATI Radeon 200 em HP zv6000
« Resposta #8 Online: 02 de Dezembro de 2006, 03:44 »
caro r,

Antes de tudo, parabéns pela perseverança. Não é por falta de trabalho!

O engraçado é que eu, que não dou a mínima para os tais efeitos em 3D para o Compiz/Beryl - provei no Kororaa e detestei! -, consegui instalar o tal fglrx de primeira! Mais uma prova de que a sorte não tem o menor senso de oportunidade ou de justiça!

Segui linha por linha o tutorial desta página:

http://dfthiagodf.wordpress.com/

Se você já tentou também este, lamento! Eu não saberia onde encontrar mais informação a respeito do assunto...

Boa sorte!