Autor Tópico: Idéia para um software...  (Lida 2681 vezes)

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Idéia para um software...
« Online: 22 de Novembro de 2006, 02:47 »
Pode ser que achem a idéia idiota, mas talvez seja de ajuda para algumas pessoas...
Sou fumante desde os 14 anos de idade, já tentei parar diversas vezes. As vezes que fracassei mais miseravelmente foi quando tentei usar adesivos, chicletes, zyban, etc. As vezes que obtive mais sucesso foi quando parei fazendo uso de cartazes que eu colava na parede, listando os benefícios de parar de fumar.
Tais benefícios são listados em diversos sites e estão disponíveis na linha 0800 que existe em todas as carteiras de cigarro (por acaso eu tenho uma aqui por perto... heheheh: 0800 703 7033).
Os cartazes em geral falham comigo pois eu me esqueço de olhar pra eles. Mesmo colando vários, nos locais mais visíveis da casa, acabo deixando de notá-los. Pode ser culpa da minha distração, pois as vezes esqueço de olhar minha própria cara no espelho quando escovo os dentes pela manhã.
Então, acho que seria de grande utilidade pública um programa que ficasse residente no sistema operacional, onde o usuário viciado marcasse o dia em que iniciou sua tentativa de parar de fumar e que tal programa fosse avisando ao usuário, com o passar do tempo, os benefícios que ele vem adquirindo.
Algo assim: Bom.. Hoje eu vou parar de fumar. Abro a janelinha do programa, marco o dia, e ele fica lá, iniciando toda vez que eu faço login. Enquanto estou na máquina ele me avisa: Olha, já se passaram 20 minutos, tua pressão arterial e pulso estão voltando aos níveis normais... Agora já se passaram 8 horas, os níveis de monóxido de carbono no teu sangue já estão normais, dentro de 40 horas teu olfato e paladar vão começar a se regenerar... E por ai vai.
Caso a pessoa falhe na tentativa, apenas removeria o programa e esperaria a próxima tentativa.
O máximo que consegui ficar longe do cigarro foi 2 meses e meio. Não sei se algum dia eu ficaria livre do vício, já que a vontade de fumar era constante durante todo esse tempo. Mas os benefícios são bastante atrativos e ótimos incentivos.
Como com o tempo os benefícios de saúde começam a se tornar escassos, o programa poderia oferecer outras coisas... tipo, imagens escondidas, ou textos, ou coisas assim, que fizessem com que o usuário ficasse curioso para saber qual seria a próxima coisa a acontecer e se segurasse.

Quem estiver lendo isso deve achar completamente infantil... Mas funcionava bem comigo... (:


Offline ctavares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 241
  • Linux
    • Ver perfil
Re: Idéia para um software...
« Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2006, 09:15 »
Amigo, que tal programa de mensagem subliminar? Assim voce seria bombardeado diariamente com as mensagens enquanto trabalha sem se dar conta de que esta lendo. Empresas como Coca-Cala, Sony e muitas outras já se utilizaram dessa técnica em televisão e cinema.
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Re: Idéia para um software...
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2006, 10:33 »
Isso iria depender do nível de atenção do usuário. Os cartazes que eu espalhava pela casa podiam ser considerados mensagem subliminar, por mais visíveis e óbvios que fossem, uma vez que passavam desapercebidos por mim. No computador dificilmente isso se repetiria, uma vez que é muito difícil eu não notar balões e diálogos aparecendo na tela.
Como a extensão "reminder" do firefox que uso para me lembrar de aniversários.


Offline ctavares

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 241
  • Linux
    • Ver perfil
Re: Idéia para um software...
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2006, 13:28 »
Bom, pode ser.
  Mas se voce aceita uma sugestão. O que voce acha de mudar seu avatar, será que essa imagem sua com um cigarro na boca também nao pode ser uma mensagem subliminar contraria? uma vez que voce se vê com um cigarro e lembre-se de fumar.
Abraço,
Carlos Tavares
Blog: http://ti-online.blogspot.com/ MSN: ctavaresjr@hotmail.com

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Re: Idéia para um software...
« Resposta #4 Online: 22 de Novembro de 2006, 14:38 »
Vc tem razão, nem tinha me dado conta do cigarro. (: