Autor Tópico: Qual a sua fonte preferida de Cafeína?  (Lida 41680 vezes)

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Qual a sua fonte preferida de Cafeína?
« Resposta #15 Online: 22 de Novembro de 2006, 18:34 »
E qual a causa de ser anulado o efeito?
" (...)
Evidências indicam que glicose sistematicamente administrada (em humanos pela ingestão e em roedores por injeção) aumenta a performance cognitiva em ratos, camundongos e humanos, tanto jovens como idosos, incluindo-se pacientes com Alzheimer. Como a maioria dos tratamentos que melhoram a memória, os efeitos da glicose seguem uma curva de dose-resposta, na forma de um U invertido. Somente doses intermediárias melhoram a memória; doses baixas são ineficazes e doses altas podem, na realidade, trazer prejuízos. (...) "

fonte: http://www2.uol.com.br/sciam/conteudo/materia/materia_22.html

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: Qual a sua fonte preferida de Cafeína?
« Resposta #16 Online: 22 de Novembro de 2006, 19:07 »
E qual a causa de ser anulado o efeito?
" (...)
Evidências indicam que glicose sistematicamente administrada (em humanos pela ingestão e em roedores por injeção) aumenta a performance cognitiva em ratos, camundongos e humanos, tanto jovens como idosos, incluindo-se pacientes com Alzheimer. Como a maioria dos tratamentos que melhoram a memória, os efeitos da glicose seguem uma curva de dose-resposta, na forma de um U invertido. Somente doses intermediárias melhoram a memória; doses baixas são ineficazes e doses altas podem, na realidade, trazer prejuízos. (...) "

fonte: http://www2.uol.com.br/sciam/conteudo/materia/materia_22.html

Mas félix, eu entendi que, pelo que disse, nas balas o açúcar anula o efeito, essa matéria que tu passou, por sinal, bem interessante, trata sobre o Gingko Biloba, e que pequenas doses de açúcar possuem o mesmo efeito que esse tal de Gingko.

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Re: Qual a sua fonte preferida de Cafeína?
« Resposta #17 Online: 22 de Novembro de 2006, 19:19 »
Açúcar obriga o corpo a enfrentar altos e baixos

Além de comer os alimentos certos, é preciso saber o que evitar. Segundo a nutróloga Jane Corona, consultora do PlanetaVida, a ingestão de açúcar, cafeína e sal em excesso gera desgaste no organismo, o que pode agravar o estresse.

Quando alguém come um doce, por exemplo, o nível de glicose no sangue aumenta muito rapidamente. Com isso, o pâncreas secreta mais insulina do que o normal. Em excesso, a insulina acaba retirando mais açúcar do sangue do que deveria, provocando uma hipoglicemia reativa. Essa baixa na taxa de açúcar é prejudicial ao cérebro, porque sua energia primária depende da glicose. Assim, duas horas depois de ingerir o doce, a pessoa pode experimentar irritação e ansiedade. Num círculo vicioso, passa a desejar mais açúcar - para recuperar os níveis de glicose anteriores.

fonte: http://www.saudenarede.com.br/?p=av&id=Stress_e_Alimentacao

Ou se for para citar exemplo: não sei se é só comigo, mas açúcar me dá sono... Exemplo, um prato "curioso" aqui de casa - Salada de Alface, temperada somente com vinagre e açúcar, isso mesmo, ao invés de sal, nós colocamos açúcar.... tudo bem que o alface (ou a alface, sei lah) já tem efeito calmante, mas temperado com açúcar... nossa só de lembrar me deu sono... hehehe
« Última modificação: 22 de Novembro de 2006, 19:22 por Felix »

Offline daskrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: Qual a sua fonte preferida de Cafeína?
« Resposta #18 Online: 22 de Novembro de 2006, 20:29 »
Nada como um bom chimarrão ^^

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: Qual a sua fonte preferida de Cafeína?
« Resposta #19 Online: 22 de Novembro de 2006, 20:47 »
Bom, ainda bem que eu não consumo açúcar.

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Qual a sua fonte preferida de Cafeína?
« Resposta #20 Online: 22 de Novembro de 2006, 21:44 »
Antigamente nas rodas undergrounds de RPGistas existia a lenda do cigarro de café(manufaturado)! Dizem que é punk! Os "raveros" usam anfetaminas (quando não usam outras coisas). Motoristas profissionais o "rebite". E o Keith Richards você devem saber o que! Enfim... manter-se acordado é uma **** pra quem quer viver muito!

Offline Alysson Neto

  • Administrador
  • Official Ubuntu Member
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 606
    • Ver perfil
Re: Qual a sua fonte preferida de Cafeína?
« Resposta #21 Online: 22 de Novembro de 2006, 22:09 »
Cara coca-cola e fanta.. litros todo o dia.. (tenho tremedeiras o dia que não tomo )
"Eu rejeito sua realidade e substituo pela minha" Adam Savage,

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Re: Qual a sua fonte preferida de Cafeína?
« Resposta #22 Online: 22 de Novembro de 2006, 22:35 »
Eu tentei esses dias fazer o tal do sono polifásico (coisa de desocupado mesmo), mas deu muitíssimo errado. Em pouco tempo, menos de dois dias, eu tava tão acabado que me acabei dormindo por umas 12 horas. Tinha visto sobre ele em algum programa de tv falando de uma mulher que o utilizou pra vencer uma regata.
Não sei se o açúcar é ruim quando utilizado com a cafeína... Açúcar dá glicose pro organismo, logo deveria deixar o cara mais acordado... É como quando o cara toma um porre federal e acaba no hospital com soro e glicose no braço, acorda ligadão.. :D


Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Qual a sua fonte preferida de Cafeína?
« Resposta #23 Online: 23 de Novembro de 2006, 01:33 »
Pra mim café e nicotina. Essa combinação mais que perfeita me mantém acordado a noite inteira e o sono longe, o problema é no outro dia. Aquela primeira hora da tarde, logo após o almoço é horrível! parece que todo o sono acumulado aparece naquele horário!

Além do café, bebo muito refrigerante! quando estou na frente do computador ou jogando um jogo, bato uma garrafa de dois litros facilmente! Quanta saudade da Coca 3 lts, ainda bem que ela está voltando!  ;D

Ultimamente só tenho bebido Coca & Pepsi light, tava ficando gordo que nem um porco, fui obrigado a cortar algumas calorias.

Eu também gosto muito de um bom chimas, mas sozinho não tem graça. Acompanhado posso passar o dia bebendo, mas sozinho não tenho nem ânimo de preparar.  :P
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: Qual a sua fonte preferida de Cafeína?
« Resposta #24 Online: 23 de Novembro de 2006, 01:52 »
Polaco, Coca Light é até passável, mas Pepsi, ninguém merece, coisa ruim tchê! :D

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Re: Qual a sua fonte preferida de Cafeína?
« Resposta #25 Online: 23 de Novembro de 2006, 02:39 »
Gambit - também tenho tremedeiras quando não ingiro cafeína (refrigerantes de cola e outras fontes). Porém a tremedeira sempre passa em dois ou três (longos) dias de abstenção a esse estimulante tão amado por todos nós... (:

E realmente, o consumo exacerbado de cafeína detona o organismo, falo por experiência própria...
Já quanto ao ginkgo biloba, até onde eu sei ele tem função de ativar a circulação sanguínea periférica, coisa que o açúcar não faz... Mas muito interessante as observações sobre a glicose nos humanos e ratos.

Acho que isso tudo significa que tudo faz bem na medida certa, e faz mal quando os limites não são respeitados.
Existem relatos de gente que morreu de tanto ingerir água, além dos casos de hiperventilação... acho que isso já diz tudo.


Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Qual a sua fonte preferida de Cafeína?
« Resposta #26 Online: 23 de Novembro de 2006, 10:54 »
Polaco, Coca Light é até passável, mas Pepsi, ninguém merece, coisa ruim tchê! :D

É incrível a habilidade que o nosso paladar tem de se acostumar com coisas ruins, no início eu também não gostava de Pepsi Light, mas sabe, depois de vários litros até que ela não é lá tão ruim, tenho a impressão que é até mais docinha que a Coca...  :D
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Magneto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 768
    • Ver perfil
Re: Qual a sua fonte preferida de Cafeína?
« Resposta #27 Online: 23 de Novembro de 2006, 10:58 »
Polaco, Coca Light é até passável, mas Pepsi, ninguém merece, coisa ruim tchê! :D

É incrível a habilidade que o nosso paladar tem de se acostumar com coisas ruins, no início eu também não gostava de Pepsi Light, mas sabe, depois de vários litros até que ela não é lá tão ruim, tenho a impressão que é até mais docinha que a Coca...  :D

Até dá pra acostumar, mas depois que experimentei a Coca light, caiu no conceito, já quando se refere ao refrigerante normal, é Pepsi na certa!

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: Qual a sua fonte preferida de Cafeína?
« Resposta #28 Online: 23 de Novembro de 2006, 12:34 »
Pelo jeito eu vo fazer uma fortuna vendendo remédio pra gastrite pra galera desse fórum! Acho que pra qualquer linuxeiro !

Offline plynott

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
    • Ver perfil
Re: Qual a sua fonte preferida de Cafeína?
« Resposta #29 Online: 24 de Novembro de 2006, 17:47 »
Existem relatos de gente que morreu de tanto ingerir água, além dos casos de hiperventilação... acho que isso já diz tudo.

putz cara, pra chegar nesse ponto o cara tem que ingerir mais de 20 litros num curto espaço de tempo.
"Um povo que valoriza seus privilégios acima dos seus princípios, cedo perde os dois."
Dwight D. Eisenhowern (estadista americano)