Autor Tópico: Paranóia...  (Lida 2690 vezes)

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Paranóia...
« Online: 21 de Novembro de 2006, 23:46 »
Ok, podem me chamar de paranóico depois desse post, mas estava navegando e me divertindo nas páginas da Desciclopédia, quando cheguei ao artigo sobre o Olavo de Carvalho. Acessei a página do cidadão para saber se era real aquele lance dele pedir dinheiro para difundir suas loucuras nos EUA. Depois segui navegando no site dele e me interessei pelo artigo que ele escreveu e foi censurado pelo Zero-Hora... Convenhamos, um jornal que permite que figuras do naipe do Lasier Martins se pronuncie, censurando um cara que escreve contra a esquerda, é algo quase surreal...
Lendo o tal artigo que foi censurado, vi o comentário de que a BrasilTelecom emprega o pacote Narus Insight Discover (ou Intercept) Suite, que seria tipo de um "Carnivore".
Resolvi dar uma pesquisada para saber se tal programa realmente existia ou se era apenas um devaneio do colunista e me deparei com algumas informações que, no mínimo, fazem pensar:
1. O programa realmente existe.
2. O programa é distribuído pela Red Hat (!!!) -> https://www.redhat.com/apps/isv_catalog/VendorProfile.html?cat=isv&vendor_id=4602
3. O programa é utilizado pelo governo da China para censurar e bloquear até mesmo conversas no Skype. -> http://news.tmcnet.com/news/2006/04/05/1541853.htm

É bizarro ver o Linux associado com tais práticas dignas dos Borgs e do conto 1984 de George Orwell.


Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: Paranóia...
« Resposta #1 Online: 22 de Novembro de 2006, 01:03 »
Aloha,

A prática de escuta é corrente aqui no Rio de Janeiro. Há um departamento da Secretaria de Segurança Pública destinado a escuta telefônica (fixa e celular). O narcotráfico migrou rapidamente para os rádios da Nextel e eu imagino que hoje já podem ser escutados também. E se não me falha a memória, telefones celulares GSM podem ser localizados com uma margem de erro aceitável quando se está sob células sobrepostas.

O problema é que somos vítimas das grandes corporações. O Richard Stallman é um que fala muito bem sobre isso. Muitas vezes, o Estado não se interessa por nossas comunicações. Mas para as empresas, isso é vital. Isso já existe há anos na internet com os cookies por exemplo ou o recente traffic shaping.

Offline zohguy

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 89
  • Encontro minha paz na rebeldia.
    • Ver perfil
    • Zohguy_Saiyajin
Re: Paranóia...
« Resposta #2 Online: 22 de Novembro de 2006, 01:45 »
Estou ciente de que a troca de informações por meios digitais é vital para qualquer tipo de negócio, seja ele legal ou ilegal.
A questão é que aquelas pessoas que utilizam os meios digitais para a ilegalidade irão proteger-se tão rápido quanto os sistemas de escuta são instalados. Criminosos capturados por tais sistemas são fortíssimos candidatos ao Darwin Awards.
Porém pessoas comuns podem vir a ser prejudicadas, tendo suas vidas e seus hábitos incluídos em catálogos e números quantitativos e qualitativos que, mesmo baseando-se numa fonte altamente confiável (a própria pessoa sem saber que está fornecendo as informações para tais fins), podem representar uma realidade distorcida.
Sistemas de escuta para celular e telefone, como aquelas maletas super-ultra legais, custam preços exorbitantes (os modelos para escuta de sistema celular digital custam em média US$ 15.000,00) e tem sua venda controlada, destinando-se a agências governamentais.
Aqui no Brasil, segundo comenta-se, o sistema de "escuta" de e-mails, chats, voice, etc está nas mãos de instituições privadas. Se nem no governo, tais práticas são consideradas completamente éticas, imagine nas mãos de uma empresa.
Acho que torna-se cada vez mais necessária a popularização e divulgação no Brasil de métodos de defesa da privacidade. Tal processo não contará com apoio da mídia de massa (TV, rádios, jornais, etc)... Por enquanto ainda não é um processo fácil, devido aos diversos meios de escuta digital possíveis, aos diversos rastros que os arquivos deixam nas mídias, etc...
Ou talvez tudo isso seja só paranóia e ninguém deveria se preocupar com sua liberdade de expressão e coisas do tipo... Será? (:


Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Re: Paranóia...
« Resposta #3 Online: 22 de Novembro de 2006, 02:40 »
Por essas e outras, Deus abençôe a criptografia e dê este ano no Natal um panetone a um matemático. Precisamos deixá-los bem alimentados para que inventem mais algorítimos :P