usuario iniciante deve ser obrigado a consultar primeiro os tutorias e posts

Iniciado por gony64, 21 de Novembro de 2006, 20:26

tópico anterior - próximo tópico

se um novato no forum, postar mensagem que ja foi respondida em algum outro post.

a mensagem deve ser deletada pelo moderador assim que detectado (sem precisar avisar)
6 (19.4%)
deve receber atenção normalmente
25 (80.6%)

Total de membros que votaram: 29

darkdelusion

Citação de: KurtKraut online 22 de Novembro de 2006, 01:05
Citação de: darkdelusion online 22 de Novembro de 2006, 00:57
gostei da ideia do oraculo, mas enquanto não é implementada acredito que devemos responder todas as perguntas, já que a ideia aqui é estimular e apoiar o uso do ubuntu ;)

Eu vou ter que repetir mais uma vez porque as pessoas insistem em entender errado: jamais perguntas deixarão de ser respondidas, apenas deixarão de ser perguntadas pois antes que o usuário as faça ele terá acesso a resposta !

manow eu entendi como funciona o oráculo, o que disse sobre continuar respondendo é enquanto o oraculo não existe :P

LedStyle

Bom... eu sou radicalmente contra tratar o usuário novato mal só porque ele não fez a busca.

Inclusive ninguém aqui tranca (pelo menos foi decidido não trancar) tópicos que ja foram respondidos. O que eu sou é a favor de mostrar pro usuário as respostas no próprio forum, deixando claro que ele poderia ter resolvido MUITO antes se tivesse usado a pesquisa.

Eu sou defensor dos iniciantes, sempre fui, basta ver a tônica dos meus posts no Planeta.

O motivo?
Eu ja fui um! E todo mundo também ja foi novato um dia.

Pra mim ta totalmente fora de cogitação adotar políticas usadas por alguns outros foruns de, quando aparecer uma dúvida que ja foi debatida trancar. Afinal de contas, podemos também ter a mesma causa em problemas diferentes. Também sou contra trancar tópicos solucionados, afinal de contas, é sempre bom poder reviver tópicos antigos.


Afinal de contas isso aqui é um Forum ou um livro de consultas?

Forum:

CitarFórum de discussão é uma ferramenta para páginas de Internet destinada a promover debates através de mensagens publicadas abordando uma mesma questão.

darkdelusion

Citação de: LedStyle online 22 de Novembro de 2006, 23:50
Bom... eu sou radicalmente contra tratar o usuário novato mal só porque ele não fez a busca.

Inclusive ninguém aqui tranca (pelo menos foi decidido não trancar) tópicos que ja foram respondidos. O que eu sou é a favor de mostrar pro usuário as respostas no próprio forum, deixando claro que ele poderia ter resolvido MUITO antes se tivesse usado a pesquisa.

Eu sou defensor dos iniciantes, sempre fui, basta ver a tônica dos meus posts no Planeta.

O motivo?
Eu ja fui um! E todo mundo também ja foi novato um dia.

Pra mim ta totalmente fora de cogitação adotar políticas usadas por alguns outros foruns de, quando aparecer uma dúvida que ja foi debatida trancar. Afinal de contas, podemos também ter a mesma causa em problemas diferentes. Também sou contra trancar tópicos solucionados, afinal de contas, é sempre bom poder reviver tópicos antigos.


Afinal de contas isso aqui é um Forum ou um livro de consultas?

Forum:

CitarFórum de discussão é uma ferramenta para páginas de Internet destinada a promover debates através de mensagens publicadas abordando uma mesma questão.

nun tem smile aqui batendo palma, mas fica a intenção ;D... imagine que tem uns 3 daqueles aqui hAUHAIUHAUIha

gony64

CitarBom... eu sou radicalmente contra tratar o usuário novato mal só porque ele não fez a busca.

quem aqui quer tratar mal? eu não.

CitarInclusive ninguém aqui tranca (pelo menos foi decidido não trancar) tópicos que ja foram respondidos. O que eu sou é a favor de mostrar pro usuário as respostas no próprio forum, deixando claro que ele poderia ter resolvido MUITO antes se tivesse usado a pesquisa.
blz. mas está em caixa alta o "MUITO" vou te denuciar pro moderador viu heheh! mas eu não propus tracar posts resolvidos ou respondidos. onde? quando?

CitarEu sou defensor dos iniciantes, sempre fui, basta ver a tônica dos meus posts no Planeta.
se eu também não fosse, eu não faria tanta propaganda do ubuntu-linux, porque somente iniciar o cara de não ajudar? ai ele desmotiva né?

CitarO motivo?
Eu ja fui um! E todo mundo também ja foi novato um dia.
eu também, todos nos ja fomos, e não estou de sapato alto só porque "acho que ja sei um pouco". :-\,

CitarPra mim ta totalmente fora de cogitação adotar políticas usadas por alguns outros foruns de, quando aparecer uma dúvida que ja foi debatida trancar. Afinal de contas, podemos também ter a mesma causa em problemas diferentes. Também sou contra trancar tópicos solucionados, afinal de contas, é sempre bom poder reviver tópicos antigos.
não seja tão centralizador.. olhe para os lados...a questão não é trancar tópicos resolvidos etc. é deletar mensagens já respondidas.

CitarAfinal de contas isso aqui é um Forum ou um livro de consultas?

os dois não? bom pelo menos pra mim serve como tal.

Forum:

CitarFórum de discussão é uma ferramenta para páginas de Internet destinada a promover debates através de mensagens publicadas abordando uma mesma questão.
[/quote]

mas como não se paga nada pra postar... vamos postar... e nunca pesquisar...!
este é o lema.

agente100gelo

Acho que todos concordamos que:

1. Existem muitas mensagens repetidas (esta semana tiveram umas 5 que vi perguntando como colocar o KDE em português).
2. Não queremos ser grosseiros com os novatos.

Uma abordagem interessante é a do fórum internacional.

http://ubuntuforums.org/

Olha o que está em destaque em azul: "Encontre as respostas rapidamente".

No nosso fórum também tem a busca... seria só dar um pouco mais de destaque.

Não precisa apagar os tópicos, nem ficar repetindo "pesquise antes de postar" e acredito que deve ter um resultado bom no aumento das pesquisas o que reduziria a quantidade de mensagens repetidas.

Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

gony64

me veio uma coisa.... na verdade ficar deletando post repetidos, é mais trabalho para os administradores e moderadores (trabalho voluntário este), então eu acho melhor deletarmos este post, pois na verdade so viria a aumentar o trabalho do staff, afinal de contas, o forum vai sempre contar com gente nova ou não, disposta a responder o repetitísmo e a falta do uso da ferramente "pesquisa"

Me perdôem pela falta de visão no começo mas agora estou vendo que na verdade seriam apenas mais uma tarefa para vocês.

LedStyle

Citação de: gony64 online 23 de Novembro de 2006, 16:25não seja tão centralizador.. olhe para os lados...a questão não é trancar tópicos resolvidos etc. é deletar mensagens já respondidas.

Pior ainda... sem comentários.

Pensando bem... com comentários: O problema não é a tarefa, mas como o novato (digo novato de forum mesmo agora e não novato de Linux) vai receber esse história. Ele entra, pergunta e quando volta cade o post dele??? "Ótima" publicidade pro Ubuntu mesmo...

gony64

Citação de: LedStyle online 23 de Novembro de 2006, 19:27
Citação de: gony64 online 23 de Novembro de 2006, 16:25não seja tão centralizador.. olhe para os lados...a questão não é trancar tópicos resolvidos etc. é deletar mensagens já respondidas.

Pior ainda... sem comentários.

Pensando bem... com comentários: O problema não é a tarefa, mas como o novato (digo novato de forum mesmo agora e não novato de Linux) vai receber esse história. Ele entra, pergunta e quando volta cade o post dele??? "Ótima" publicidade pro Ubuntu mesmo...

não se o novato receber instrução quando ele fazer o cadastro no forum advertindo a visitar as seções para iniciantes, guias, tutoriais e afins e sinceramente não tô nem ai pra publicidade, tô interessado na organização e objetividade do forum, pois tá muito poluido.

Leonardo C

Citação de: agente100gelo online 23 de Novembro de 2006, 17:21
Acho que todos concordamos que:

1. Existem muitas mensagens repetidas (esta semana tiveram umas 5 que vi perguntando como colocar o KDE em português).
2. Não queremos ser grosseiros com os novatos.

Uma abordagem interessante é a do fórum internacional.

http://ubuntuforums.org/

Olha o que está em destaque em azul: "Encontre as respostas rapidamente".

No nosso fórum também tem a busca... seria só dar um pouco mais de destaque.

Não precisa apagar os tópicos, nem ficar repetindo "pesquise antes de postar" e acredito que deve ter um resultado bom no aumento das pesquisas o que reduziria a quantidade de mensagens repetidas.



Cara na minha opinião não é falta de habito nem desconhecimento de usar a ferramenta de busca. Oq acontece é que é muito mais comodo vc postar um topico do que revirar o forum usando a ferramenta de busca. Por experiencia propria normalmente levo mais de 15 minutos pra achar um topico q solucione o meu problema. Se o cara não ta com pressa, ele não le nada, cria um topico com a pergunta dele, daqui a 1 hora entra no forum e vai no topico q ele criou e pega a resposta.
O problema acredito eu ser comodidade. Não adianta colocar uma caixa imensa brilhante e piscando escrito "Busca" que a maioria não vai usar.

A solução é dificil, mais acho q otimizar uma ferramenta de busca, assim como sugerido o "Oraculo" isso sim traria alguma melhoria.

Bom, era isso. Grande abraço...

clcampos

Copiando comentário feito (sobre o mesmo tema) no site Planeta Ubuntu.


Acho interessante a ideia do Oráculo, só não vejo o porque da necessidade de se criar um código PHP para isso. Participo de uma outra lista (o tema é informática, e SL, aplicados aos problemas do legislativo) e nela colocamos um tópico nesse estilo, só que usamos recursos do próprio google, que faz a pesquisa do assunto que o usuário pediu, mas antes filtra e permite a busca apenas em mensagens do fórum. Segue abaixo link para a tal busca, que é mais facil e rápida de ser implementada.

http://genesis.interlegis.gov.br/tecnologia/lista/
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Serafim Melo



     Ouço tanto falar em incentivar o uso do Linux, agora observo este dilema.  Não tem como conquistar novos usuários e fugir das dúvidas iniciais, mesmo que repetidas.  Ressaltar o fato é fazer uma analise  observando apenas um dos lados. Como usuário iniciante afirmo: Começar no Linux é como andar num quarto escuro. Agora, se voce encontra a possibilidade de uma luz e em vez de resposta só consegue o silencio (deletar mensagens), é melhor desistir. Acredito que ao encontrar o forum o usuário iniciante fica tão ansioso e esperançoso que acaba esquecendo de ler normas, etc. Comigo foi assim, e embora sempre tenha me descupado agora da pra entender as vezes que fiquei sem resposta.

Kamei Hyoga



KurtKraut

Citação de: clcampos online 24 de Novembro de 2006, 10:45
Copiando comentário feito (sobre o mesmo tema) no site Planeta Ubuntu.


Acho interessante a ideia do Oráculo, só não vejo o porque da necessidade de se criar um código PHP para isso. Participo de uma outra lista (o tema é informática, e SL, aplicados aos problemas do legislativo) e nela colocamos um tópico nesse estilo, só que usamos recursos do próprio google, que faz a pesquisa do assunto que o usuário pediu, mas antes filtra e permite a busca apenas em mensagens do fórum. Segue abaixo link para a tal busca, que é mais facil e rápida de ser implementada.

http://genesis.interlegis.gov.br/tecnologia/lista/




Aloha,

O Google não pode ser usado para essa aplicação. Ele faria uma busca pelo conteúdo da resposta, o que é absolutamente desinteressante. O que é ideal é que as perguntas e respostas sejam orientadas.

Se o usuário não sabe o que é GDM não adianta um artigo discorrer sobre todas as opções dele. O Oráculo tem que saber que 'Como configuro a tela de login' deve ser respondida com um tutorial sobre GDM, efeito que o Google ou search engines prontas produzem apenas por acidente e não por design, entende ?

gony64