Eu sou um grande
defensor do fórum como principal forma de suporte. Ele é de fato incrivelmente eficiente para suporte e os motivos que me conduzem a dizer isso estão explícitos no link anterior.
Mas o fórum é falho para quem não tem banda larga ou não está conectado por longo período de tempo, como quem usa laptop e tem janelas de horário para sincronização. Para essas pessoas, uma mailing list tem sido eficiente pois podem receber as mensagens, desconectar, redigir respostas e sincronizar denovo.
No fórum oficial -
www.ubuntuforums.org - há uma
seção onde e-mails trocados por uma mailing list são exibidos. Todos os e-mails enviados para ubuntu-users@lists.ubuntu.com viram tópicos nessa categoria do fórum e todas as respostas feitas pelo site são convertidas em e-mail e enviadas a todos cadastrados na mailing. Isso tornaria nosso fórum uma solução completa de suporte e comunicação sobre o ubuntu, de forma online e offline, atendendo todo o espectro de uso e acessibilidade dos usuários.
Isso é feito no fórum oficial através de um software proprietário chamado
vBulletin. Aqui no fórum em português é utilizado o SMF, que é Software Livre. Eu gostaria de não só sugerir a adoção desse modelo como também pedir a ajuda dos usuários para providenciarem módulos ou sistemas que podem ser anexados ao SMF ou outro sistema que produza esse mesmo efeito, de integrar fórum e mailing list.
Abraços,
Kurt Kraut