Autor Tópico: Mailing-list embutida no fórum  (Lida 4600 vezes)

Offline KurtKraut

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 307
    • Ver perfil
    • http://planeta.ubuntubrasil.org/author/5
Mailing-list embutida no fórum
« Online: 21 de Novembro de 2006, 19:54 »
Eu sou um grande defensor do fórum como principal forma de suporte. Ele é de fato incrivelmente eficiente para suporte e os motivos que me conduzem a dizer isso estão explícitos no link anterior.

Mas o fórum é falho para quem não tem banda larga ou não está conectado por longo período de tempo, como quem usa laptop e tem janelas de horário para sincronização. Para essas pessoas, uma mailing list tem sido eficiente pois podem receber as mensagens, desconectar, redigir respostas e sincronizar denovo.

No fórum oficial - www.ubuntuforums.org - há uma seção onde e-mails trocados por uma mailing list são exibidos. Todos os e-mails enviados para ubuntu-users@lists.ubuntu.com viram tópicos nessa categoria do fórum e todas as respostas feitas pelo site são convertidas em e-mail e enviadas a todos cadastrados na mailing. Isso tornaria nosso fórum uma solução completa de suporte e comunicação sobre o ubuntu, de forma online e offline, atendendo todo o espectro de uso e acessibilidade dos usuários.

Isso é feito no fórum oficial através de um software proprietário chamado vBulletin. Aqui no fórum em português é utilizado o SMF, que é Software Livre. Eu gostaria de não só sugerir a adoção desse modelo como também pedir a ajuda dos usuários para providenciarem módulos ou sistemas que podem ser anexados ao SMF ou outro sistema que produza esse mesmo efeito, de integrar fórum e mailing list.

Abraços,

Kurt Kraut
« Última modificação: 25 de Novembro de 2006, 22:22 por KurtKraut »

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Re: Mailing-list embutida no fórum
« Resposta #1 Online: 25 de Novembro de 2006, 22:08 »
Realmente eu não conhecia esta integração fórum/maling list e penso que seria interessante ter uma solução desse tipo integrada ao nosso fórum. Se alguém souber de algum MOD para SMF que faça isso nos avise.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak