Autor Tópico: Webcam  (Lida 29151 vezes)

Offline vjagoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Webcam
« Resposta #15 Online: 04 de Novembro de 2005, 19:15 »
Olá!

Acho que te faltaram as permissões de acesso.
Esperimenta fazer o make já com privilérios de root
$ sudo make

Cumprimentos
vjagoncalves

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Webcam
« Resposta #16 Online: 04 de Novembro de 2005, 20:32 »
Acho que o problema está nessa mensagem:

Remember: you must have read/write access to your kernel source tree.

Você deve precisar compilar o driver como root. Para isto, vá na linha de comando e digite:

sudo su

Depois, compile normalmente.

Boa sorte!

Wesley F

  • Visitante
Webcam
« Resposta #17 Online: 04 de Novembro de 2005, 20:34 »
pronto instalei os drivers da camera mas ele continua a travar, alguem sabe uma aplicação boa para tirar fotos de camera e fazer videos? O xawtv fica tudo azul o gphoto2 nao vai e o gqcam trava depois q eu crio o link /dev/video0 /dev/video se eu nao crio o link ele da o erro q o /dev/video nao existe ae eu dou um mkdir /dev/video ae eu rodo o gqcam e diz q o /dev/video é um diretorio . Que coisa estranha, depois disso que que eu faço?? Instalei o driver pra minha camera e o driver que suporta varias cameras em caso se 1 nao funfar vou no outro.

Abraços to quase lá

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Webcam
« Resposta #18 Online: 04 de Novembro de 2005, 21:58 »
ai se eu tivesse uma logitech... parece que não tem nem chance de uma pentax rodar no linux (só importa as fotos, webcam nada, nem detecta)
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Wesley F

  • Visitante
Webcam
« Resposta #19 Online: 04 de Novembro de 2005, 23:40 »
Ae pessoal compilei o driver spca5xx 20050906 e dei um modeprobe e foi tranquilo, no amsn ja aparece eu na web cam mas no msn da mto lag no gnome meeting ja eh bem melhor, no xawtv fica a tela em azul, consegui fazer funfar a web cam Uhuuuuuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!! Eu axo mas para finalizar eu queria saber como se configura as paradas de webcam nesses programas e q vcs me passassem alguns programas de webcam para tirar foto e fazer videos q nem no CD do driver da camera para windows pelo menos gravar video e tirar foto. Krak eu acho que agora foi Uhuuuuuuuuuuuuuuu!!!! :D  :D  :D  :D  :D  
Pessoal muuuuuuuuiiiiiito obrigado pela ajuda que vcs me deram e pela paciencia comigo hehehehheeh so tenho a agradecer ao pessoal do forum Ubuntu e ao AlexBR que me ajudou também via msn me tirando umas duvidas q eu precisava aki, muito obrigado a todos, muito obrigado mesmo, Thank very much!, eu so tenho a agradecer agora mesmo terminei de testar a web cam no amsn e conversei por webcam mto rox o problema do amsn eh q da mto lag, mas ta maneiro.

Muito obrigado e Abraços :D

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Webcam
« Resposta #20 Online: 05 de Novembro de 2005, 08:31 »
Só uso a minha webcam na rede msn. Nunca usei o amsn, mas o Mercury funciona muito bem com webcam. Ele tem uma coisa legal que grava os vídeos que você recebe. Então, nem precisa esforço pra gravar aquela gata que gosta de se exibir. :-) Uma dica é usar a versão estável. A versão desenvolvimento está muito lerda e cheia de bugs.

Offline felipefoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Webcam
« Resposta #21 Online: 09 de Novembro de 2005, 11:20 »
Wesley, dah uma olhada nesses programas

Código: [Selecionar]
$ sudo apt-get install camstream
ou
Código: [Selecionar]
$sudo apt-get install camorama

ah queria dizer que segui os passos do vjagoncalves, e consegui instalar, com o driver mais novo, tbm nao consegui, a propósito, antes de chamar o driver da camera, eu chamei o do usb
Código: [Selecionar]
modprobe usbcore

tava travando direto o sistema, depois que eu achei em outro site, essa ultima dica, funcionando certinho, no aMSN meio com lag, nos outros programas nem testei! :D
[]'s

Offline cristian

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
    • www.gimp.com.br
Webcam
« Resposta #22 Online: 10 de Novembro de 2005, 01:06 »
Amigos gostaria de começar agradecendo a todos que postaram esclarecimentos e até mesmo relatos de experiências próprias, pois foi graças a inestimavel ajuda de todos vcs e sobre tudo os posts dos amigos AlexBR e vjagoncalves pois foi graças aos comentários deles que consegui botar a minha webcam para rodar, minha webcam é uma Creative NX PRO, utilizei o seguinte driver  spca5xx-20041107, tentei outros mais não funfou, espero asim como os demais poder ajudar alguem que ainda esteja a procura do driver desse modelo de cam !
Eu adoro ser livre, não se deixe ser aprisionado por uma marca !!!

Offline dealer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
    • Ver perfil
    • http://www.createur.com.br
Webcam
« Resposta #23 Online: 11 de Novembro de 2005, 01:26 »
Citação de: "AlexBR"
Só uso a minha webcam na rede msn. Nunca usei o amsn, mas o Mercury funciona muito bem com webcam. Ele tem uma coisa legal que grava os vídeos que você recebe. Então, nem precisa esforço pra gravar aquela gata que gosta de se exibir. :-) Uma dica é usar a versão estável. A versão desenvolvimento está muito lerda e cheia de bugs.


Boa!! hehehehe, pena que só rola msn né, tem umas que ouvi falar que adoram exibir beeeeem no Y!M
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

romonteiro

  • Visitante
Webcam Vcom PD-618
« Resposta #24 Online: 12 de Novembro de 2005, 14:24 »
Ola pessoal...
como sou novo no Ubuntu estou tendo problemas com a minha webcam... Ja fiz todos os procedimentos q postaram, mas nada adiantou...
Em outras distribuicoes de Linux ele funciona, tudo bem q nao pegava a cor real, ficava bem embacada, mas funcionava..
Ja aqui no Ubuntu ela trava qdo eu rodo o programa Camoroma. Segue a baixo o erro:

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

root@beatles:/home/romonteiro/Meus Downloads/spca5xx-20050906# make    Building SPCA5XX driver for 2.5/2.6 kernel.
   Remember: you must have read/write access to your kernel source tree.
make -C /lib/modules/`uname -r`/build SUBDIRS=/home/romonteiro/Meus Downloads/spca5xx-20050906 CC=gcc-3.4 modules
make[1]: Entrando no diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.12-9-386'
make[1]: *** Sem regra para processar o alvo `Downloads/spca5xx-20050906'.  Pare.
make[1]: Saindo do diretório `/usr/src/linux-headers-2.6.12-9-386'
make: ** [default] Erro 2

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Ja ate vi esse erro postado aqui, mas tentei todas as dicas e nada deu certo... :(

desde ja agradeco a todos....

Offline dealer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
    • Ver perfil
    • http://www.createur.com.br
Webcam
« Resposta #25 Online: 12 de Novembro de 2005, 15:07 »
Se tem que ter permissão de leitura e escrita no source do seu kernel. ;D
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

romonteiro

  • Visitante
Webcam
« Resposta #26 Online: 12 de Novembro de 2005, 15:46 »
como sou iniciante, como faco isso?
ja ate tentei entrar como root, mas acontece a mesma coisa....

Offline dealer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
    • Ver perfil
    • http://www.createur.com.br
Webcam
« Resposta #27 Online: 12 de Novembro de 2005, 18:43 »
Acho que se tem que instalar ou o kernel-headers ou o kernel-modules, o que é de estranhar é teu ubuntu não ter vindo com isso..
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem

romonteiro

  • Visitante
Webcam
« Resposta #28 Online: 13 de Novembro de 2005, 13:10 »
Os 2 estao instalados....
e estou acessando como root...
mas acontece o mesmo erro

vlw pela dica novamente

Offline dealer

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 362
    • Ver perfil
    • http://www.createur.com.br
Webcam
« Resposta #29 Online: 13 de Novembro de 2005, 13:32 »
Então pelo jeito se vai ter que compilar o teu kernel ae.. tem muito material na internet sobre isso, não é dificil, é trabalhoso.
Vossa senhoria não tem envergadura moral para pedir suporte via MP!

"If freedom is short of weapons, we must compensate with willpower." - A. homem