Autor Tópico: Estado do Paraná disponibiliza Livro Didático Público  (Lida 6728 vezes)

Offline fortunato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • Viver é muito perigoso... (Guimarães Rosa)
    • Ver perfil
Estado do Paraná disponibiliza Livro Didático Público
« Online: 17 de Novembro de 2006, 19:05 »
Não é novidade para ninguém que o Estado do Paraná está na vanguarda do software livre, desenvolvendo aplicativos e portais de acordo com essa filosofia. Na educação, o Estado do Paraná criou o Portal Dia-a-Dia Educação (http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br), onde agora são disponibilizados os livros didáticos públicos para todas as disciplinas do Ensino Médio. Isso é o que eu chamo de aplicar o espírito open source na educação. Vejam a Carta do Secretário da Educação na apresentação dos livros:

Citar
Carta do Secretário
Este Livro Didático Público chega às escolas da rede como resultado do trabalho coletivo de nossos educadores. Foi elaborado para atender à carência histórica de material didático no Ensino Médio, como uma iniciativa sem precedentes de valorização da prática pedagógica e dos saberes da professora e do professor, para criar um livro público, acessível, uma fonte densa e credenciada de acesso ao conhecimento.
A motivação dominante dessa experiência democrática teve origem na leitura justa das necessidades e anseios de nossos estudantes. Caminhamos fortalecidos pelo compromisso com a qualidade da educação pública e pelo reconhecimento do direito fundamental de todos os cidadãos de acesso à cultura, à informação e ao conhecimento.
Nesta caminhada, aprendemos e ensinamos que o livro didático não é mercadoria e o conhecimento produzido pela humanidade não pode ser apropriado particularmente, mediante exibição de títulos privados, leis de papel mal-escritas, feitas para proteger os vendilhões de um mercado editorial absurdamente concentrado e elitista.
Desafiados a abrir uma trilha própria para o estudo e a pesquisa, entregamos a vocês, professores e estudantes do Paraná, este material de ensino-aprendizagem, para suas consultas, reflexões e formação contínua.
Comemoramos com vocês esta feliz e acertada realização, propondo, com este Livro Didático Público, a socialização do conhecimento e dos saberes.
Apropriem-se deste livro público, transformem e multipliquem as suas leituras.

Download dos livros no link abaixo (é preciso cadastrar-se):
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/portal/livrodidatico/index.php?PHPSESSID=2006101416252892