Autor Tópico: Instalação sem dor  (Lida 5590 vezes)

Offline Manvalim

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Instalação sem dor
« Online: 17 de Novembro de 2006, 10:20 »
Sou usuário do Linux desde 1997. O primeiro que tentei instalar, sem sucesso diga-se de passagem, foi o Peahat (alguém lembra dele?), seguido pelo Win linux, Caldera Linux e, o primeiro bem sucedido, Mandrake 6. Já instalei, também, Red hat, Fedora e Kurumin. Atualmente, em meu Desktop, estou usando o Kubuntu, que mostrou-se, depois de algumas pequenas alterações e configurações, o melhor de todos. Fácil de instalar e com uma interface realmente amigável. Seu sistema de automontagem de mídias é excelente.
Adquiri um notebook, Acer Aspire 3102, com wireless, bluetooth e vários outros recursos e resolvi instalar o Kubuntu. Pensei que teria algum trabalho para configura-lo, mas, que nada, tudo funcionou perfeitamente, gerenciamento de energia e tudo o mais. Somente precisei instalar manualmente alguns aplicativos que mais uso e que não vem como default, alguns plugins e codecs, coisas assim. Instalei como dual boot, porque, infelizmente, uso alguns programas exclusivos do windows. Sei que poderia instalar o Vmware e provavelmente tudo funcionaria corretamente, mas dá algum trabalho e não tenho muito tempo para isto.
o mais impressionante, no entanto, foi quando quis utilizar a rede wireless. Comprei um roteador, dos mais baratinhos, e instalei. Entrei no windows para configurar e vi que seria um tanto trabalhoso e demandaria tempo, resolvi deixar para depois. Entrei no Linux, abri o manual do usuário no KPDF e o Firefox para configurar o roteador. Para minha surpresa, estava tudo certo.
Pensei: Já está tudo configurado!
Para testar, desconectei o cabo de rede e tentei acessar a web. Surpresa,
tudo funcionando 100%! Fiquei realmente impressionado e feliz, por estar o Linux neste estágio de desenvolvimento e amigabilidade.
Parabéns à comunidade do Ubuntu e cia, estão fazendo um belo trabalho.

Offline pedropg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Laranja Mecanica
    • Ver perfil
Re: Instalação sem dor
« Resposta #1 Online: 17 de Novembro de 2006, 10:26 »
É, hj em na minha opinião o suporte ao hardware foi uma das coisas que mais melhoraram no linux. Bem me lembro de 2002 quando comecei a mexer com linux e o sistema naum identificava muita coisa e tinha que editar arquivos textos tudo na mão (se bem que foi muito proveitoso pois só assim aprendi a mexer em quase tudo no sistema).
" A dúvida é o preço que pagamos pela pureza, e é inútil ter certeza. "
( Jean Paul Sartre )