Então, eu tentei várias modificações pra rodar o beryl... e é como dizem por aí: enquanto a ATI não souber como mexer com linux e ao mesmo tempo não liberar 100% das especificações pra comunidade fazer um driver decente, as placas da NVidia serão a melhor escolha.
Minha placa é uma ATI Radeon 9600xt 128/128. Eu instalei o 7.04 do zero, formatei tudo mesmo. Usei o compiz nativo por um tempo, mas deu uns problemas e, pra jogar, era impossível.
Fui no
Sistema > Administração > Gerenciador de Drives Restritos e habilitei a aceleração 3D. A partir daí instalei o UT2004, Nexuiz e o Sauerbraten e todos estão rodando maravilhosamente bem.
O UT2004 está rodando, por exemplo, na DM-GrendelKeep a 60~70fps, mas não mexi nada no game, tá tudo no normal. Com alguns tweaks acho que chega a 80fps na boa.
Em alguma parte instalei o Envy, ele agora gerencia placas ATI também, mas como sou muito leigo nesses trecos e não tenho monitorado o sistema, não sei te dizer se ele ajudou ou piorou ou se deu na mesma.
Se quer um conselho, deixa o compiz e beryl pra quando vc tiver uma NVidia ou só instala de vez em quando pra impressionar os amigos.