Autor Tópico: Acoplar legenda ao vídeo [resolvido]  (Lida 6383 vezes)

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Acoplar legenda ao vídeo [resolvido]
« Online: 12 de Novembro de 2006, 12:52 »
Tenho alguns vídeos em .avi e suas respectivas legendaz em .srt. Gostaria de saber se tem alguma maneira (fácil) de acoplar os dois, tornando-os em apenas um arquivo de vídeo com legenda.
« Última modificação: 13 de Novembro de 2006, 15:18 por gaijin »
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

4d4c47

  • Visitante
Re: Acoplar legenda ao vídeo.
« Resposta #1 Online: 12 de Novembro de 2006, 14:16 »
instala aí o "avidemux"
e siga as instruções:

Citar
por lordello - do site vivaolinux

Bom, a parada é o seguinte:

-Abre o arquivo no avidemux2, eu consegui abrir até um mov nele =^)
-Na janela principal selecione "VCD" na opção "Video".
-Clica em "V Filter" ou pressione F1, depois clica em "Adicionar"
Aqui você deve prestar atenção:
=> se tiver com um vídeo 320x240, 640x480 ou qualquer outra resolução 4:3, clique em "Mplayer Resize" e coloque o valor 352x240.
=> se tiver com um vídeo que vem de DVD e está com formato anamórfico, com resoluções parecidas com 640x360, o que deixa a imagem retangular na horizontal, então clique no botão "VCD res".
-Agora clique adicionar novamente e selecione no final da lista o filtro "Subtitler", as opções são fáceis, não precisa explicar, só precisa carregar a legenda .sub no topo da janela, onde tem "Subtitle file".
-Agora feche essa janela.
-Na janela principal selecione "FFm MP2" na opção "Audio".
-Clique em configure e selcione "224" e "Stereo", dê OK.
-Clique em "A Filter", se o áudio for 44100Hz não selecione nada, se for 48000Hz selecione "48 to 44.1 kHz", se for qualquer outro valor clique em "Resample to" e coloque "44100" na caixa ao lado. Você pode escolher a opção "Normalize" caso o áudio esteja muito baixo. Eu tive problemas com esse filtro, caso o áudio fique ruim tente desabilitá-lo.
-Voltando a janela principal selecione "Mpeg A+V " na opção "Outp fmt".
-Agora selecione "V Process" e "A Process".
-Para ver se está tudo a contento pressione F8 e depois clique no "Play".
-Se tudo estiver correto é só você clicar em "Salvar" e escolher um nome sugestivo, tipo "videocd.mpg", vá instalar um Linux na máquina de algum amigo e volte algumas horas mais tarde =^).
-Pronto, seu VCD com legenda.
Espero ter ajudado.

-------------------------------------------------------------------------

Outro comentário enviado por lordello:

Primeiro gostaria de fazer uma observação:
O tamanho do VCD NÃO é medido em Mega Bytes, ele é medido pelo TEMPO de reprodução. Um CDR de 80min suporta 80min de vídeo, nem mais, nem menos. O K(S)VCD altera a matrix do mpeg para que seja reconhecido pelo player de DVD.

**Nessa dica usarei quatro teclas**
-Selection start: o atalho é [
-Selection end: o atalho é ]
-Previous keyframe: o atalho é 2
-Next keyframe: o atalho é 8

**Esse procedimento pode ser feito durante a criação do mpeg. Se você já tem o mpeg pronto, você pode executar esse procedimento, mas nesse caso NÃO selecione as opções "V Process" e "A Process".

-Quando você abrir o vídeo, ele estará todo selecionado, a seleção atual pode ser vista no canto inferior direito da janela.
-Selecione em "Outp. fmt" a opção "Mpeg A+V".
-Mova o vídeo até +- 80min (1h20min).
-Pressione 2 ou 8 até que ache um bom ponto para cortar. usar essas teclas é muito importante, pois evita que o vídeo seja corrompido.
-Pressione ] e salve como videocd_01.mpg
-O vídeo deve estar no mesmo ponto onde voc pressionou ], caso não esteja pressione Ctrl+] para ir à marcação de final.
-Pressione [, depois "End" e ], pra marcar o restante do vídeo.
-Agora salve como videocd_02.mpg

Pronto, é só usar o vcdimager para gerar os dois discos.
Falou ae!
 
« Última modificação: 12 de Novembro de 2006, 14:21 por 4d4c47 »

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Re: Acoplar legenda ao vídeo.
« Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2006, 15:30 »
Ainda não testei sua dica, mas desde já agradeço. Se eu tiver algum problema ou dúvida, volto a postar aqui.  ;D
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

Offline gaijin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 182
  • Katsujinken
    • Ver perfil
Re: Acoplar legenda ao vídeo.
« Resposta #3 Online: 13 de Novembro de 2006, 15:04 »
Uma dúvida. Minhas legendas estão em formato .srt, no guia que você postou, o autor faz referência a legendas do tipo .sub. Faz alguma diferença?

EDIT: Funciona muito bem! Obrigado pela dica. Para quem quiser fazer o mesmo, aí vai o aviso. Achei as fontes nesta pasta: /var/lib/defoma/fontconfig.d/
« Última modificação: 13 de Novembro de 2006, 15:17 por gaijin »
"Conhece-te a ti mesmo." Oráculo de Delfos

Como proceder quando tenho uma dúvida? (7 passos) http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=8212.0

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
Re: Acoplar legenda ao vídeo.
« Resposta #4 Online: 18 de Novembro de 2006, 09:51 »
Uma dúvida. Minhas legendas estão em formato .srt, no guia que você postou, o autor faz referência a legendas do tipo .sub. Faz alguma diferença?

EDIT: Funciona muito bem! Obrigado pela dica. Para quem quiser fazer o mesmo, aí vai o aviso. Achei as fontes nesta pasta: /var/lib/defoma/fontconfig.d/

segui tudo isto acima e a legenda em .srt não funcionou comigo  :-\