Autor Tópico: Mark Shuttleworth se pronuncia quanto a questão dos Drivers proprietários!  (Lida 5876 vezes)

Offline Akuhn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 384
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
    • Blog do FAX
Re: Mark Shuttleworth se pronuncia quanto a questão dos Drivers proprietários!
« Resposta #15 Online: 14 de Dezembro de 2006, 09:50 »
É muito importante que a distribuição mantenha sua identidade, mas não vejo mal algum em se incluir drivers proprietários, afinal de contas muitos dos novos recursos 3D dos novos desktop (xgl, compiz) necessitam desses drivers para funcionar, sem falar de jogos e outras ferramentas 3d como blender por exemplo que não funcionam com os drivers open-source.
O que acontece no caso da NVIDIA e ATI é que seus drivers não são open-source, principalmente por causa das tecnologias que cada uma delas detêm, mesmo assim, os drivers podem ser utilizados gratuitamente, portanto, nada mais lógico do que isso, pois você já pagou pelo hardware.
Mesmo não vindo com os drivers proprietários, fazer a instalação dos mesmo é coisa simples (pelo menos no caso da nvidia) e acredito que qualquer usuário consiga realizar, existem alguns programas que facilitam essa instalação como o automatix por exemplo. No caso dos drivers da ATI já é um pouco mais complicado para usuários comuns.
Aldefax Gilvan Kuhn

Linux User 410689

Offline erick.ubuntu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 76
  • Be cool!
    • Ver perfil
Re: Mark Shuttleworth se pronuncia quanto a questão dos Drivers proprietários!
« Resposta #16 Online: 14 de Dezembro de 2006, 16:09 »
Como eu já disse em outro tópico, pra mim a melhor solução foi a adotada pela Novell, o sistema detecta caso o usuário tenha uma placa ATI ou NVidia e na instalação faz o download e a instalação automática dos drivers.

Facilita muito a instalação, já que o usuário comum terá os drivers configurados e funcionando e o CD não ficará "inchado" com drivers desnecessários.

Bem lembrando! Gostaria de falar do assunto sobre outro ponto de vista: O do cliente!

Eu como cliente não quero saber se a placa é ATI ou NVidia, se é windows ou linux, eu quero é minha necessidade atentida. Então os fabricantes devem começar a se preocupar em atender o cliente e criar drivers e o mais importante o suporte para outros sistemas operacionais, seja ele linux, windows...
AMD ATHLON XP 2400+ | MB ASUS A75333 |02 DDR400 (3) 512MX16 | GF4 MX4000 128MG DDR AGP 8X | HD SAMSUNG SP0802N | VCOM 400 watts ATX AGPS-400PQ