Autor Tópico: Java da Sun agora sob GPL  (Lida 2094 vezes)

Offline Felix

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 3.068
    • Ver perfil
    • Alexsandro Felix
Java da Sun agora sob GPL
« Online: 14 de Novembro de 2006, 10:46 »
Sun abre Java sob licença GPL 
13/11/2006 17:45 
 
A Sun Microsystems iniciou nesta segunda-feira, 13, a abertura do código do Java. Segundo o anúncio da companhia, uma das soluções abertas é o Java HotSpot, compilador de linguagem da programação Java (javac) e JavaHelp Online Software. De acordo com a companhia, até o fim do primeiro semestre de 2007, a expectativa é divulgar totalmente o código do Java SE Development Kit (JDK).

Em relação ao Java ME - Java Platform Micro Edition (Java ME), a Sun está abrindo o código da funcionalidade Java ME Feature Phone, baseada em CLDC (Connected Limited Device Configuration), que permite atualmente o enriquecimento de serviços móveis em mais de 1,5 bilhão de terminais.

Ainda neste ano, a Sun pretende divulgar o código adicional para o sistema operacional avançado para telefones, baseada na especificação Connected Device Configuration (CDC) e no framework para Java Device Test Suite.

Além de abrir o código desses dois produtos, a Sun também lança a comunidade OpenJDK e a Mobile Embedded Community, grupo destinado aos desenvolvedores de soluções abertas JDK e Java ME.

GPL é novidade
A escolha da licença open source GNU general public license version 2 (GPLv2) contraria a estratégia de adotar a licença de código aberto própria CDDL (Common Development and Distribution License), usada até hoje pela empresa para licenciar softwares livres, como o sistema operacional Open Solaris. 


Fonte: http://www.baguete.com.br/noticia.php?id=14276