Autor Tópico: Rede Ubuntu 6.06 x WinXP [resolvido]  (Lida 2019 vezes)

Offline emanuelmaia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Rede Ubuntu 6.06 x WinXP [resolvido]
« Online: 07 de Novembro de 2006, 22:10 »
Caros,

venho usando o Ubuntu algum tempo e sempre que tenho uma dúvida soluciono pelo fórum, não havendo, anteriormente, a necessidade de postar alguma dúvida, mas desta vez já procurei muita coisa na internet e nos fóruns e ainda não consegui solucionar a dúvida. Então, vamos lá:

Em um laboratório tenho 25 computadores com WinXP e um servidor rodando o Ubuntu 6.06. O servidor tem duas placas de rede, uma onboard(eth1) e outra offboard(eth0), todas duas são reconhecidas pelo ubuntu. No servidor, através da eth0, chega internet através de um cabo de rede vindo de outro servidor(tenho o ip, mascara, gateway e dns) e da outra placa de rede (eth1) sai um cabo de rede para um hub e do hub saem dois cabos para dois routers que vão distribuir a internet para os 25 computadores. O servidor está acessando a internet, porém os outros 25 pcs não. Inicialmente, gostaria apenas de fazer os outros 25 pcs navegarem. gostaria de saber se precisa instalar algum programa tipo o webmin e/ou samba. Configurei o ip da eth1 como 10.0.0.100 e coloquei ips estáticos para os 25 computadores.

PS: a configuração dos 26 computadores é igual(Pentium IV), a única diferença é que o servidor tem uma placa de rede a mais.

obrigado
« Última modificação: 13 de Novembro de 2006, 12:35 por emanuelmaia »

Offline emanuelmaia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Rede Ubuntu 6.06 x WinXP [não resolvido]
« Resposta #1 Online: 09 de Novembro de 2006, 22:25 »
ninguém sabe como ajudar?  :(

Offline gony64

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 558
    • Ver perfil
« Última modificação: 09 de Novembro de 2006, 22:46 por gony64 »

Offline emanuelmaia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Rede Ubuntu 6.06 x WinXP [não resolvido]
« Resposta #3 Online: 10 de Novembro de 2006, 19:39 »
gony64,

ainda não fiz os procedimentos, mas os tutoriais me tiraram muitas dúvidas e acredito que eles solucionarão o problema. obrigado mesmo

Offline emanuelmaia

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Rede Ubuntu 6.06 x WinXP [não resolvido]
« Resposta #4 Online: 13 de Novembro de 2006, 12:34 »
jniltinho,

não tenha dúvida que eu pesquisei antes de postar, apenas não sabia que o nome do procedimento era masquerading. mas saiba que já tinham respondido o post e eu já tinha agradecido. de qualquer forma, obrigado.