Sou usuário do Linux desde 1997. O primeiro que tentei instalar, sem sucesso diga-se de passagem, foi o Peahat (alguém lembra dele?), seguido pelo Win linux, Caldera Linux e, o primeiro bem sucedido, Mandrake 6. Já instalei, também, Red hat, Fedora e Kurumin. Atualmente, em meu Desktop, estou usando o Kubuntu, que mostrou-se, depois de algumas pequenas alterações e configurações, o melhor de todos. Fácil de instalar e com uma interface realmente amigável. Seu sistema de automontagem de mídias é excelente.
Adquiri um notebook, Acer Aspire 3102, com wireless, bluetooth e vários outros recursos e resolvi instalar o Kubuntu. Pensei que teria algum trabalho para configura-lo, mas, que nada, tudo funcionou perfeitamente, gerenciamento de energia e tudo o mais. Somente precisei instalar manualmente alguns aplicativos que mais uso e que não vem como default, alguns plugins e codecs, coisas assim. Instalei como dual boot, porque, infelizmente, uso alguns programas exclusivos do windows. Sei que poderia instalar o Vmware e provavelmente tudo funcionaria corretamente, mas dá algum trabalho e não tenho muito tempo para isto.
o mais impressionante, no entanto, foi quando quis utilizar a rede wireless. Comprei um roteador, dos mais baratinhos, e instalei. Entrei no windows para configurar e vi que seria um tanto trabalhoso e demandaria tempo, resolvi deixar para depois. Entrei no Linux, abri o manual do usuário no KPDF e o Firefox para configurar o roteador. Para minha surpresa, estava tudo certo.
Pensei: Já está tudo configurado!
Para testar, desconectei o cabo de rede e tentei acessar a web. Surpresa,
tudo funcionando 100%! Fiquei realmente impressionado e feliz, por estar o Linux neste estágio de desenvolvimento e amigabilidade.
Parabéns à comunidade do Ubuntu e cia, estão fazendo um belo trabalho.