Autor Tópico: "About Ubuntu" não abre  (Lida 4063 vezes)

Offline cabelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
  • Para o alto e avante!
    • Ver perfil
    • Rodrigo Ferrari
"About Ubuntu" não abre
« Online: 05 de Novembro de 2006, 12:35 »
De um tempo pra cá, quando clico em "About Ubuntu" (meu Ubuntu está em inglês) no menu System, aparece no painel a aba "Starting About Ubuntu" durante cerca de 15 segundos e então ela desaparece sem que nenhuma aplicação seja iniciada.

Tentei então, pelo terminal, rodar a linha de comando:

yelp ghelp:about-ubuntu


Mas obtenho a mensagem de erro:

yelp: error while loading shared libraries: libgtkembedmoz.so: cannot open shared object file: No such file or directory


Minha distro ainda é a Dapper Drake com Gnome 2.14.3.

Instalei o Firefox 2.0 há cerca de duas semanas e não sei se esse problema começou a ocorrer a partir disso. Digo isso porque a biblioteca que ele parece tentar carregar (libgtkembedmoz.so) deveria ser usada pelo Gecko.Tentei até mesmo desinstalar o browser Mozilla e o pacote mozilla-dev, mas o problema continua.

Qualquer luz é bem-vinda.
Um abraço,
Rodrigo Ferrari

Offline cabelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
  • Para o alto e avante!
    • Ver perfil
    • Rodrigo Ferrari
Re: "About Ubuntu" não abre
« Resposta #1 Online: 05 de Novembro de 2006, 13:22 »
Após postar a mensagem acima, copiei o arquivo libgtkembedmoz.so da pasta da versão anterior do Firefox (eu havia feito um backup quando instalei a nova versão) para o diretório do Firefox 2.0:
sudo cp /usr/lib/firefox-1.5/libgtkembedmoz.so /usr/lib/firefox/libgtkembedmoz.so

O "About Ubuntu" continua inacessível, mas a mensagem de erro após o comando
yelp ghelp:about-ubuntu
mudou para:
Could not initialize gecko!

Imagino que o problema seja por aí, mas não sei como avançar. Alguém tem alguma idéia?
Abraço,
Rodrigo



Offline fortunato

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
  • Viver é muito perigoso... (Guimarães Rosa)
    • Ver perfil
Re: "About Ubuntu" não abre
« Resposta #2 Online: 05 de Novembro de 2006, 13:30 »
Só uma pergunta: para instalar o Firefox 2.0, vc desinstalou a versão anterior? Meu palpite é que o motivo do problema é esse:

Citar
não remova a versão do Ubuntu do Firefox, pois se você o fizer os seguintes pacotes ficarão quebrados: Yelp (visualizador da ajuda), Epiphany, Gnome-app-install (Adicionar Aplicações), Liferea, Blam e todas as outras aplicações que precisam do motor de renderização gecko.

Fonte: http://wiki.ubuntubrasil.org/FirefoxNovaVersao

Da última vez em que eu fiz isso, tive que reinstalar meu Ubuntu, pois quebrou o meu sistema e eu não conseguia mais instalar nada, nem reinstalar. Se alguém tiver alguma solução, posta aí.


Offline cabelo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 8
  • Para o alto e avante!
    • Ver perfil
    • Rodrigo Ferrari
Re: "About Ubuntu" não abre
« Resposta #3 Online: 05 de Novembro de 2006, 18:41 »
fortunato, obrigado pela resposta.

Testei o Epiphany e ele também não funcionava.

Parece que o problema realmente ocorreu na instalação da versão 2.0 do Firefox. Embora eu não tenha desinstalado a versão anterior (1.5.0.7), eu renomeei o diretório para /firefox-1.5 e deixei a nova versão no diretório corrente (/firefox).

O que fiz agora há pouco (e que parece ter resolvido todos os problemas) foi:

1) renomeei o diretório /usr/lib/firefox para /usr/lib/firefox-2.0;
2) retornei o diretório /usr/lib/firefox-1.5 para /usr/lib/firefox;
3) e, para executar o FF2, tive que alterar as propriedades de comando do launcher para /usr/lib/firefox-2.0/firefox

Não sei se há outra solução mais inteligente (talvez fazendo os links simbólicos corretos). Não gosto muito de ter uma versão que não utilizo mais dentro da máquina. Se alguém souber uma solução mais enxuta (afinal, em algum momento outra versão do Firefox vai ter que ser instalada)...

De qualquer forma, yelp, Epiphany e FF2 estão rodando.

Um abraço,
Rodrigo