Autor Tópico: Linux dominando o mundo? Pra quê?  (Lida 2672 vezes)

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Linux dominando o mundo? Pra quê?
« Online: 02 de Novembro de 2006, 20:51 »
Sempre vi nos Fóruns por aí a fora as pessoas torcendo pela popularização do Linux, Ubuntu, software livre etc. No fundo eu nunca entendi muito o motivo para tanto, para mim sempre foi uma influência futebolística na vida política (lato sensu) do brasileiro. O que nos leva sempre a desejar que nossas posições e opiniões tenham um maior número de adeptos sem um motivo maior para isso? Na torcida do futebol é sempre importante que o outro torça para o mesmo time, o que não significa que "tal" time é o melhor porque tem maior torcida (vide o Flamengo atual).

Eu entendo que na política , questões humanitárias, de meio ambiente etc, é importante buscar adeptos. Os fins a que se destinam exigem um número crescente de adeptos. A quetão é: No software livre a adesão em massa da população teria algum propósito maior? A busca por desenvolvedores, e o próprio desenvolvimento na direção correta (levando o tempo que for necessário) não seria algo melhor a se desejar?

Escrevendo essa "carta" eu pensei numa possível resposta. Quanto maior o número de usuários maior seria o interesse de desenvolvedores e de empresas no SL. Mas até que ponto essa busca por mais usuários é saudável? Deve ser notável para todos que a velocidade do desenvolvimento do Linux em geral está bem mais rápida, como no caso do Ubuntu, para abarcar as inovações dos softwares ,suporte ao hardware, também a crescente demanda por atualizações de segurança e correção de bugs etc.

Não conheço as estatísticas, mas pelos comentários no Fórum pode-se notar que o Breezy tinha um número muito maior de bugs e vulnerabilidades, o Dapper reduziu esse número que parece ter aumentado (apesar do pouco tempo de lançamento) no Edgy. Ainda deve-se levar em conta que o Breezy era uma versão pouco madura perto do Dapper que por sua vez tem a missão de ser uma versão estável ja que é "LTS" (long term support) enquanto o Edgy é uma versão que buscou os maiores avanços do software livre.

Enquanto os ânimos dos usuários são exaltados os desenvolvedores seguem um caminho responsável botando na balança a estabilidade do que se alcançou com os novos desenvolvimentos. Quando essa balança fica desiquilibrada os usuários pagam a conta. É o caso do Gaim, para muitos com um desenvolvimento atrasado e o aumento de bugs no Edgy!

Gostaria que  comunidade discutisse se a busca por novos usuários não poderia trazer problemas para o desenvolvimento da comunidade SL. Ao procurar fazer distribuições voltadas ao "grande público", deixando de lado a estabilidade ,a segurança e talvez o próprio espírito SL não se estaria dando um tiro no próprio pé? Estariamos nos tornando "windowlizados" ou "janelizados"?

p.s - Não sou discípulo de Richard Stallman. Só gostaria de ver o tema debatido. Na minha opinião humanos e mutantes podem coexistir em paz.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2006, 17:47 por eggman »

Offline biohazard

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 523
  • <thug life>
    • Ver perfil
Re: Linux dominando o mundo? Pra quê?
« Resposta #1 Online: 03 de Novembro de 2006, 10:33 »
nao sei pq mais meu edgy nao deu nenhum bug como relatado no forum, no meu caso o edgy tem sido solid as rock como o dapper !

mais relativo ao post eu penso que com mais usuarios linux, ou o que seja , mais seja open source o desenvolvimento do software ganha qualidade.

nao penso que o linux seja a resposta ,penso que o open source seja o caminho para a computacao so isso.


[]´s
Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: Linux dominando o mundo? Pra quê?
« Resposta #2 Online: 03 de Novembro de 2006, 10:51 »
Estou usando o Edgy no meu micro caseiro há pouco tempo, mas ainda não vi as diferenças de estabilidade em comparação ao Dapper.

No trabalho uso o Kubuntu Dapper e em casa o Kubuntu Edgy e até agora não percebi diferenças na estabilidade, o Edgy está funcionando perfeitamente bem, tanto que até já postei em outro tópico, que se for feita uma instalação "limpa", eu sem dúvida recomendaria o Edgy ao Dapper.

Sobre a filosofia de atrair mais usuários, acho que além da parte de "torcer para o que seu time ganhe" o software livre é proporcionalmente beneficiado com o aumento do número de usuários.

Mais usuários significa mais gente testando, traduzindo, documentando e desenvolvendo, o que aumenta a qualidade do software gerando um efeito bola-de-neve.

Não acredito que a busca por novos usuários atrapalhe a estabilidade do Linux, principalmente porque todas as distribuições agora possuem duas versões distintas para públicos distintos.

Quer estabilidade? Instale versões "stable", "enterprise", "LTS", etc.

Quer programas atualizados? instale as versões "desktop", onde as últimas novidades são testadas.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline Intruder_A6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
  • Kubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: Linux dominando o mundo? Pra quê?
« Resposta #3 Online: 03 de Novembro de 2006, 11:12 »
Ter mais usuários tem algumas vantagens e desvantagens.

Vantagens:

1. Melhor suporte ao hardware ( captura ATI e nVidia, winmodens, scaners, adaptadores wifi, impressoras, webcans, e etc. etc. etc.)

2. Mais disponibilidade de jogos.

3. Mais disponibilidade de aplicativos ( escritório, automação, engenharia, científicos e outros ), com os mesmos aplicativos Ruindows e Linux facilitariam muito a mudança de mais usuários para Linux, ou até que se possa trabalhar com uma ou outra plataforma dependendo da necessidade e disponibilidade.

4. Evolução mais rápida por ter mais gente colaborando, desenvolvendo, reportando os bugs e etc.

5. Ficaria muito mais fácil o suporte no Linux por muito mais gente conhecer.

6. Menor necessidade de trocar o hardware para suportar o SO ( o usuário não precisaria gastar 1.000.000.000 de doláres em hardware para poder rodar o A Perder de Vista da Micro$oft ).

7. O SO proprietário e os aplicativos proprietários ficariam bem mais baratos para não perder mercado ( existem situações em que pode ser difícil sair de uma solução Ruindows ).


Desvantagens:

1. Maior interesse dos desenvolvedores de pragas virtuais ( vírus, trojans e cia ), mas eles teriam que ralar muito para conseguir o mesmo nível de disseminação que se consegue no Ruindows, a filosofia do Linux já dificulta muito isto. Mas com certeza eles passariam a existir em maior quantidade, e se espalhariam bem mais do que é hoje ( acabariam com a nossa paz usando o Linux ).

2. Seria perdido o encanto pelo Linux que viraria um SO como outro qualquer ( é bom não fazer parte da massa e pensar diferente ).

3. O usuário normal ( e que não tem a senha do root ) ficaria muito mais podado, e não poderia instalar nada sem que o suporte permitisse ( dependendo do ponto de vista isto pode ser vantagem ou desvantagem ).

4. Muito fabricante de hardware iria fechar, e muita gente iria perder o emprego ( fabricante de placa de vídeo, placa mãe, processador, e etc. ), porque o hardware que você tem atenderia bem a sua necessidade, e provavelmente a indústria de hardware passaria a evoluir bem mais devagar ( em compensação o mundo teria menos poluição com a sucata de informática ).


Como vocês vêem não acho que existam muitos problemas na popularização do Linux, existem muito mais vantagens, e os problemas acho que seriam facilmente contornáveis.
« Última modificação: 03 de Novembro de 2006, 11:23 por Intruder_A6 »