Autor Tópico: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?  (Lida 17100 vezes)

Offline Polaco

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 525
    • Ver perfil
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #15 Online: 02 de Novembro de 2006, 22:08 »
Máquinas populares que tenham pelo menos 512mb de memória com certeza virão com o Vista, bastando para isso desativar o Aero e todas as frescuras de imagem.

Duvido muito que a Microsoft vai perder esse nicho de mercado, principalmente porque ainda não sabemos como vai ser a versão mais simples do Vista, aquela igual ao XP que não deixa abrir mais de três janelas ao mesmo tempo.
Ubuntu 10.04 x64 @ Dell Optiplex 740

Offline greylica

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #16 Online: 02 de Novembro de 2006, 22:39 »
Não sinto, não lamento e nem choro por eles, o que tenho dito para meus amigos é que o Windows não é sério, mas o Linux é, tudo o que se faz com o Linux funciona, Já no Windows são 30 preocupações mesmo antes de instalar. O cara já vai na Neura do anti-vírus mesmo antes de usar o S.O. Eu vou direto no meu software. Os caras se preocupam em baixar cracks, enquanto isso eu tou doando traduções do manual do Blender para a Wikipedia em PT-BR, eu não tinha lembrado dos caras que não querem fazer nada na vida a não ser jogar joguinho. Esses também não querem Linux.

Sinceramente eu tenho também que pensar pelo outro lado, como os Mac maníacos pensavam antes por causa do software e do hardware. Sinceramente somos a Elite por que entendemos de informática de verdade.
Usuários do Windows são meros mortais sofredores, que vão padecer no inferno dos direitos autorais enquanto estaremos preocupados em salvar o planeta da destruição total usando clusters monstruosos para encontrar solução para problemas reais deles.
Somos a elite científica que construiu algo realmente sólido para que pudéssemos confiar nos resultados do que estamos buscando através do nosso poderoso software, a concepção do Linux é tão poderosa quanto a mente dos que o fabricam, o Linux é genial.
Eu não sei ainda por que nos preocupamos tanto se nós já mudamos muita coisa, e já indicamos a luz do caminho.
Acho que o Linux deve ficar como está, e continuar crescendo devagar e sempre, por que se começar a infiltrar software proprietário aqui vai ferrar com a única chance que temos de continuar evoluindo, por que cedo ou tarde aqueles inúteis vão tentar fechar a porta da evolução escondendo alguma coisa que provavelmente foi feita de maneira totalmente errada e cheia de defeitos.
Acho que não adianta mais, só a elite da inteligência pode optar por entender de software ao invés de usar o cérebro podre de um monte de advogados na fabricação de um software podre de defeituoso desde sua concepção, aliás, nem foi lançado e já tem defeitos mil, desde o tal " kernel patch guard " que foi invadido em 3 dias até o bug desconhecido da tela vermelha que no dia do lançamento apareceu para as empresas que ainda iam distribuir o tal Vista. Tem mais, agora o Núcleo do sistema está escondido em pastas que não podem nem ser vista pelo usuário e nem o administrador tem acesso ao registro ou qualquer coisa da engrenagem do Vista.

Eu não vou mais me preocupar e vou desviar de assunto por que todas as vezes que se fala em Microsoft e Windows é só discussaõ inútil sobre uma coisa que jamais foi nossa de verdade, mesmo que paguemos por ela.

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #17 Online: 02 de Novembro de 2006, 22:46 »
É um hardware muito pesado pra rodar, eu conheço pouquíssimas pessoas com 1 gb de Ram (além de mim  ;D)!

Também acho que o XP vai reinar por um bom tempo, mesmo depois do lançamento do Vista.

eu sou usuario de windows pirateado em dual boot, e meu pc tem capacidade pra rodar um Windows vista, mas nao vou usar ele mesmo assim..
Porque ?]
1) Odeio windows
2) Nao existe XGL pra windows ;D
3) Nao ia ficar tao rapido

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #18 Online: 03 de Novembro de 2006, 00:21 »
Já dizem por aí, que o maior rival do Vista é o proprio XP. Faz a mesma coisa ocupando menos espaço, menos memória, e, quem já tem, não precisa gastar mais nada.
Para combater a pirataria, parece que a MS agora está usando um método mais inteligente e menos sujeito a processos.
Ela está interessada em vender a licença através do product key. Conforme a chave comprada, uma versão diferente do sistema , será instalada. A instalação do primeiro computador é a válida usando uma licença válida, uma instalação num segundo micro com a mesma chave é considerada uma trial version com tempo de uso limitado.
Conclusão: os DVDs piratas vão ser vendidos com um product key que quando identificados tornam o SO numa trial version.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

Offline uplink

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 184
    • Ver perfil
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #19 Online: 03 de Novembro de 2006, 00:43 »
o pessoal nem se intereça por linux e não vai se intereçar (pelomenos por mais alguns anos).

hoje em dia quem tem computador inferior ao que requer os SO mais potentes que um,no caso do windows o XP (por enquanto até ser lançado o vista)

como por exemplo um k6-2, com pouca ram... bem eles poderiam ter o linux atual com distros leves que invez de ter o windows sem suporte a umonte de coisa (o 98 e 95 hoje em dia não tem suporte a muitas coisas),poderia ter tudo atual disserto com um xfce que é parecido com 9x e que poupa uma maquina. mas o pessoal não pensa assim,eles querem o windows 95 ou 98... e não adianta tentar (principalmente pessoas mais velhas que foram acustumadas com windows... essas é quase impossivel)

vai acontecer a mesma coisa com o windows.. o pessoa que não puder migrar para o vista (questão de hardware) não vai ir para o linux,vai preferir continuar com seu XP. lamentavel mas é verdade.

o que poderia mudar essa situação é se os usuarios linux ajudassem mais a fazer as pessoas testarem o linux,pois o pessoal normalmente não acha motivo nem um se não tiver alguem para incentivar.

2) Nao existe XGL pra windows ;D
a microsoft ja deu um jeito de copiar,só que é com directX... para eles foi moleza ja que linux é opensource... olharam o codigo fonte do XGL e dizeram um similar.

T+
Cai fora do Forum...

Entenda o Porque !

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #20 Online: 03 de Novembro de 2006, 13:56 »
Eu sou tão interessado na distribuição dos computadores porque acho que na maioria das vezes quem decide o OS não é o usuário e sim o vendedor! Quantas pessoas podem se gabar de "formatar o computador"? Outro fator que pode ajudar o crescimento do Linux é a utilização de padrões SL para documentos, por exemplo, pelo setor público como o poder judiciário. Universidades e o setor privado também!

Offline JeffersonX

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 442
  • Linux User: #364092
    • Ver perfil
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #21 Online: 03 de Novembro de 2006, 18:18 »
Acho que haverá sim uma migração, ainda mais pela burocracia danada que vai ser a luta deles contra as versões piratas. Nó! Se ativar um XP todo licenciado corretamente pelo telefone só porque formatou o micro várias vezes já é chato pra caramba, imagina só esse esquema de validação periódica. E se o cara não tiver internet? hahaha

Um amigo meu que estava usando o RC1 Vista me pediu pra preparar o Ubuntu no PC dele pra usar como padrão. O cara é fera de mais no Windows, conhece de mais, e parece que está querendo aprender um pouco de Linux. Não ficou 100% lá, por causa do mp3 player da Sony dele que não consegui fazer sincronizar com o Ubuntu e o Xine que fica com uma linha piscando na parte de baixo dos vídeos DVDs, mas o cara gostou pra caramba. MP3, DVD, MSN e até o ICA client do Citrix que podemos baixar de graça do site do Citrix. Tudo redondo. E acho que vou conseguir mais um adepto do Amarok hehe

Agora uma coisa temos que levar em conta: o preço de hardware está caindo muito, mas muito mesmo. No início do ano passei meu micro pra 1GB de RAM (2x de 512MB original da Samsung) por apenas +/- 220 reais. Acho que quando o Vista chegar, já que está atrasando tanto, o hardware vai estar mais barato e com o tempo irá batear mais com o tempo e à medida que o pessoal for migrando. O XP mesmo foi assim. De imediato não foi tão grande a demanda, mas hoje, 5 anos depois, tem gente de mais usando. Acho que deve ser o padrão juntamente com 2000.

Outra coisa que impulsiona demais o uso do Windows é micro novo com Windows pirata. Quase todos lugares que se vai comprar um PC novo montado, vem de bônus Windows, Office, Norton/McAfee e outros programas piratas. O meu micro mesmo veio assim e sem eu pedir nada. Agora com esse combate contra pirataria que a Microsoft está tento, vai frear isso.

E sou muito mais um Ubuntu com Aiglx+Beryl rodando do que o Vista com efeitos ativados. Muito mais prático e bonito. Ah! E o melhor! Mais leve!!! Esse último então é incontestável hehe  ;D
« Última modificação: 03 de Novembro de 2006, 18:19 por JeffersonX »
Linux Professional Institute Certified - Level 1, Novell CLA - Certified Linux Administrator, Microsoft Certified Professional - Windows Server 2003, ITIL Foundation Certified
Meu Blog: http://tibyjeffersonx.blogspot.com

Offline Borg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #22 Online: 26 de Novembro de 2007, 01:13 »
Olá pessoal,

vendo este tópico me inscrevi para dar a minha opinião:

o grande empecilho do pessoal (como eu) que usa windows migrar de vez para o linux é a falta de suporte para jogos atuais. Eu sei que tem vários jogos que funcionam no linux, mas isso não são TODOS, e sim alguns. Garanto que se os jogos funcionassem de igual para igual com o windows 50% da gurizada que usa windows migraria. O resto não migra pq acha complicado ficar instalando coisas escrevendo linha de código, é culpa da geração next, next, next, done. Tipo tentei instalar o Fedora 8 e ele não reconheceu meu HD sata, ou seja, faz o cara ficar desanimado.

Estou baixando o kubuntu 7.10 e o BigLinux pra ver se consigo instalar e ir migrando aos poucos pra linux, mas serei obrigado a manter o XP para jogar.

Abraço.  ;)

Offline Ioca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 163
  • "Compartilhar para tornar-se imortal"
    • Ver perfil
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #23 Online: 26 de Novembro de 2007, 08:59 »
É, sou um desses que optaram pelo Linux. Naquela época queria usar o Vista e, depois, verifiquei que meu pc não ia rodar bem o sistema e com tanta falação sobre o Linux,resolvi começar pelos live cds do Big,Famelix, Kurumin até chegar ao Ubuntu 6.10, 7.04 e,agora, o 7.10.

Offline Intruder_A6

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 232
  • Kubuntu 14.04
    • Ver perfil
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #24 Online: 26 de Novembro de 2007, 09:21 »
Espero que aconteça :D

No Brasil eu acredito que muita gente vai permanecer do XP até acharem uma maneira de burlar toda a proteção contra pirataria do Vista. Eu torço para que o sistema seja realmente bem protegido contra cópias piratas pois isso só vai fazer com que o número de usuários da nova versão caia e quando o XP começar a ficar atrasado o pessoal vai ter que buscar uma alternativa... Ubuntu neles!

Eu uso o Linux e Ruindows XP ( infelizmente a versão pirated edition, como a maioria da humanidade ), mas um empurrão muito forte para passar de vez para o Linux seria o endurecimento dos mecanismos de proteção contra cópia. Com um "incentivo" desses largaria de vez o Ruindows XP quando ele ficasse sem suporte ( atualizações de segurança ), e começasse a me sentir ameaçado pelos muitos bugs "esquecidos" pela M$ .

Na minha opinião é, se a M$ endurecer muito as suas proteções contra cópia, vai sim perder muitos ( vai ser que nem um estouro de represa ) usuários do Ruindows ( Pirated Edition e até os legalizados, pois com Vista está florida ), mas será que eles serão tão burros a este ponto ? Até hoje eles nunca foram !

Mas todos os grandes impérios do passado ( países e empresas ) um dia caíram, e este não será nem o primeiro nem o último a fazer merd@ e se dar mal.
« Última modificação: 26 de Novembro de 2007, 11:10 por Intruder_A6 »

Offline arqueiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 70
    • Ver perfil
    • compra por catálogos
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #25 Online: 26 de Novembro de 2007, 09:37 »
... Já no Windows são 30 preocupações mesmo antes de instalar. O cara já vai na Neura do anti-vírus mesmo antes de usar o S.O. Eu vou direto no meu software. Os caras se preocupam em baixar cracks, enquanto isso eu tou doando traduções do manual do Blender para a Wikipedia em PT-BR...

greylica esta tua colocação é demais.  Vou usá-la daqui para diante como argumento seríssimo entre usuários de sistemas proprietários.

Usuários do Windows são meros mortais sofredores, que vão padecer no inferno dos direitos autorais...
Eu não sei ainda por que nos preocupamos tanto se nós já mudamos muita coisa, e já indicamos a luz do caminho.
Acho que o Linux deve ficar como está, e continuar crescendo devagar e sempre...

Outra colocação muito boa.

Eu não vou mais me preocupar e vou desviar de assunto por que todas as vezes que se fala em Microsoft e Windows é só discussão inútil sobre uma coisa que jamais foi nossa de verdade, mesmo que paguemos por ela.

greylica, apesar de atrasado, pois suas observações são do ano passado, você está de parabéns pela sua visão estratégica sobre o assunto e pelo domínio do mesmo.  Te peço que não deixe de participar de discussões sobre o assunto pois, creio que a tua visão é muito importante para todos aqui,
compra por catálogos

http://www.ecatalogos.com.br

Offline koianiskatsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 151
    • Ver perfil
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #26 Online: 26 de Novembro de 2007, 09:57 »
Citar
Na época do pre lançamento do XP, todo mundo dizia que o XP ia ser 100% contra pirataria .. Cadê ?
não do 1 mes pra algum cracker burlar tudo e distribuir em forum ou blogs ..

O Vista foi crakeado Antes mesmo de ser lançado. com dreito a usar a versão mais cara e torna-la orinal. digo isso pq usei dessa forma durante 2 meses sem problema. quase que meu pc explode. ;D

boi

  • Visitante
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #27 Online: 26 de Novembro de 2007, 11:09 »
Um ano depois, vemos que a profecia não se concretizou. E nem vai se concretizar tão cedo. A verdade é que a Microsoft manda. As pessoas usam o que a Microsoft quer que elas usem e fim de papo.

Offline nitrofurano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 55
    • Ver perfil
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #28 Online: 26 de Novembro de 2007, 14:07 »
O pior é que é verdade - enquanto os principais fabricantes (excepção da Apple?) não apostarem a sério no Ubuntu OEM... - a Dell merece ovação

Temos que ver também que a maioria dos utilizadores de Windows utilizam-o só porque veio no computador - acho que ninguém no mundo é doente o suficiente para assumir que gosta do Windows (tirando os funcionários da Microsoft, que o dizem só por conveniência...)

« Última modificação: 26 de Novembro de 2007, 14:23 por nitrofurano »

Offline koianiskatsi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 151
    • Ver perfil
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #29 Online: 26 de Novembro de 2007, 17:28 »
Citar
O pior é que é verdade - enquanto os principais fabricantes (excepção da Apple?) não apostarem a sério no Ubuntu OEM... - a Dell merece ovação

Temos que ver também que a maioria dos utilizadores de Windows utilizam-o só porque veio no computador - acho que ninguém no mundo é doente o suficiente para assumir que gosta do Windows (tirando os funcionários da Microsoft, que o dizem só por conveniência...)


Concordo com vc, nitro. nem todo mundo sabe instalar o windows muito menos o linux. E a dell está de parabéns por vender notebooks com ubuntu pré-instalado. o único problema é que ainda não são vendidos aqui no Brasil.