Autor Tópico: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?  (Lida 17097 vezes)

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Online: 02 de Novembro de 2006, 11:55 »
Por SKuLL_DeviLL
02 de Novembro de 2006

Isso é o que se descobriu através de uma pesquisa realizada em um blog, e embora este não seja um estudo realizado pelos grandes analistas do setor, tais como o Gartner ou o IDC, isso pode jogar alguma luz sobre as intenções dos usuários quando o Windows Vista chegar.

Segundo o autor, o teste esteve ativo durante umas duas semanas e durante este tempo, centenas de usuários puderam votar em uma das quatro opções disponíveis:

- Atualizar para o Windows Vista
- Continuar usando o XP
- Migrar para o MacOS X
- Migrar para o Linux





Como pode ser visto no gráfico, quase 30% das pessoas que participaram desta pesquisa escolheram a opção de migrar para o Linux, uma mudança muito interessante que poderá, inclusive, representar um grande impacto na administração pública e nas empresas.

Será que o Vista significa um empurrão em direção ao Linux, em substituição à própria Microsoft?

Fonte: FórumPCs -  http://www.forumpcs.com.br/noticia.php?b=188557
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #1 Online: 02 de Novembro de 2006, 12:06 »
 ;D

Essa migração eu não vou precisar fazer!


Mas que o Vista vai tirar muitos clientes da MS isso vai!

- É um chumbo (1GB de RAM para atividades normais e 2GB de RAM se quiser entrar nas jogatinas)

- Punem o usuário que vai comprar uma versão original (e cara) do Vista com restrições quanto a ativação do mesmo se o usuário resolver mudar o seu hardware.

- Limitação de instalação do Vista a dois PCs!

- Apenas  as versões mais caras rodarão em máquinas virtuais. 

- Validação periódica do Vista, agora estendida ao MS Office. 

- E o que muitos usuaŕios do Windows vem reclamando: o Vista pede senha para muita coisa, para própria segurança do usuário e do seu sistema!  A MS deixou todo mundo mal acostumado, parece que pedir senha é um insulto!
« Última modificação: 02 de Novembro de 2006, 12:10 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline mrbin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 229
    • Ver perfil
    • somnium
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #2 Online: 02 de Novembro de 2006, 13:00 »
É uma luz no fim do túnel. Pelo menos as pessoas se mostram abertas a novidades. Pode ter certeza que eu vou dar um empurrãozinho pra que essa estatística seja realidade hehe...
Ubuntu user nº 4141
Since 2004

Offline daskrs

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 84
    • Ver perfil
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #3 Online: 02 de Novembro de 2006, 13:18 »
Tomara que o vista venha com 2 estrelinhas azuis e uma verificação diaria contra a pirataria para aumentar ainda mais essa estatística! :)

Offline rockz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
    • yLog
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #4 Online: 02 de Novembro de 2006, 13:33 »
Espero que aconteça :D

No Brasil eu acredito que muita gente vai permanecer do XP até acharem uma maneira de burlar toda a proteção contra pirataria do Vista. Eu torço para que o sistema seja realmente bem protegido contra cópias piratas pois isso só vai fazer com que o número de usuários da nova versão caia e quando o XP começar a ficar atrasado o pessoal vai ter que buscar uma alternativa... Ubuntu neles!

Offline _Luks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Debian Lenny
    • Ver perfil
    • Meu Blog
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #5 Online: 02 de Novembro de 2006, 16:58 »
Na época do pre lançamento do XP, todo mundo dizia que o XP ia ser 100% contra pirataria .. Cadê ?
não do 1 mes pra algum cracker burlar tudo e distribuir em forum ou blogs ..

Offline greylica

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #6 Online: 02 de Novembro de 2006, 17:12 »
Eu quero realmente que a Microsoft faça como fizeram no século 14, caça ás bruxas, isso vai fazer com que nós finalmente tenhamos menos preocupações em relação á copiar e distribuir um software sem ter que ter medo,


Como o Linux é bom e não é como droga, eu distribuo, não preciso usar escondido e meu pai e minha mãe sabem que eu uso sem contra indicações. Não vicia ( já ensina o que é informática da maneira correta mesmo, acabando com vícios desde o início ) e faz bem para o cérebro. Além de tudo a interface é bonita e eu tenho orgulho de contar pra meus amigos que eu uso e abuso dela todo dia.

Só mesmo uma droga para ter que usar escondido, ser cara pra caramba, ter efeito colateral com vírus e aquele monte de porcaria de malefic ware-z que faz você passar mal de raiva. Fora isso você fica na mão do traficante por que ele sempre vai saber a quantidade que você usa e quentas horas voc passa usando.
Além disso, droga também não pode ser distribuída, senão vai preso, então pra que distribuir Windows ?
Se droga fosse bom, todo mundo distribuía e contava para os pais que usa sem problemas.

Uma vez eu disse pra eles que esse negócio de direito autoral ia ferrar com eles e que o melhor era liberar isso de uma vez e passar para uma estratégia de serviços pelo 0800, só que ao invés de escolher um ou outro medelo de maneira acessível, eles querem os dois... Querem ganhar dinheiro com a licença e ainda cobrar suporte. Assim não tem quem mereça mesmo e o jeito é o que todos estão fazendo até por precaução, -> saindo fora...

O problema da Microsoft é que ela não é mais uma empresa controlada por programadores , é uma empresac ontrolada por advogados loucos por dinheiro e que não se importam com esse negócio de humanidade. Até o Bill Gates saiu fora por que não aguentava mais e o Soros vendeu suas ações. Veja bem, o problema é que a pressão interna para conter a pirataria é maior do que a pressão interna para se adaptar ás conseqüências das mudanças que ocorreram desde 2000 pra cá. E está além da capacidade de todos os caras que tentam controlar a informática. Eles ainda tem a ilusão de obter com isso controle infindável, só que o mercado muda a cada tempo. E por mais que tentem sempra haverá a tribulação.
Basta observar a indústria fonográfica, muitas ainda relutam em abaixar os preços ou então vender on-line e ainda tem uma turma que diz que aqui no Brasil tem loja de música com todas as músicas , só que isso é uma mentira para enganar a não sei quem. Aqui no Brasil as poucas que tem não tem todas as músicas e a Apple e outras music stores não vem pra cá por causa dos impostos e por causa da pressão das gravadoras que ainda querem manter o controle sobre as finanças dos músicos. Mas toda a noite acaba em dia. E o sol vai brilhar amanhã. Eles podem mentir para muitos por muito tempo, mas não para todos o tempo todo.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2006, 17:39 por greylica »

Offline rockz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 156
    • Ver perfil
    • yLog
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #7 Online: 02 de Novembro de 2006, 17:32 »
Na época do pre lançamento do XP, todo mundo dizia que o XP ia ser 100% contra pirataria .. Cadê ?
não do 1 mes pra algum cracker burlar tudo e distribuir em forum ou blogs ..

Eu também acho que vão acabar burlando as proteções do Vista, mas se isso for ficando cada vez mais difícil pode acontecer o seguinte efeito... usuários mais leigos no futuro podem pensar que o windows é complicado porque exige conhecimento, pesquisa e algum trabalho braçal para conseguir instalar a versão pirata.

Offline AlexBR

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 388
    • Ver perfil
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #8 Online: 02 de Novembro de 2006, 18:35 »
Meu, eu não acredito. As pessoas, simplesmente, não sabem... não gostam... não se interessam em... usar outra coisa que não seja Windows. Vai ter neguinho fazendo upgrade no micro só pra instalar o Vista.

O Linux seguirá seu caminho devagar. Primeiro será utilizado pelas empresas... Daí... Chamarão a atenção das empresas de software que desenvolverão seus aplicativos também para linux.

As pessoas não querem usar aplicativos compatíveis. Elas querem usar os aplicativos que a maioria... que elas já... que conhecidos delas... usam. Então, só quando (quase) todo software Windows tiver uma versão nativa para Linux.... O Linux será popular.

O que estamos vendo não é o fim da Microsoft, mas apenas o começo do fim. Ainda falta tempo!

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #9 Online: 02 de Novembro de 2006, 18:43 »
É um hardware muito pesado pra rodar, eu conheço pouquíssimas pessoas com 1 gb de Ram (além de mim  ;D)!

Também acho que o XP vai reinar por um bom tempo, mesmo depois do lançamento do Vista. Lembro que o win 98 roudou em muitos computadores mesmo muito tempo depois do lançamento do XP. De qualquer forma eu nunca torço para "melhorarem" o sistema anti-pirataria. Na maioria dos casos isso significa perda de privacidade, o que é um mau precedente sempre. Eu quero que o Linux cresça com as próprias pernas.

Só pra terminar, qual será o comportamento dos fornecedores de computador? Tanto os fechados como a Dell e o Positivo tanto os montados, lojinhas Paraguajas. Com essa dureza toda vão passar a distribuir computadores modestos com Linux? A Microsoft continuará distribuindo o XP para controlar essa fatia do mercado?

Offline Expect

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
    • Ver perfil
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #10 Online: 02 de Novembro de 2006, 18:52 »
Eu axo que vai demorar e muito ate as pessoas optarem pelo Linux e também é necessário que o Linux saiba receber os novos utilizadores pq n podem mudar para Linux por exemplo pro nosso Ubuntu Edgy e encontrar erros ou coisas complicadas de fazer ou ainda que tenham que se esforçar muito para aprender a mexer no Linux tudo tem que ser facilitado e formação em escolas ou noutros sitius com capacidade para dar palestras era muito bom para que as pessoas aprendessem um pouco mais sobre Linux sem tarem a pesquisar ou estudar por livros ou tutoriais.

;)
GNU/Linux User #317824
Linux uma alternativa, não uma substituição.
http://hamacker.wordpress.com/script-ubuntu-perfeito/

Offline greylica

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #11 Online: 02 de Novembro de 2006, 19:41 »
Eu acredito que há um grande equívoco em uma série de coisas que se prega sobre o Linux.

Primeira -> A questão de memória, o Ubuntu normalmente não trabalha com menos de 256 MB de RAM, as pessoas tem de pegar uma outra versão para máquinas de menos memória ( tem versão para menos de 192 Mb de RAM no site do UBUNTU ), mas em geral dizem que o software é lento. O Linux não é lento, sua versão está errada para seu hardware.
Segunda -> O Linux serve para aproveitar máquina. Bom, sim e não... Isso não depende do Linux e sim do que e como você quer fazer.
Terceira -> É leve. Sim, é leve, mas coloca um montão de serviço nele em máquina boketa pra ver o que acontece...

A pior coisa que eu vejo também em alguns usuários Linux é ser mão de vaca com a máquna e sovina, e achar que o Linux vai resolver isso por que é mais leve. É exatamente o contrário, você deve ter um mínimo de carinho com seu equipamento para colocar Linux pois ele pode ficar tão ou mais pesado do que o XP ou mesmo o Vista. Mas também dá para desabilitar todos os recursos visuaisou usar o XFCE para consumir menos do X11.

Há uma confusão por que se diz que o Linux é mais leve, não deveria ser ensinado desta maneira. O que deve ser ensinado de fato é que o Linux tem uma programação mais concisa e portanto utiliza menos recursos para chegar aos mesmos resultados.
A comparação mais próxima seria diferenciar uma linguagem compilada de uma linguagem interpretada, em geral o Linux tem muito mais de linguagem compilada do que interpretada, no passado se fazia muita piada com isso sobre as chamadas TAGS, dizendo que o Windows é uma plataforma feita de TAGS. ( Aqueles comentários com bandeirinhas para indicação ).

Gente, para ficar bom mesmo, se você quer usar Linux de maneira a ser leve e ajudar no seu trabalho, usem no mínimo 256 a 512  de memória RAM, caso contrário ele pode trocar tanto quanto o Windows e aí não vai ter diferença nenhuma, vai ficar péssimo.

Aqui por exemplo ele usa a mesma coisa de memória que o Windows para funcionar, mas é claro que está com muitos recursos que o Windows nem sonha em ter, mas mesmo assim , com o tal do Doce nos olhos ( eye candy ), o Linux pelos recursos que tem é muito mais leve.

A minha situação aqui é que eu trampo com Blender , planejo viver de Blender e quero realmente fazer isso por que gosto. O Blender exige muito da máquina e é um programa que roda tão bem em Linux quanto em Windows. Mas a questão é :
Se eu uso ele, o que ele exige da minha máquina para que eu realmente produza algo com ele ?
Quando alguém compra um computador e fala para o vendedor que vai usar a porcaria do piratão do 3Ds ou do Corel, ou o tal do Photoshop que perde para o Gimp um horror ( basta comprar o manual do Gimp para comparar um e outro, o Gimp tem muito mais recursos ), compra uma máquina com mais ou menos uns 512 de RAM no mínimo. Por que é que uma máquina que usa Linux usaria menos para fazer as mesmas tarefas ? É uma idéia absurda que os novatos tem quando chegam por aqui por que realmente no início o Linux era mais leve até que o 95, mas não dá para rodar um kernel 2.4.14 no meu P4 EE por que nada vai funcionar direito, nem SSE3, nem o GART do AGP que é o 3.0 (8X), nem o driver da Nvídia que exige no mínimo o 2.6.12. Também o Windows 95 não instala aqui então qual a diferença ?

Então estão ensinando errado muitos dos novatos no Mundo Linux. Isso é saudável de discutir.
Eu aqui uso 2Gb de RAM e 4GB de SWAP, com PAE ( Page adress Extension -> ele endereça 48 bits de RAm ao invés dos 32 normais o que me dá mais ou menos 64 Gb utilizáveis ) habilitado no Kernel por default, e uma quadro 4000 de 256 MB de RAM.

É óbvio que o sistema fica muito leve, extremamente responsivo, só que quando arrebento na modelagem, o ponteiro do uso de memória vai parar na casa dos 1,5 Gb  e meu sistema fica responsivo normalmente. Já pensou se eu entrasse na paranoia de tentar rodar isso em um hardware boketa só por que é Linux achando que ia ser " levinho ... "?

A questão de eu usar o Linux é mais profunda ainda, o PAE nunca funcionou no Windows 2000 ou XP, então o Windows é que não roda hardware pesdo,e para animação 3D, você deve usar peso pesado em hardware e não um 486 achando que o Linux vai te salvar.
No meu caso em específico, o Blender arrebenta com 2Gb no Windows e só arrebenta com 4 no Linux, ou seja o Linux me deixa trabalhar em dobro e ainda abre mais de uma instância com 4Gb por aplicativo. No Windows o Limite é 2 GB e acabou, tentou abrir mais alguma coisa seu sistema trava. É conhecido como Switch de 3Gb, mas o PAE que eles dizem que o Windows suporta nunca funcionou, agora menos ainda quando eles estão tentando vender outro sistema capado.

No Vista eles vão continuar com o CAPADO nos 128Gb mesmo com o hardware de 64 bits suportando 2TB de RAM. Quando a turma estiver atingindo o Limite eles lançam outro software. Só que para mim isso não serve, por que o Blender , no último curta metragem de grande repercussão, usou pelo menos 3Gb de RAM para renderizar as frames. Eu estou somente estudando, mas em média um arquivo .blend que monto usa em média 300MB de RAM.

Minha escolha pelo Linux não é somente emocional, é quase que totalmente racional.
O Linux é excepcional para profiossinais de animação e de vídeo. Mas nada disso adianta com hardware ruim.






« Última modificação: 02 de Novembro de 2006, 19:53 por greylica »

Offline BetinhoDJ

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu 7.04 / Arch Linux
    • Ver perfil
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #12 Online: 02 de Novembro de 2006, 19:51 »
Eu acho que o Vista vai acabar empurrando muitos usuários pra outras plataformas sim, mas não só pelos dispositivos anti-pirataria porque isso ja esta mais do que comprovado que não funciona muito, mas principalmente pelas exigencias de hardware que ele tem.
Tudo bem que os pcs estão bem mais em conta hoje em dia mas os mais em conta são justamente os que não tem folego pra empurrar o elefante que é o Vista. Se for pra gastar o deinheiro de um Mac pra montar um pc pra rodar o Vista eu compro um Mac. Ou os usuarios vão preferir ficar no XP ou vão migrar pra outras opções compativeis com o seu equipamento.

Vivendo e Aprendendo!!

Offline greylica

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #13 Online: 02 de Novembro de 2006, 20:06 »
Está errado, daqui pra frente o que vai definir o cenário do Linux é o que você faz com ele e não se ele vai ser ou não mais leve para máquinas antigas, e a questão de hardware para o Vista não vai importar para os heavy users, o que importa para heavy users como eu é a usabilidade e responsividade + confiabilidade, e é isso que estou alertando. Pode ser que muitos continuem no XP só para não comprara hardware novo agora, mas no futuro eles vão comprar hardware para usar com o software e com certeza vai ser muito mais poderoso. Isso vai ser um fator de tentativa de migração muito grande, mas o ponto de transição do Linux não vai ser mandatório pelo hardware exigido pelo Vista, não é isso o que vai fazer com que as pessoas parem no Xp ou migrem.

Disso eu tenho certeza absoluta.

Por que a indústria não vai parar de melhorar o hardware. mesmo que a Microsoft parasse mais um ano no Xp as pessoas mesmo assim iriam comprar um Quad core da Intel para deixar o XP mais rápido, ou uma placa de vídeo nova para jogar o seu jogo mais rápido. Estamos chegando á um ponto de transição onde o hardware está em equilíbrio de valores com software e não mais como era antes em que o software era mais importante que o hardware, coisa que levou o Sr. Bill Gates ao topo.

O que vai ser discutido agora vai ser se o software capado servirá para as gerações seguintes. E como muitas pessoas e empresas estão migrando nesse momento para o Linux, pode ser que elas comprem hardware novo para Linux também, para rodar  seus aplicativos com mais velocidade, e o Linux pode regular o mercado tanto quanto o Windows regulou durante esses anos todos, só que de uma maneira diferente e mais peculiar, que é justamente pelo que se faz com seu computador, mais e mais rapidamente. A Intel entendeu isso e lançou processadores de núcleo quádruplo e a AMD também está a caminho, , IBM vai lançar o G6 + a combinação explosiva de FPU do Cell + o melhor kernel de todos, o kernel Linux. É uma combinação matadora, visto que o G6 virá com 5 Ghz e um novo sistema de resfriamento.
A escolha vai ocorrer por causa do limite do que se vai fazer com o software e é claro que as pessoas planejam comprar hardware que não vai parar por anos, e nisso o Windows Vista vai capar sua usabilidade se transformando em um video-game, som, vídeo cassete com algumas funções de telefonia e uma porrda de limitações que o deixarão como um console de atari, com Rom pré-programada imexível.
  Claro que o Linux pode fazer tudo isso e mais um pouco, e pode ser adaptado, portanto teremos heterogeneidade pelo uso do software e com o hardware mais rápido para gerar mais resultados como um chamariz para a funcionalidade do produto. O Windows pode perder feio com sua limitação de usabilidade. Eu troco de máquina de tempos em tempos para entregar meus trampos mais rápido, o Vista se tornou um empecilho para isso, portanto se eu não sou apenas um funcionário que fica digitando pedidos o dia inteiro e uso coisas que são produzidas exclusivamente por computador, eu preciso de ferramenta mais rápida o possível, se o Windows capar isso e é o que ele prometem, eu tou fora, eles não podem regular a velocidade que os outros trabalham.
Do ponto de Vista de uma empresa eles acreditam que o que eles tem já está suficiente e tudo o que eles querem não é o Vista, é segurança e rapidez, não dá para ficar adicionando coisas inúteis no ERP de uma empresa só para encher linguiça, e mesmo que eles usem o pinguim, vão comprar hardware por que é mais rápido, por que é mais seguro do ponto de vista de MTBF e por que conforme os anos se passam, o mesmo software não trava mas pode ficar pesado devido á tantos dados. Então quem é o culpado ? é o software ?
Não.
Se o Vista não traz ganho nenhum como software não há motivos para migrar. Então o que sobra para o Vista ?
Compradores casuais de hardware com o software, que também podem se decontentar e pedir o tal do downgrade, mas se a Microsoft barrar o Downgrade o mercado entrará em colapso por máquinas sem S.O. ou com o produto de menor valor possível paar a Microsoft. e é aí que vai se formar a pressão total contra as empresas para fazer as coisas para o Linux.
O Linux é mais seguro e dificilmente quebra, então o hardware vai ser mandatório até que outra onda de software se forme para equilibrar o mercado de novo. Com tantas limitações no Vista e as pessoas não parando de comprar hardware novo, o Linux poderá entrar com certeza como substituto funcional do Windows, o Resto é o de sempre, software + hardware, hardware + software e tocar a vida.

Eu quero mesmo é que eles façam tudo que podem para acabar com a pirataria do software deles. Assim a possibilidade de mudar de comportamento vai ser a única saída. Quem sabe eles não mandam um monte de advogadors embora e contratem mais programadores ? Quem sabe não se transformam em uma empresa de suporte para os códigos abertos deles ?

Milagres acontecem.
« Última modificação: 02 de Novembro de 2006, 20:34 por greylica »

Offline ins3rt c0in

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 698
    • Ver perfil
Re: 30% dos usuários de XP migrarão para o Linux?
« Resposta #14 Online: 02 de Novembro de 2006, 20:46 »
Mas também é fato que alguém que queira vender um computador a preços módicos (configurações modestas) pode tender a botar Linux para não sobrevalorizar o produto com uma licença, ainda mais que, dizem por aí, deverá ser "renovada" todo ano, quase como assinar TV a cabo. A Dell por exemplo. Como ela vai comercializar a linha mais econômica com o Windows Vista? Ela não pode recorrer ao Windows XP Pirate Edition. Não sei até que ponto a MS está disposta a comercializar o XP por um longo período para continuar nesse nixo de mercado.