Falha com leitor de digitais no Ubuntu: sugestões?

Iniciado por Kairion, Ontem às 20:40

tópico anterior - próximo tópico

Kairion

Boa noite a todos.

Estou usando o Ubuntu 25.10 e verifiquei que tanto nele quanto na versão anterior (25.04) o leitor de digitais que utilizava no Windows para me autenticar no sistema não funciona.

Ele aparenta registrar a digital, mas durante a leitura o resultado é sempre negativo (erro de não conformidade). Vale notar que ele é indicado na lista de dispositivos compatíveis da página da libfprint.

Meu leitor é um dongle USB visualmente semelhante a este (comprei anos atrás, então não tenho o link original):
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-4791077022-leitor-biometrico-digital-digitais-biometria-usb-windows-pc-_JM

E o ID dele (lsusb) é:
CitarBus 003 Device 008: ID 04f3:0c28 Elan Microelectronics Corp. fingerprint sensor [FeinTech FPS00200]

A principal diferença que encontrei entre Windows e Ubuntu é que no primeiro a leitura é por toque, enquanto no segundo é por deslize do dedo.

Alguém possui este modelo funcionando e poderia indicar o que eu deveria fazer para atingir esse objetivo?
Alternativamente, alguém saberia indicar um leitor de digitais que funcione com o Ubuntu? Não me importo em comprar outro dongle desde que atinja o mesmo funcionamento que possuía no Windows.