Olá, senhores. Testei ontem o LiveCD do Ubuntu e, tendo gostado em muito, resolvi instalá-lo na minha máquina, com o InstallCD. Felizmente não substituí meu sistema antigo, o Conectiva 10. Embora tenha gostado do Ubuntu, ainda não fui feliz.
Opero um Athlon XP 1700+, 512Mb, com a seguinte configuração de HDs:
hda -> 30Gb, particionado em
hda1 > 15Gb, partição Windows
hda5 > 2Gb, Ubuntu
hda6 > 512Mb, swap
hda7 > 13Gb, Conectiva
hdb -> 80Gb, em uma única partição FAT32
hdc -> CD-RW
hdd -> 120Gb, em uma única partição FAT32
este HDD merece uma observação: ele era um HD Macintosh, que comprei de um colega. Quando o instalei pela primeira vez na máquina, e fui formatá-lo, tive muita dificuldade, pois o sistema UFS, dos Macs, usa um esquema de várias partições minúsculas. Penei para botar ele pra funcionar, e o que me aparecia no Conectiva, até então, era somente hdd1, montada como FAT 32, como eu queria.
--em virtude de uma tempestade elétrica, vou continuar este post mais tarde --
>> continuando o post...
Pois bem. Testei o LiveCD do Ubuntu, como disse e gostei. Na instalação, quando abriu o particionador, eu deixei todas as partições sem modificação, indicando somente a swap e o "/", no hda5. O que achei estranho foi o hdd estar dividido em várias minúsculas partições e duas partições grandes, diferente mesmo do particionamento que existia quando ele era Mac. Mandei deixar este drive sem alteração, e prossegui. Pois bem, perdi acesso ao meu HD. Não consigo montá-lo, nem no Ubuntu nem no Conectiva, e o WindowsXP está me informando que o drive não está formatado. Quando tento montar, a seguinte mensagem:
[root@perezuda stefano]# mount -t vfat /dev/hdd1 /mnt/tres
mount: tipo de sistema de arquivos incorreto, opção inválida, superbloco inválido em /dev/hdd1, ou número excessivo de sistemas de arquivos montados
Agradeço desde já qualquer idéia.