Autor Tópico: Ubuntu 22.04 lts em dual boot com windows 11 no dell precision 3571  (Lida 625 vezes)

Offline fanig01

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Olá pessoal, tudo bem?

Quero fazer uma instalação do ubuntu 22.04 lts em dual boot em um notebook dell precision 3571 já com windows 11 pro.

O notebook já tem um ssd de quase 1tb e outro só pra dados, a intenção é deixar 200gb para o windows e o restante para o ubuntu que é o que irei usar com maior frequência. Ele também tem uma boa quantidade de memória: 64gb ram.

Assim, estou com algumas dúvidas.

1 - Como a bios tem unidade uefi, e desejo usar o próprio sistema da bios para gerenciar inicializações, não necessitando do grub. Quero saber sobre a criação da partição de boot pra uefi, no caso quanto de espaço precisa pra essa partição? Qual o tipo dessa partição, no caso ela fica como área reservada de inicialização do bios ou partição de sistema efi? Pois já vi tutoriais usando tanto área reservada, tanto como partição de sistemas efi, e assim, não sei o certo para esta instalação. E por último, o dispositivo no qual instalar o carregador de inicialização, no caso onde ou qual local devo instalar esse carregador de inicialização? Pois já vi tuto informando para instalar na mesma unidade onde está se instalando o ubuntu, e outros informando para instalar na mesma unidade do windows, e outros instalando de forma padrão, deixando já selecionado o que o sistema de instalação já trás marcado e seguindo a instalação.

2 - Sobre a criação ou não de uma partição swap. Sabendo que o notebook já tem uma boa quantidade de memória, 64gb, é necessário criar uma partição swap? Se sim, quanto de espaço seria necessário para essa partição? Já obtive informação de que para versões mais novas do ubuntu não é necessário partição swap, mas estou na dúvida.

3 - Sobre a necessidade de criar a partição /home. Não sei se caso não criar uma, se o próprio sistema já se encarrega de criar ou precisa necessariamente criar? Se precisa criar, para o meu caso, que já vou ter um espaço a parte para dados, como arquivos de imagens, vídeos, sons etc. Quanto de espaço precisaria para o home? Pretendo usar algumas máquinas virtuais, mas não tenho como prever quanto irá ocupar do home.

Desde já agradeço as informações.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.195
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 22.04 lts em dual boot com windows 11 no dell precision 3571
« Resposta #1 Online: 05 de Julho de 2024, 15:40 »
Olá

Você pode escolher a instalação automática instalando lado a lado com o Windows. Ou setar manualmente o particionamento. Como você não tem experiência, se tiver risco de perda de dados, faça backup e recomendo instalação automatizada. Caso queira fazer manualmente inclusive para aprender, segue abaixo as respostas das suas dúvidas mencionadas:

500MB para a partição de boot ela deve ser setada em "usar como" (use as) EFI system partition (será criado automaticamente fat32 com os apontamentos).
Não precisa de uma partição Swap
Criar a partição /home é uma opção sua. Eu gosto de criar porque fica mais organizado e caso eu atualize o sistema, posso formatar a partição raiz "/" e deixar a "/home" intacta, mas dependendo da quantidade de aplicativos que  você use, deixe pelo menos uns 70GB para raiz "/".
Se você optar por não criar a /home a home ficará no diretório raiz.
Carregador de inicializaçã, se for "SDA" o dispositivo, escolha "/dev/sda"
Ubuntu Studio 22.04 LTS