Autor Tópico: Problemas ao instalar Wine no Linux Mandriva  (Lida 5800 vezes)

Offline dzlnl

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Problemas ao instalar Wine no Linux Mandriva
« Online: 02 de MAR?O de 2023, 18:09 »
Galera, Tenho passado grandes dificuldades pra instalar jogos no linux mandriva, muitos deles são próprios pra windows e esses dias fiquei sabendo do "wine" agora surgiu uma nova esperança de dar certo, alguém aí sabe como posso instalar o wine no linux mandriva? Toda ajuda será bem vinnda... Obg desde já!!  ;D

Offline Sampayu

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 498
  • "Não é possível semear de mãos fechadas"
    • Ver perfil
    • YouTube
Re:Problemas ao instalar Wine no Linux Mandriva
« Resposta #1 Online: 02 de MAR?O de 2023, 19:06 »
Eu não uso Ruindows nem nada relacionado a ele, mas a maneira mais prática de rodar (alguns) jogos dele no Linux é instalar o POL (Play On Linux), que basicamente instala o WINE (emulador de Ruindows) só que de maneira customizada para funcionar com cada jogo diferente. O comando para instalação do POL (já com as recomendações que o complementam) é:

Código: [Selecionar]
sudo apt install playonlinux --install-suggests -y
Para jogos que você tenha comprado e estejam disponíveis no Steam (que é uma espécie de máquina virtual que emula o Ruindows dentro do Linux, tal qual o WINE faz só que o Steam é bem mais avançado), é bem mais recomendável instalar o Steam e então executar esses jogos dentro do Steam. O comando para baixar e instalar o Steam é este:

Código: [Selecionar]
sudo dpkg --add-architecture i386 ; wget https://cdn.akamai.steamstatic.com/client/installer/steam.deb -O /tmp/steam.deb ; sudo apt install /tmp/steam.deb
(copie o comando acima, pressione Ctrl Alt T para abrir uma janela do terminal do shell, clique nessa janela e pressione Ctrl Shift V para colar esse comando que foi copiado, em seguida pressione Enter, digite sua senha e confirme pressionando Enter novamente)
« Última modificação: 02 de MAR?O de 2023, 19:13 por Sampayu »
Yuri Sucupira ("Sampayu")

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 812
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Problemas ao instalar Wine no Linux Mandriva
« Resposta #2 Online: 03 de MAR?O de 2023, 12:42 »
Galera, Tenho passado grandes dificuldades pra instalar jogos no linux mandriva, muitos deles são próprios pra windows e esses dias fiquei sabendo do "wine" agora surgiu uma nova esperança de dar certo, alguém aí sabe como posso instalar o wine no linux mandriva? Toda ajuda será bem vinnda... Obg desde já!!  ;D
Olá,

Primeiro que não estou chamando atenção de ninguém é porque uma vez um moderador me veio com indiretas, mesmo sabendo que eu já li e reli as regras de postagem desse fórum.

Agora Mandriva mesmo? Ela é extinta, finada a anos e, muitos por sinal e por isso você não vai conseguir instalar nada, nada mesmo na mandriva e dificilmente alguém daqui saberia lhe indicar algo plausível

T+
« Última modificação: 03 de MAR?O de 2023, 12:44 por creto »
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline flavioml

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re:Problemas ao instalar Wine no Linux Mandriva
« Resposta #3 Online: 10 de Abril de 2023, 16:54 »
Se vc quer jogar no Linux sugiro que, primeiramente, migre para uma distribuição ativa e em seguida instale o steam. Caso migue para ubuntu ou derivados, mando um link de tutorial para instalação do Steam:
https://diolinux.com.br/sistemas-operacionais/linux-mint/como-instalar-o-steam-no-ubuntu-linux-mint.html
Flavio ML