Autor Tópico: Problemas em configurar rede(iNICIANTE NO MUNDO DO LINUX)  (Lida 2739 vezes)

Offline MerackRj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Problemas em configurar rede(iNICIANTE NO MUNDO DO LINUX)
« Online: 02 de Julho de 2022, 12:47 »
Olá boa tarde , primeiramente me perdoem  se já tem algo a respeito mas dei uma pesquisada e não achei tópico , somente 1 mas que não me deu muita luz.
Estou cursando tecnico em montagem e manut e pretendo me aprofundar depois em outras áreas e me interessei já de cara pelo Linux. Instalei primeiro o Ubuntu e não consegui conectar. Já testei em Live o Mint e o Pop Os e nada também.
 Tenho o windows 10 pro instalado no meu ssd como sistema principal e minha internet funciona assim:
 Meu provedor me fornece um ip estatico que fica configurado no roteador (ip , mascara,gateway e 2 dns) e no windows as configurações ficam todas em automáticas dhcp(ipv4,etc..) e isso funciona assim já uns 5-6 anos. Leigo como sou imaginei que as configurações no Linux seriam iguais no que estava enganado pois não consigo acessar a internet de jeito nenhum. Ja instalei o ubuntu no note da minha filha e pelo wifi conecta imediatamente.
No momento não tenho nenhuma versão instalada , estou com o pop os no pendrive acessando de vez em quando pra tentar soluções. Minha placa de rede esta listada como Nvidia nforce network controller e não sei se isso é o normal . Se alguém puder me dar uma ajuda desde já agradeço.


Offline deusdara

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 120
    • Ver perfil
Re:Problemas em configurar rede(iNICIANTE NO MUNDO DO LINUX)
« Resposta #1 Online: 02 de Julho de 2022, 20:07 »
Olá

Por favor veja neste link.

Ubuntu 20.04 instalado? Aprenda a configurar a rede via interface gráfica

https://pplware.sapo.pt/linux/ubuntu-20-04-instalado-aprenda-a-configurar-a-rede-via-interface-grafica/
[Mobo: Asus B85M-E/BR   ][CPU: Intel Core i7 4790@3.6 GHz][RAM2x4 GB 1333 MHz DDR3 Kingston][GPU: onboard Intel HD Graphics 4600][HD:Seagate 1,0 também SATA II][Fonte: Corsair CX 750 W][Ubuntu Gnome ]

Offline MerackRj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Problemas em configurar rede(iNICIANTE NO MUNDO DO LINUX)
« Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2022, 22:05 »
Rapaz eu já tentei todas as opções desses tutoriais , dhcp ligado/desligado , ip estatico , via interface grafica  e nada .

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Problemas em configurar rede(iNICIANTE NO MUNDO DO LINUX)
« Resposta #3 Online: 18 de Julho de 2022, 19:26 »
Olá MerackRj,

Normalmente esse problema acontece pq o Ubuntu não reconheceu a interface Wi-Fi durante a instalação.
Normalmente se resolve na atualização do Ubuntu. O problema é que pra atualizar, vc precisa de rede, mas pra ter rede vc precisa atualizar... chato, né? kkk
Mas tem solução sim. Supondo que vc está tentando usar por Wi-Fi, basta você conectar a máquina por cabo (deixe tudo automático mesmo!!!), deixar ela fazer as atualizações que aparecerem, e em 90% dos casos, resolve ao reiniciar.

Claro que boa parte das vezes em que alguém apareceu aqui com esse problema, conectar por cabo não era uma opção. Pra esses casos, eu recomendo sempre conseguir um adaptador Wi-Fi USB daqueles baratinhos, com chipset Realtek, que são reconhecidos imediatamente pelo Ubuntu. Basta espetar em seu computador, deixar o Ubuntu reconhecer e conectar em seu Wi-Fi. Quando as atualizações entrarem, é só aplicar, e você vai estar de volta ao jogo.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Problemas em configurar rede(iNICIANTE NO MUNDO DO LINUX)
« Resposta #4 Online: 19 de Julho de 2022, 21:31 »
Olá @MerackRj,

Poderia dar ao fórum o que pesquisar sobre seu problema mostrando aqui a saída de um comando no terminal:

Código: [Selecionar]
inxi -Nn
Isso daria ao fórum uma base
Código: [Selecionar]
pcloja@pcloja:~$ inxi -Nn
Network:
  Device-1: JMicron JMC250 PCI Express Gigabit Ethernet driver: jme
  IF: enp3s0f5 state: up speed: 1000 Mbps duplex: full
    mac: 80:ee:73:66:e1:fb
  Device-2: Realtek RTL8188EE Wireless Network Adapter driver: rtl8188ee
  IF: wlp6s0 state: down mac: 24:0a:64:60:46:91
pcloja@pcloja:~$

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto