Autor Tópico: Impedir Downloads Via Javascript? Browsers  (Lida 3454 vezes)

Offline maltalhado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Impedir Downloads Via Javascript? Browsers
« Online: 06 de Julho de 2022, 20:00 »
 Boa noite, bom dia, boa tarde (y)

 Gostaria de saber qual a segurança para inseguranças como essas existentes sem precisar desativar JavaScript em qualquer Linux?
 Especificamente Ubuntu no qual pretendo reutilizar de forma prolongada oficialmente.

 Ao trafegar por alguns sites me deparo com notificações de seguranças sobre links maliciosos, downloads recusados o que notoriamente transmite brutal insegurança.


 Link malicioso:


 Download negado:


Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Impedir Downloads Via Javascript? Browsers
« Resposta #1 Online: 07 de Julho de 2022, 08:55 »
Olá @maltalhado,
Antes de sugerir alguma opção, seria bom você explicar melhor seu ambiente, e que tipo de defesa você pretende criar.
Você está atrás de defesas para você mesmo, ou para sua rede?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline maltalhado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Impedir Downloads Via Javascript? Browsers
« Resposta #2 Online: 07 de Julho de 2022, 12:42 »
Eai @zekkerj no ambiente aqui contém mais de um desktop em funcionamento, a principio seria para mim mesmo, mas para rede local é melhor (Ambos).
 Não quero ficar exposto  a invasões, estou em um novo desenvolvimento aonde segurança é necessário.

 Certa vez há alguns anos sem antivírus no Ruindows em desktop secundário mas não virtual conversando com ip exposto possíveis ideias sem anexos em chat online surgiram desentendimentos, não muito tempo depois meu HD foi apagado.

 Não sou expert em tecnologia mas tenho ciência que uma .dll baixada em determinada pasta no Ruindows é problema, por isso estou perdendo o prazer em navegar devido a tanta infração existente.

 Já li algumas escritas que Linux não contém vírus mas sei que não é bem assim e por isso tenho receio de usar Linux, um firewall é suficiente?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Impedir Downloads Via Javascript? Browsers
« Resposta #3 Online: 07 de Julho de 2022, 14:31 »
OK... vamos começar esclarecendo: sim, o Linux pega vírus.
Não, a chance de você pegar um vírus para Linux fazendo downloads genéricos é muito, muito pequena. Mesmo.
A esmagadora maioria dos vírus que você vai ver por aí são para Windows. E a chance de que um vírus para Windows infecte seu Ubuntu é menor do que a de você ganhar na loteria.
Há várias coisas que você pode --- aliás, precisa --- fazer pra manter seu Ubuntu seguro. Mantê-lo atualizado é a primeira delas. Minhas dicas:
1. Use senhas fortes,.
2. Não instale pacotes fora dos repositórios.
3. Não instale pacotes que você não usa.
4. Não execute anexos vindos de usuários desconhecidos.
5. Não use o super-usuário (root) a menos que seja realmente necessário.

Essas dicas não são garantia absoluta de que você vai estar totalmente seguro, mas acredito que já vai reduzir bastante sua chance de ter algum aborrecimento.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline maltalhado

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
Re:Impedir Downloads Via Javascript? Browsers
« Resposta #4 Online: 09 de Julho de 2022, 22:40 »