Autor Tópico: Redimensionar partição do sistema para atualização do Ubuntu  (Lida 1544 vezes)

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Redimensionar partição do sistema para atualização do Ubuntu
« Online: 22 de Abril de 2022, 23:50 »
Olá boa noite á todos os caros colegas.
Estou criando este tópico pois gostaria da ajuda dos amigos para resolução de uma situação que é o seguinte...
Preciso atualizar o sistema Linux Ubuntu de um aparelho, para que se possa manter alguns softwares e scripts específicos. E para tal, pelo que vi através do Gparted, a partição do sistema é muito pequena, foi criada pelo desenvolvedor á conta exata para o sistema e as aplicações devidas, e sendo o Ubuntu 12.4, preciso atualizá-lo para no mínimo a versão 16.4, pois se trata de uma arquitetura de 32Bits. Dessa forma, tentei atualizar o sistema via comandos pelo terminal, apt-get clean, apt-get autoremove, apt-get update e apt-get upgrade, mas no final o sistema acusa que não há espaço suficiente para realizar a operação. Gostaria da ajuda dos amigos para saber como posso manipular essas partições e que possível partição eu devo aumentar de tamanho para que possa atualizar esse sistema através do terminal, sendo que tem a seguinte sequência:

/dev/sda1 - fat32 boot 2.44GIB
/dev/sda2 - fat16 99.00 MiIB
/dev/sda3 - desconhecida 12.21GIB
não alocada - 63.38 GIB


 Detalhe: Qualquer configuração que for feita no sistema, deve ser realizada no ambiente do sistema, pois o mesmo possui um script "freeze", que não faço ideia de como removê-lo e nem onde esteja instalado, por isso se for reiniciado, perde-se qualquer configuração realizada.
Permaneço no aguardo, obrigado!

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Redimensionar partição do sistema para atualização do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2022, 21:34 »
Sinto muito por lhe dar as más notícias mas o Ubuntu já não suporta 32-bits.

Considere alternativas como Debian e AntiX que sim ainda suportam 32-bits. Por quanto tempo mais ninguém sabe mas suspeito que vai acabar em breve. Ubuntu 16.04 já está há muito fora de suporte e não deve ser usado, fim do conto. Ubuntu 18.04 (Desktop e Server), mas não derivativos como Lubuntu. Xubuntu, etc.), ainda suporta 32-bits mas resta-lhe MENOS DE UM ANO de suporte. E qualquer máquina de 32-bits pede o ambiente de trabalho o mais leve possível logo o ambiente Gnome do Ubuntu padrão está fora de questão.

Conclusão: Troque de máquina.

Offline akonady

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 132
    • Ver perfil
Re:Redimensionar partição do sistema para atualização do Ubuntu
« Resposta #2 Online: 06 de Maio de 2022, 11:40 »
Então amigo, seguinte... Entendi sua colocação e já estava por dentro dessa parte, mas a questão é o seguinte: Esse aparelho esta sendo atualizado com a instalação de um SSD de 240Gb para instalação exatamente de um sistema mais atual, de preferência Linux. O problema é que, não há mais estoques desse tipo de aparelho, que é na verdade um projetor interativo, computador + Datahow em apenas um equipamento. Aqui é uma escola pública e, como tal, recebemos esse equipamento do FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Mas o que esta pegando é que, eu até quero instalar uma versão recente do ubuntu nele pois sei que ele suporta tranquilamente dentro da capacidade de hardware que ele possui. Mas, o que quero na verdade, é uma maneira de redimensionar suas partições, pois o HD padrão dele é um disco de apenas 16GB,  já vindo de fábrica assim, estando o sistema fechado nesse formato. Eu gostaria de redimensionar para tentar ao menos atualizá-lo para conseguir por ex., instalar o "aptik" nele  e capturar os drivers da lousa digital que precisamos aqui na escola, bem como encontrar nas pastas dele um script que faz o desligamento do aparelho como um todo, sendo: Computador + data show desligam automaticamente quando clicado o botão liga/desliga do aparelho, mas até o momento, vasculhei as pastas do sistema mas não consegui encontrar nenhum arquivo suspeito que faça referência à esse script, mas sei que existe, pois em um outro projetor de um pregão mais antigo, que faz essa mesma comutação via porta serial consegui encontrar, mas esse mais atual é via USB e está mais complicado encontrar. RESUMINDO: O que quero é capturar os drivers da lousa digital instalada nesse sistema que já esta obsoleto e sem espaço para instalar nada, bem como encontrar esse Script para reinstalar posteriormente numa versão atual de algum sistema Linux, seja Ubuntu ou outro derivado.