Autor Tópico: Posso separar /home em dois discos? Uma parte no SSD e outra no HD?  (Lida 2545 vezes)

Offline danilomaresia

  • Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Oi,

Gostaria de saber se é possível separar a /home em duas partes e colocar cada uma delas em um disco diferente (HD e SSD) no Ubuntu.

A ideia é ter o sistema e alguns arquivos importantes que mais uso no dia a dia no SSD e deixar o HD para arquivos maiores e menos utilizados.

Atualmente (só com HD), costumo usar a pasta /home/usuario/Dropbox (que é sincronizada com a nuvem) para guardar arquivos de rotina do meu trabalho e outros arquivos menos importantes no /home/usuario/Documentos.

Mas agora vou colocar um SSD e HD e queria manter a mesma lógica, mas com /home/usuario/Dropbox no SSD e o resto da /home no HD.

É possível?

Offline marciovinicius

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 112
  • http://peixenarede.blogspot.com
    • Ver perfil
    • Peixe na rede
Re:Posso separar /home em dois discos? Uma parte no SSD e outra no HD?
« Resposta #1 Online: 16 de Abril de 2022, 22:11 »
Eu fiz assim:
A pasta /home propriamente dita, coloquei no SSD (ao instalar o sistema) e no HD antigo criei várias pastas (aquelas padrão, tipo "Documentos", "Imagens", etc. ), depois criei links simbólicos na /home (substituindo as pastas padrão originais)... Até agora tem dado certo.
<Asus K8U-X><AMD Athlon 64 3000+><1,5Gb>
<NVIDIA GeForce FX 5500 256Mb><HD S-ATA 80Gb><HD S-ATA 250Gb>
Kubuntu 9.04 amd64

Offline danilomaresia

  • Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Posso separar /home em dois discos? Uma parte no SSD e outra no HD?
« Resposta #2 Online: 17 de Abril de 2022, 15:19 »
Eu fiz assim:
A pasta /home propriamente dita, coloquei no SSD (ao instalar o sistema) e no HD antigo criei várias pastas (aquelas padrão, tipo "Documentos", "Imagens", etc. ), depois criei links simbólicos na /home (substituindo as pastas padrão originais)... Até agora tem dado certo.

entendi. Beleza. Mas como você montou as pastas no HD? Tipo /home/usuario/algumacoisa...? Foi no momento da instalação do SO?

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Posso separar /home em dois discos? Uma parte no SSD e outra no HD?
« Resposta #3 Online: 18 de Abril de 2022, 08:50 »
Só um detalhe quanto a ter a uma home no HDD que é mecânico, e a /raiz do sistema no SSD que é elétrico, com isso muito mais velocidade de leitura e escrita, se for fazer como o marciovinicius mencionou acima muito bem.

Mas de forma nenhuma deixe a /home separa em HDD, seria a mesma coisa que comprar um Lamborghini e enfiar debaixo do capô um motor de um VW Fusca 68.

Então /raiz e /home juntas no SSD e no HDD apenas links simbólicos, OK!

Ou então deixar tudo sempre no SSD e no HDD deixar apenas como Drive de Backup/Porta-Objetos/Bagulharia, como preferir chamar.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Posso separar /home em dois discos? Uma parte no SSD e outra no HD?
« Resposta #4 Online: 18 de Julho de 2022, 19:47 »
Oi,

Gostaria de saber se é possível separar a /home em duas partes e colocar cada uma delas em um disco diferente (HD e SSD) no Ubuntu.

A ideia é ter o sistema e alguns arquivos importantes que mais uso no dia a dia no SSD e deixar o HD para arquivos maiores e menos utilizados.

Atualmente (só com HD), costumo usar a pasta /home/usuario/Dropbox (que é sincronizada com a nuvem) para guardar arquivos de rotina do meu trabalho e outros arquivos menos importantes no /home/usuario/Documentos.

Mas agora vou colocar um SSD e HD e queria manter a mesma lógica, mas com /home/usuario/Dropbox no SSD e o resto da /home no HD.

É possível?
Sim, é possível. Não vai ficar legal, mas sim, é possível.

Qual o tamanho desse SSD?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D