Autor Tópico: Bluetooth - Detalhe interessante  (Lida 3000 vezes)

Offline Pinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Bluetooth - Detalhe interessante
« Online: 16 de MAR?O de 2022, 21:57 »
Prezados:

 Tenho um notebook mais antigo, um Lenovo G460 com o Ubuntu 16.04 instalado. Uso esse notebook para navegar na Internet e ouvir músicas.

 E tenho enfrentado um detalhe interessante no Bluetooth desse computador: Tenho um fone de ouvido muito bom, compatível com a versão 5.0 que funciona lindamente nesse computador.
 Além do fone, tenho duas caixas de som Bluetooth e as duas têm o mesmo detalhe: Consigo parear, o áudio funciona plenamente, mas ao desligar a caixa para economizar bateria, ao tentar reconectar as caixas, elas fazem o pareamento, aparece o cadeado no ícone do Bluetooth na barra de tarefas mas o dispositivo não aparece na lista de dispositivos de som e lógico, não sai som!

 A solução é desconectar o dispositivo e conectar novamente na barra de ferramentas do Bluetooth. Isso não acontece com meu fone. Nele posso desligar e ligar quantas vezes eu quiser que ele sempre pareia normalmente.
 Vejo que problemas como esse ocorrem com certa frequência no Linux. Alguém tem alguma possível solução?

Muito Obrigado pelas dicas!!
System 76 Lemur 10510u 16GB - Ubuntu Original 22.04 LTS.

Lenovo G460 m380 8GB Ram SSD.- Ubuntu Unity 22.04 LTS.

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:Bluetooth - Detalhe interessante
« Resposta #1 Online: 01 de Maio de 2022, 22:23 »
Para começar, o Ubuntu 16.04 está fora de suporte há muito tempo.

Por favor instale uma edição suportada. A atual LTS é 22.04.

Offline Pinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:Bluetooth - Detalhe interessante
« Resposta #2 Online: 05 de Maio de 2022, 19:32 »
Para começar, o Ubuntu 16.04 está fora de suporte há muito tempo.

Por favor instale uma edição suportada. A atual LTS é 22.04.

 Sua informação não é totalmente verdadeira. O Ubuntu 16.04 possui suporte totalmente gratuito para atualizações de segurança até o ano de 2026. Ainda é plenamente possível usar a distro em máquinas que estejam com a instalação limpa e estável e sobre aplicativos novos ainda podem ser usados via snap ou fltapak.

Atualize-se!
System 76 Lemur 10510u 16GB - Ubuntu Original 22.04 LTS.

Lenovo G460 m380 8GB Ram SSD.- Ubuntu Unity 22.04 LTS.

Offline Pinho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re:Bluetooth - Detalhe interessante
« Resposta #3 Online: 13 de Maio de 2022, 15:39 »
Para deixar claro o problema:

 Depois que decidi tentar investigar o problema mais a fundo descobri que esse detalhe que está acontecendo aqui é devido ao rádio Bluetooth do meu notebook ser da antiga versão 3.0 e portanto, apresenta certa incompatibilidade com os rádios Bluetooth das caixas de som modernas.
 Para se conectar, é preciso deixar que o sistema tente conectar e após, no ícone do Bluetooth na barra de tarefas fazer a desconexão e em seguida conectar o dispositivo novamente e aí sim, a caixa de som conecta plenamente.
 Isso ocorre com três caixas de som que tenho, de marcas e modelos totalmente diferentes, mas não ocorre com meu fone de ouvido pois este, o rádio Bluetooth é versão 4.0.
 Portanto, não tem nada a ver com o sistema mais antigo que uso nesse computador em especial e a dica que deixo é que se seu Ubuntu, apesar de antigo como o meu 16.04 está estável e plenamente funcional, não compensa atualizar a não ser que você esteja usando um hardware mais atual e moderno! Use o ESM que é totalmente grátis e usufrua do seu Linux!

Abraços!
System 76 Lemur 10510u 16GB - Ubuntu Original 22.04 LTS.

Lenovo G460 m380 8GB Ram SSD.- Ubuntu Unity 22.04 LTS.