Autor Tópico: Boot via rede, como assim  (Lida 4410 vezes)

Offline wguedes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Boot via rede, como assim
« Online: 05 de MAR?O de 2022, 11:27 »
Como os senhores já devem ter visto no tópico "Programa temperamental, como assim?" Aquele ACER NITRO 5 AN515-44-R4C8, adquirido, além de ter sido anunciado com o Ubuntu a bordo e ter vindo cm o indomável Endless, que não me deixa instalar NADA, tem, na BIOS, como opções de boot, IPv4, IPv6 e Endless. Não há meio de dar boot por USB e não conta com leitor de CD/DVD.

Sou um ARRASO no tocante a rede e todas as pesquisas que fiz sobre o assunto, me deixaram mais confuso que esclarecido (questões relacionadas a Tico e Teco: tenho certeza de que vocês entendem a situação.)

O help de que preciso, agora, é: há alguma literatura amigável que me habilite a efetuar o boot pela rede, para instalar um novo sistema operacional? Ah, que saudade do Ubuntu!

Agradeço qualquer força que me puderem dar.

Guedes

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 811
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Boot via rede, como assim
« Resposta #1 Online: 13 de MAR?O de 2022, 21:39 »
Como os senhores já devem ter visto no tópico "Programa temperamental, como assim?" Aquele ACER NITRO 5 AN515-44-R4C8, adquirido, além de ter sido anunciado com o Ubuntu a bordo e ter vindo cm o indomável Endless, que não me deixa instalar NADA, tem, na BIOS, como opções de boot, IPv4, IPv6 e Endless. Não há meio de dar boot por USB e não conta com leitor de CD/DVD.

Sou um ARRASO no tocante a rede e todas as pesquisas que fiz sobre o assunto, me deixaram mais confuso que esclarecido (questões relacionadas a Tico e Teco: tenho certeza de que vocês entendem a situação.)

O help de que preciso, agora, é: há alguma literatura amigável que me habilite a efetuar o boot pela rede, para instalar um novo sistema operacional? Ah, que saudade do Ubuntu!

Agradeço qualquer força que me puderem dar.

Guedes

Olá,

Como lhe foi dito lá no outro tópico o seu endlles OS só aceita pacotes "flatpak" nada de pacotes ubuntu nele, e como você mesmo diz estar com saudade é só voltar a usar o ubuntu; baixando um ISO, colocando com aplicativos do tipo https://balenaetcher.io/ em um pendrive e  instalando na sua máquina e seja feliz!

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Boot via rede, como assim
« Resposta #2 Online: 15 de MAR?O de 2022, 09:03 »
...
O help de que preciso, agora, é: há alguma literatura amigável que me habilite a efetuar o boot pela rede, para instalar um novo sistema operacional? Ah, que saudade do Ubuntu!

Agradeço qualquer força que me puderem dar.

Guedes

Se quer o Ubuntu, porque não baixa, cria um pendrive e instala?
Por que precisa instalar o sistema via rede? Você não tem um Pendrive é isso?
Você já tem outro PC com o Ubuntu em outra máquina na rede local e quer clonar ele via rede é isso?
O quê especificamente deseja fazer?

Ainda sobre o Endless ele tem uma loja de aplicativos em Flatpack. Tem criador de disco usb lá... só baixar o Ubuntu e usar um para criar um pendrive. Ou cria pelo terminal usando dd se o problema é não saber como instalar programas.

Cara o Endless tem um objetivo específico, ele não é ruim, ou defeituoso, ele visa a simplicidade de o usuário baixar as coisas por flatpack, como se estivesse em um celular em uma loja de apps bem simples.
Ele é um sistema que costuma vir já com bastante coisa, porque em países mais pobres e até no Brasil mesmo em algumas localidades remotas as pessoas tem dificuldades com internet.
Por favor, pare de reclamar tanto dele... leia mais sobre os objetivos do projeto para entender.

Vou te passar um tutorial assumindo que já tem uma máquina com Ubuntu e quer usá-la dessa forma para prover uma mídia de instalação via rede, porque esse é o único motivo que vejo pra essa pergunta.
Netbooting the live server installer
https://discourse.ubuntu.com/t/netbooting-the-live-server-installer/14510
Obs.: apenas observe que ele sugere o uso do Ubuntu server... use uma imagem do Ubuntu que preferir e faça as correções necessárias.
« Última modificação: 15 de MAR?O de 2022, 09:07 por nomade »
Ubuntu Studio 22.04 LTS