Autor Tópico: Ubuntu só faz o boot pelo recovery mode  (Lida 2174 vezes)

Offline diadal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Ubuntu só faz o boot pelo recovery mode
« Online: 16 de Fevereiro de 2022, 20:26 »
Salve galera, recentemente fui instalar o ubuntu 20.04 em dual boot com o windows 10 e após conectar o pendrive, apareceu a parte com as opções "Ubuntu" e "Ubuntu (graphic mode)". Selecionei o "Ubuntu" para começar a instalação e após selecionar o monitor ficou piscando, sem sinal, como se o pc estivesse desligado, tentei varias vezes mas nunca saiu da tela preta. Consegui instalar o ubuntu no "graphic mode" normalmente, mas agora estou com um problema para dar boot no sistema, quando aparece o grub eu seleciono o Ubuntu e acontece a mesma coisa que na instalação, o monitor perde o sinal. As vezes após um tempo ele volta para o grub, ficando em loop. Consegui fazer o boot pelo recovery mode, se eu entrar no recovery mode e selecionar "resume: continuar inicialização normal" ele inicia normalmente. Usei as opções do recovery mode de atualizar o grub e de reparar pacotes quebrados mas nada arrumou a inicialização normal pelo grub.

Algumas informações que talvez ajudem:

- Instalei o ubuntu em um SSD com windows 10, criei a partição principal, efi e swap no ssd e a /home no hd. Coloquei para instalar o gerenciador de boot na partição efi de 512mb
- Meu processador é um ryzen 5 com grafico integrado e não tenho placa de video dedicada
- Quando eu seleciono para continuar a inicialização pelo recovery mode aparece a seguinte mensagem "Agora você sairá do mode de recuperação e seguirá na sequência de inicialização. Note que alguns drivers gráficos requerem inicialização. Isso fará que eles travem ao voltar da recuperação. Se esse for o caso, simplesmente reinicie a partir da tela de login e execute a inicialização padrão", logo ele inicializa normalmente.

Não tenho muito conhecimento em linux, então não tenho ideias, se alguem conseguir ajudar, obrigado.

Offline nomade

  • O negócio não tem alma
  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.192
  • O negócio não tem alma
    • Ver perfil
Re:Ubuntu só faz o boot pelo recovery mode
« Resposta #1 Online: 17 de Fevereiro de 2022, 02:47 »
Olá!

Como criou o pendrive, qual software usou? Houve algum problema na instalação devido a forma de gravação do pendrive bootavel. Normalmente é o que causa isso.
Seu hardware não tem nenhum porém, ele é bem OK.
Ubuntu Studio 22.04 LTS

Offline diadal

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Ubuntu só faz o boot pelo recovery mode
« Resposta #2 Online: 17 de Fevereiro de 2022, 10:12 »
Olá!

Como criou o pendrive, qual software usou? Houve algum problema na instalação devido a forma de gravação do pendrive bootavel. Normalmente é o que causa isso.
Seu hardware não tem nenhum porém, ele é bem OK.

Criei o pendrive com o Rufus, não ocorreu nenhum problema durante a criação. Vou refazer o pendrive e tentar uma nova instalação

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 812
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Ubuntu só faz o boot pelo recovery mode
« Resposta #3 Online: 18 de Fevereiro de 2022, 09:25 »

Criei o pendrive com o Rufus...
Olá não importa se na criação do pendrive com o ubuntu não tenha dado erro, mas ele apareceu de qualquer forma

Use balena Etcher ou Ventoy Download o Rufus só presta se for para fazer com ISO exclusivamente Windows!

Espero ter sido útil de alguma forma

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto