Autor Tópico: Ubuntu não reconhece Wireless  (Lida 3621 vezes)

Offline thorskin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Ubuntu não reconhece Wireless
« Online: 19 de Fevereiro de 2022, 19:17 »
Olá a todos,
Preciso de uma ajuda.

Recentemente comprei um notebook da marca ULTRA, e veio de fabrica o sistema Keep OS, nunca tinha ouvido falar, porém resolvi dar uma chance, e acabei não me adaptando, e como sempre fui fã do Ubuntu, resolvi instalar nesse note.
Instalação foi muito prática e rápida (Ubuntu 21.04), porém tem um problema, o sistema não reconhece o adaptador WIFI, sendo que no Keep OS funcionava perfeitamente.

Já procurei em vários foruns, inclusive nesse e não encontrei nada.

Quando digito o comando lsusb, aparece isso:

Bus 001 Device 002: ID 8087:8001 Intel Corp. Integrated Hub
Bus 001 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub
Bus 003 Device 001: ID 1d6b:0003 Linux Foundation 3.0 root hub
Bus 002 Device 005: ID 1b3f:2008 Generalplus Technology Inc. USB Audio Device
Bus 002 Device 004: ID 1a40:0101 Terminus Technology Inc. Hub
Bus 002 Device 003: ID 058f:5608 Alcor Micro Corp. USB 2.0 PC cam
Bus 002 Device 002: ID 0bda:c820 Realtek Semiconductor Corp. 802.11ac NIC
Bus 002 Device 001: ID 1d6b:0002 Linux Foundation 2.0 root hub

Alguém consegue me ajudar?

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Ubuntu não reconhece Wireless
« Resposta #1 Online: 23 de Fevereiro de 2022, 11:41 »
Hmmm. Numa pesquisa rápida que fiz no google pelo seu adaptador ("0bda:c820 Realtek Semiconductor Corp. 802.11ac NIC"), parece que ele não tem suporte incluso.
Há indicações de solução (p.ex. https://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?p=1835083#p1835083), mas você precisa de uma conexão internet funcional pra baixar os pacotes necessários.

Minha sugestão: conecte-se à internet por cabo, ou consiga um apatador USB externo baratinho (desses de R$10-50). Com a conexão da internet funcionando, faça a atualização do seu sistema com os comandos abaixo:

sudo apt update && sudo apt dist-upgrade

Se depois de reiniciar, seu adaptador não for reconhecido automaticamente, volte aqui pra gente sugerir outras formas de recuperação.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline thorskin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2
    • Ver perfil
Re:Ubuntu não reconhece Wireless
« Resposta #2 Online: 27 de Fevereiro de 2022, 00:02 »
Hmmm. Numa pesquisa rápida que fiz no google pelo seu adaptador ("0bda:c820 Realtek Semiconductor Corp. 802.11ac NIC"), parece que ele não tem suporte incluso.
Há indicações de solução (p.ex. https://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?p=1835083#p1835083), mas você precisa de uma conexão internet funcional pra baixar os pacotes necessários.

Minha sugestão: conecte-se à internet por cabo, ou consiga um apatador USB externo baratinho (desses de R$10-50). Com a conexão da internet funcionando, faça a atualização do seu sistema com os comandos abaixo:

sudo apt update && sudo apt dist-upgrade

Se depois de reiniciar, seu adaptador não for reconhecido automaticamente, volte aqui pra gente sugerir outras formas de recuperação.


Nossa amigo, muito obrigado!!

Deu super certo, agora estou conseguindo usar a rede wifi.

Gratidão!