Autor Tópico: HD externo sofre alteração após uso no Ubuntu - Windows não o reconhece  (Lida 2435 vezes)

Offline lopesadv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Prezados, boa noite!
Ao utilizar HD externo no Ubuntu, alguma alteração acontece que impede que o Windows o exiba na "árvore".
No meu caso, uma letra não é atribuída a ele no Windows, necessitando usar a ferramenta do Windows (discos e partições) para atribuir uma letra a ele (o Windows o vê lá, íntegro) e, a partir daí, é possível trabalhar nele normalmente. Isso me deu um baita susto, porque o evento aconteceu em um HD de grande capacidade emprestado de um amigo para que eu copiasse os dados para o meu HD, também externo. Ressalto que o meu HD externo sofreu o mesmo evento e até eu entender que bastava atribuir uma letra à unidade, foram alguns momentos de angústia. Os HDs são mecânicos.
Por que isso acontece? Há como evitar? Pode "evoluir" para algo perigoso, como perda de dados ou mesmo impossibilidade de se acessar o HD em definitivo?
Os dois HDs estão com sistema de arquivos NTFS.
Desde já, agradeço-vos.

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:HD externo sofre alteração após uso no Ubuntu - Windows não o reconhece
« Resposta #1 Online: 30 de Janeiro de 2022, 18:45 »
Uma pergunta: Removeu a unidade com segurança (ou ejetou, conforme o que for aplicável) antes de desconectar? Se não está mesmo pedindo para ter problemas. E sempre que está em dual-boot deve desativar o Fast Startup (Arranque Rápido) em Windows.
 

Offline lopesadv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re:HD externo sofre alteração após uso no Ubuntu - Windows não o reconhece
« Resposta #2 Online: 31 de Janeiro de 2022, 21:19 »
Opa ... sim. Segui o procedimento de desmontagem do volume. Agora, a questão da desativação do arranque rápido eu não testei. Vou fazer a configuração e testar com um outro HD externo, de pouca capacidade e posto o resultado aqui.
Obrigado pelo retorno.

Offline lopesadv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re:HD externo sofre alteração após uso no Ubuntu - Windows não o reconhece
« Resposta #3 Online: 31 de Janeiro de 2022, 21:49 »
De volta.
O Windows já estava com a opção de arranque rápido desativada. Mesmo assim, remarquei a opção, salvei, depois a desmarquei novamente e salvei. Voltei para o Ubuntu, operei o HD externo lá normalmente. De volta ao Windows, o fato se repetiu. Tive que associar uma letra ao HD. E o Windows resolveu dar mensagem de que "há um erro nesta unidade. Reinicie para reparar" ou algo muito parecido. Entretanto, o conteúdo está sendo lido normalmente. O Ubuntu faz alguma alteração que não consigo descobrir qual é. Mais alguma hipótese?

Obrigado!
« Última modificação: 31 de Janeiro de 2022, 21:53 por lopesadv »

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:HD externo sofre alteração após uso no Ubuntu - Windows não o reconhece
« Resposta #4 Online: 01 de Fevereiro de 2022, 11:36 »
O Ubuntu não faz qualquer alteração às unidades externas ou internas que não seja algo pedido pelo usuário, isto é, operações de ficheiros (cópia, etc.) e, exceto quando há erros decorrentes de, entre outras causas, se desconectar durante uma operação de escrita, nunca há problema em usar a mesma unidade em diferentes computadores / diferentes SOs. Isto, claro, sempre que o sistema de ficheiros seja suportado.

Assim:

1. Uma vez que está usando em Windows, a unidade/partição tem que estar formatada em FAT, NTFS ou exFAT.
2. Todos os sistemas mencionados em #1 são igualmente suportados em Ubuntu (exFAT nativamente suportado apenas nas edições mais recentes; par outras - 18.04 - é necessário instalar as ferramentas de suporte a exFAT).
3. Sabendo que o Windows  indica que "há um erro nesta unidade. Reinicie para reparar" então há que usar as ferramentas de correção de erros do próprio Windows para corrigir os erros e a partir daí a unidade deve funcionar corretamente. É típico uma partição NTFS parecer correta e poder-se usar a mesma sem problema em Ubuntu e mesmo assim ter erros lógicos que só podem ser corrigidos em Windows mesmo e este não montar a partição corretamente até que os erros sejam corrigidos. Forçar a atribuição de letra e fazer alterações numa partição com erros só piora a situação

Corrija SEMPRE os erros quando o Windows pedir.
Teste então novamente usar em Ubuntu, ejetar a unidade corretamente ou encerrar o computador antes de desconectar. Novamente em Windows verifique se o problema volta a acontecer.

Offline lopesadv

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 29
    • Ver perfil
Re:HD externo sofre alteração após uso no Ubuntu - Windows não o reconhece
« Resposta #5 Online: 10 de Fevereiro de 2022, 21:24 »
CelticWarrior, muito obrigado pela resposta.

As unidades são formatadas em NTFS.

O Windows não indica erro nas unidades e não pede para fazer correções. Ele "apenas" não as apresenta na árvore, sempre que tais unidades são utilizadas no Ubuntu. É como se as unidades não estivem conectadas nas USBs.

Eu nunca desconecto unidades antes de as ejetar, ou antes de encerrar o computador.

Para fins de novos testes, utilizei, agora, um outro HD externo (NTFS) menor que tenho. Fiz, consecutivamente, os procedimentos que você mencionou:
- primeiro, eu utilizei o HD externo no Ubuntu, o ejetei, removi, reiniciei em Windows (dual boot) e o conectei. Ele não apareceu na árvore. Não houve mensagem de erro, nem pedido de reparação. Atribuí uma letra e ele surgiu na árvore e pôde ser utilizado normalmente.
-segundo, o conectei no Ubuntu, utilizei, desliguei o computador, religuei e fiz boot no Windows. O mesmo aconteceu: o HD externo não surgiu na árvore e, novamente, tive que atribuir uma letra a ele. Daí, o utilizei normalmente.

Quando utilizo pendrive no Ubuntu e depois, a utilizo em Windows, aí sim o Windows apresenta mensagem semelhante a: "há um erro nesta unidade. Clique aqui para reparar". Mas ela é apresentada na árvore e mesmo se eu não a reparar, ainda assim ela funciona. Se eu a reparar, a mensagem cessa.

Realmente, é uma questão que não consigo entender.

Alguma outra sugestão?

Grande abraço.

Offline CelticWarrior

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 338
    • Ver perfil
    • CHANGAN Auto
Re:HD externo sofre alteração após uso no Ubuntu - Windows não o reconhece
« Resposta #6 Online: 11 de Fevereiro de 2022, 16:35 »
A opção Fast Boot no firmware (UEFI ("BIOS")) pode ter algo que ver. Normalmente isto apenas pode criar problemas com novo hardware no arranque não ser detetado corretamente mas pode também influenciar as unidades externas USB. Apenas uma hipótese. Tente desativar.

Isso sim, a "função" Fast Startup em Windows deve sempre estar desativada quando em dual-boot pois esta força um tipo de hibernação híbrida mesmo quando se reinicia ou encerra o Windows e o resultado é que algumas partições podem não ser totalmente acessíveis fora do Windows (read only) e neste ao forçar a montagem com leitura/escrita altera necessariamente o estado que o Wiondows deixou e na pròxima utilização da respectiva unidade no Windows este não o monta corretamente. Assim, é sempre fundamental desativar o Fast Startup em Windows e encerrar o sistema, não simplesmente reiniciar, para que a configuração se mantenha. Note que algumas atualizações do Windows (feature updates) tendem a reativar esta opção, mesmo que já a tenha desativado anteriormente deve verificar de novo.

Se o sintoma persiste após verificadas ambas condições acima, então há que concluir que o problema é no próprio Windows e poderá ser algo tão simples como "conflito de montagem", isto é, algo que decorre de se ter usado ou tentado usar a mesma "letra" para undiades diferentes. 

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:HD externo sofre alteração após uso no Ubuntu - Windows não o reconhece
« Resposta #7 Online: 16 de Fevereiro de 2022, 16:44 »
Pergunta, são unidades externas, ou internas?
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D