Autor Tópico: Como criar partições no hd para 2 sistemas Linux  (Lida 2530 vezes)

Offline Carlos Nino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 5
    • Ver perfil
Como criar partições no hd para 2 sistemas Linux
« Online: 21 de Outubro de 2021, 08:49 »
Tenho 1 hd com 500gb e já instalado o Ubuntu 21.04.
Gostaria de incluir nesse hd o Fedora mas não sei como criar as partições no hd, já tentei e não deu certo, não apareceu a tela do grub e tive que formatar e reinstalar o Ubuntu.
No Ubuntu tenho a partição boot/efi + /raiz + /home.
Vou dividir o hd em 2 partições de 250gb cada uma.
Minha dúvida é se preciso, na partição que desejo instalar o Fedora, criar novamente a partição boot/efi. (/raiz e /home serão criadas ou posso simplesmente criar somente /raiz e usar a home do Ubuntu?). Já procurei na internet mas não obtive uma resposta precisa pois se fala muito em dualboot com windows e não com outro sistema Linux.
Não tenho muitos conhecimentos sobre o assunto.
Deus é Fiel!

Offline selvaking

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 1.171
  • Parque Anchieta - Rio de Janeiro - RJ
    • Ver perfil
Re:Como criar partições no hd para 2 sistemas Linux
« Resposta #1 Online: 04 de Novembro de 2021, 11:14 »
Tenho 1 hd com 500gb e já instalado o Ubuntu 21.04.
Gostaria de incluir nesse hd o Fedora mas não sei como criar as partições no hd, já tentei e não deu certo, não apareceu a tela do grub e tive que formatar e reinstalar o Ubuntu.
No Ubuntu tenho a partição boot/efi + /raiz + /home.
Coloca a saída do comando abaixo:
Código: [Selecionar]
sudo parted -l

Vou dividir o hd em 2 partições de 250gb cada uma.
Seu raciocínio deve ser diferente. A partição EFI será comum a todos os SO que vc instalar nesse HD, inclusive o Windows.
A partição EFI é uma partição compartilhada entre todos os SO modernos de 64 bits.

Minha dúvida é se preciso, na partição que desejo instalar o Fedora, criar novamente a partição boot/efi. (/raiz e /home serão criadas ou posso simplesmente criar somente /raiz e usar a home do Ubuntu?). Já procurei na internet mas não obtive uma resposta precisa pois se fala muito em dualboot com windows e não com outro sistema Linux.
Não tenho muitos conhecimentos sobre o assunto.
Acho que tirei sua dúvida ao responder a pergunta anterior. A EFI será reaproveitada no FEDORA. Nela ficará o boot do Ubuntu e do Fedora juntos.
A única coisa a se manter distinta serão as partições raizes tanto do Ubuntu quanto do FEDORA. Caso queira poderá utilizar a mesma partição HOME pra ambos os SO, só tomando o cuidado de colocar o nome do usuário diferente nas distros. Ex: user-ubuntu e user-fedora.

Se quiser, faça contato me mandando msg direta que te passo meu ZAP e amadurecemos essa idéia.
Dê-me um computador com o Tux que movo o mundo!

Linux User #323049

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Como criar partições no hd para 2 sistemas Linux
« Resposta #2 Online: 07 de Novembro de 2021, 07:24 »
Olá,

Apenas em adendo ao que já foi explicado, mesmo não estando em meu PC com UEFI/EFI, basicamente é o que mostra a imagem abaixo:

Clique na imagem para ampliar

Onde a frente de todas essas partições teria uma em formato FAT32 que será usada para /boot/efi e, se no caso já tem um windows atual instalado, essa partição já existe, para a instalação de um sistema Linux ubuntu será só usá-la.

Espero não ter sido incoveniente.

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline flavioml

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re:Como criar partições no hd para 2 sistemas Linux
« Resposta #3 Online: 07 de Novembro de 2021, 23:22 »
Desculpem-me pela intromissão mas há algum tempo atrás fiz uma tentativa de instalar o Fedora 34 juntamente com o Kubuntu, que estava,, então, instalado num HDD de 1 também, enquanto o Windows estava em um SSD sata de 256 gb. Ao optar pelo modo automático de instalação, o Anaconda (instalador do Fedora) criou três novas partições no HD, a saber, uma nova partição efi, com 500 mb, ignorando a efi de 100 mb do SSD, uma partição de boot btrfs de 1 gb e a partição raiz, também btrfs.
Terminada a instalação, ao reiniciar o sistema, entramos em um grub criado pelo instalador, apresentando no menu apenas o Fedora e o Windows. Somente através do menu de boot do setup pude ingressar no Kubuntu. Ali , atualizei o sistema de boot, através do grub-custommizer, que não reconheceu o Fedora. Tive então que desativar o os-prober e utilizando o menu custom  e tendo a entrada relativa ao próprio Kubuntu como modelo, criar uma entrada menuentry para o Fedora, que não funcionou, vez que o próprio Fedora não continha uma entrada do tipo em seu grub.cfg, redirecionando a inicialização para scripts contidos na partição \boot.
Desisti da instalação até cerca de um mês atrás, quando recebi um ssd nvme de 500 gb que encomendara, onde reinstalei o Kubuntu e ante a eminência do lançamento do Fedora 35, resolvi testar através de uma nova instalação do 34, com base em um passo-a-passo que encontrei no link https://www.blogopcaolinux.com.br/2021/05/Guia-instalacao-Fedora-34-Workstation.html
A instalação funcionou corretamente ao optar pela instalação personalizada, restrita a uma única partição root \ e com a indicação da da partição constante do SSD sata, porém, tenho dúvidas de que, caso se opte pela manutençaão do grub do Ubuntu como padrão, dê certo.
« Última modificação: 07 de Novembro de 2021, 23:40 por flavioml »
Flavio ML

Offline flavioml

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 126
    • Ver perfil
Re:Como criar partições no hd para 2 sistemas Linux
« Resposta #4 Online: 07 de Novembro de 2021, 23:42 »
P.S.: Já formatei e instalei o Fedora 35.
Flavio ML

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Como criar partições no hd para 2 sistemas Linux
« Resposta #5 Online: 10 de Novembro de 2021, 16:34 »
Não tenho muitos conhecimentos sobre o assunto.
Minha dica nesses casos é sempre usar o segundo Linux como uma máquina virtual dentro do primeiro. Muito, muito, muito mais simples do que brigar com o particionamento.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Como criar partições no hd para 2 sistemas Linux
« Resposta #6 Online: 12 de Novembro de 2021, 19:45 »
Isso mas,
Minha dica nesses casos é sempre usar o segundo Linux como uma máquina virtual dentro do primeiro.
...
Quando se tem máquina para tal procedimento, imagina meu C-60 com 4 de ram para fazer isso, seria bem mais prático ler um pouco mais (como um dia um outro velho Prof. daqui mesmo...) @Tota, me sugeriu que quando eu estivesse cansado de tanto ler..., ler um pouco mais e aprender sobre particionar um HD no Linux, na minha opinião dá menos trabalho e é bem mais proveitoso

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto