Autor Tópico: Fazer um atalho no teclado que abra um terminal e entre em um diretório específ.  (Lida 2476 vezes)

Offline GabrielPorto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3
    • Ver perfil
     Boa tarde, estou utilizando um sistema derivado do Ubuntu e queria criar um atalho que conseguísse abrir um terminal em uma pasta específica, sem deixá-lo como padrão. Exemplo: quando eu apertar 'control + shift + y' o computador abra um terminal e entre no diretório '/home/gabriel/Documentos'.
    Já tentei algumas ferramentas, como criar um executável com os comandos 'ganome-terminal && cd /home/gabriel/Documentos' e adicionar o seu caminho na criação de atalhos, ou adicionar esse comando diretamente na criação de atalhos, mas não rolou.
     Descobri que é porque o comando 'cd' muda o diretório no terminal atual, logo não age efeito sobre que foi recém aberto, mas não sei como resolver.
     Algumas configurações importantes: Linux gabriel-Inspiron-3583 5.11.0-34-generic #36~20.04.1-Ubuntu SMP Fri Aug 27 08:06:32 UTC 2021 x86_64 x86_64 x86_64 GNU/Linux.

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Fazer um atalho no teclado que abra um terminal e entre em um diretório específ.
« Resposta #1 Online: 01 de Outubro de 2021, 17:39 »
Está na tela gráfica? Experimente criar um atalho de tela, usando o programa "gnome-terminal", mas especificando '/home/gabriel/Documentos' como diretório inicial. Ambos são parâmetros configrados no próprio atalho de tela.

Depois, tente associar o atalho de tela com a tecla desejada.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline sigur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.176
    • Ver perfil
Re:Fazer um atalho no teclado que abra um terminal e entre em um diretório específ.
« Resposta #2 Online: 04 de Outubro de 2021, 09:19 »
Tente passar alguma opção para o comando.
No meu caso, usando o XFCE, funciona assim:

Código: [Selecionar]
xfce4-terminal --working-directory ~/Documentos/
Isso abre o terminal no diretório passado como opção.