Autor Tópico: Ubuntu 20.04 suspend mode bug ao retornar  (Lida 2714 vezes)

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Ubuntu 20.04 suspend mode bug ao retornar
« Online: 10 de Agosto de 2021, 17:57 »
Estou usando meu desktop com Ubuntu 20.04 e a GPU Nvidia RTX 2070 com driver "nvidia-driver-470".

Quando coloco o SO no modo suspender e tento voltar às vezes ele quebra o GDM, segue uma imagem de como fica. Uso a extensão Dash to Dock do gnome-shell-extensions na parte inferior da tela, reparem como fica tudo quebrado.

Pra voltar ao normal preciso rodar o comando: 
Código: [Selecionar]
sudo systemctl restart gdm, ai perco tudo que estava aberto. E ainda assim volta pra tela de login, e às vezes também não consigo logar, digito usuário/senha várias vezes até dar certo ou desisto e reinicio a máquina.

Está acontecendo com mais alguém isso?
Ubuntu 18.04

Offline rg.oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 suspend mode bug ao retornar
« Resposta #1 Online: 11 de Agosto de 2021, 06:36 »
Olá amigo. Tive um problema semelhante com uma versão do Ubuntu anterior a esta. Se não me engano, as versões 19.x apresentavam este mesmo problema. Percebi que aplicando  o uso do driver de vídeo nuveau, realizando um restart e depois aplicando novamente o driver da nvidia, o problema resolvia.

Atualmente estou usando a versão 21.04, com o mesmo driver citado por você. Minha placa de vídeo é uma GTX1650.

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 suspend mode bug ao retornar
« Resposta #2 Online: 11 de Agosto de 2021, 10:28 »
Acho que tinha algo errado na instalação do driver da nvidia, pois fiz o procedimento que você disse e na hora de reinstalar o driver da nvidia deu crash, tive que trocar pra placa de vídeo onboard pra conseguir reinstalar tudo.

Coloquei pra suspender automático de volta, vamos ver se resolve.
Ubuntu 18.04

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 suspend mode bug ao retornar
« Resposta #3 Online: 12 de Agosto de 2021, 08:51 »
Não funcionou, ontem após realizar algumas vezes o modo suspender voltou o bug =(
Ubuntu 18.04

Offline rg.oliveira

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 99
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 suspend mode bug ao retornar
« Resposta #4 Online: 12 de Agosto de 2021, 20:43 »
Chegou a testar com o Ubuntu 21.04? Estou usando ele e achando muito estável. Chegou a testar também apenas com o driver nativo nuveau? Sei que não é o melhor para jogos, mas é apenas para isolarmos o problema.

Offline groove

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 482
    • Ver perfil
Re:Ubuntu 20.04 suspend mode bug ao retornar
« Resposta #5 Online: 12 de Agosto de 2021, 20:55 »
Chegou a testar com o Ubuntu 21.04? Estou usando ele e achando muito estável. Chegou a testar também apenas com o driver nativo nuveau? Sei que não é o melhor para jogos, mas é apenas para isolarmos o problema.
Não, uso essa máquina pra trabalho então dou preferência pra versão LTS.

Cara, testei com o nuveau mas não consigo acessar as "settings" do Ubuntu, quando tento abrir ele desloga a sessão, hahaha. Fui pesquisar o motivo e falaram ser o driver open source, ai reinstalei o driver da nvidia e esse problema foi corrigido.

Quanto a jogos não teria problema pois tenho dual boot nessa máquina, então só jogo no W10 mesmo.

Nessa máquina tinha instalado o Ubuntu 18.04 dai atualizei dele pro 20.04 porém ficaram repositórios do "bionic" configurados, na época da atualização tive que corrigir isso na mão talvez tenha ficado algum resquício disso gerando o problema do suspender agora.
Ubuntu 18.04