Autor Tópico: DELL Inspiron (Wireless e bluetooth não funciona após instalação)  (Lida 2546 vezes)

Offline jpjcrossi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Olá Pessoal,

Acabei de comprar um DELL Inspiron 15 5000 Series 5502.

Pretendo utiliza-lo tanto com o Windows como com o Ubuntu 20.04.2.0 LTS. Então criei um disco de instalação e segui as instruções para realizar uma instalação dual boot pelo notebook.

No momento que eu estou executando pelo SD Card, tudo funciona bem. Wireless, bluetooth, etc...

Mas a partir do momento que eu instalo no notebook quando o Ubuntu sobe nada mais funciona. Nenhum tipo de comunicação. Wireless e bluetooth por exemplo.

Eu não tenho a opção de conectar no cabo ethernet neste notebook. Pois o mesmo não dispõe de porta Ethernet para que eu possa forçar a instalação de alguma atualização ou pacote.

Há alguma alternativa para minha situação?

Teoricamente Ubuntu já homologou esta máquina:

https://ubuntu.com/certified/202007-28053


Muito obrigado,

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:DELL Inspiron (Wireless e bluetooth não funciona após instalação)
« Resposta #1 Online: 10 de Novembro de 2021, 16:43 »
Olá @jpjcrossi, tudo bem? Ainda precisa de ajuda com seu notebook?

Minha sugestão seria você plugar um adaptador wireless USB nele, e fazer as atualizações que provavelmente vão resolver seu problema (acredito que só falte mesmo instalar o firmware da interface wireless). Não precisa ser um adaptador caro, aliás, aqueles baratinhos, de R$50,00 ou menos, com chipset Realtek, provavelmente vão dar conta.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:DELL Inspiron (Wireless e bluetooth não funciona após instalação)
« Resposta #2 Online: 12 de Novembro de 2021, 20:01 »
Olá @jpjcrossi e meu caro Prof. @zekkerj na minha experiência com esses equipamentos (adaptadores wifi USB) eu já sugiro os Ralink, já que alguns Realtek são um caos para iniciantes e GIT

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:DELL Inspiron (Wireless e bluetooth não funciona após instalação)
« Resposta #3 Online: 16 de Novembro de 2021, 18:39 »
Qualquer um serve, RALink ou Realtek. Desde que (1) funcione "da caixa", e (2) seja barato.
Não precisa nem ser rápido, só precisa "funcionar", até o colega autor do tópico atualizar o notebook e resolver o problema.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline Flatac

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 169
    • Ver perfil
Re:DELL Inspiron (Wireless e bluetooth não funciona após instalação)
« Resposta #4 Online: 17 de Novembro de 2021, 11:56 »
Olá,

Aqui uso o adaptador Realtek RTL8188EUS. No Debian 11.  Instalei o firmware da Realtek e está funcionando bem já faz vários meses.

Não sei como será no Windows, que não uso.

Flavio