Autor Tópico: Não consigo instalar nenhum linux!  (Lida 4163 vezes)

Offline Gil Tads

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Não consigo instalar nenhum linux!
« Online: 10 de MAR?O de 2012, 18:00 »
Olá pessoal, sou iniciante por aqui e comecei a cursar a faculdade de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, logo me senti na obrigação de conhecer melhor o mundo do software livre, então baixei a ISO do Ubuntu 11.10 para instalar no meu notebook, porém depois de gravar em CD e iniciar o processo instalação percebi que travava toda hora no carregamento do ubuntu, baixei outra ISO achando que poderia ter dado problema no download e o erro persistiu. Depois de tentar inúmeras vezes pelo CD instalei no pendrive através do USB creator..... e nada... erro  novamente. Depois tentei outrasversões anteriores do Ubuntu e também o Fedora e o Famelix, também não deu. Rodei todos em máquina virtual normalmente e concluí que o erro estava na minha máquina, só não sei qual é esse erro.  Portanto alguém que conhece melhor tem alguma idéia do que pode ser???  Meu notebook é um Bitway 2GB e processador de 1,73Ghz. Por favor, quem souber alguma maneira de ajudar, desde já agradeço.

clodoaldops

  • Visitante
Re: Não consigo instalar nenhum linux!
« Resposta #1 Online: 10 de MAR?O de 2012, 18:49 »
1-baixe ISO do site oficial
2-grave/burn/queime imagem ISO num dvd/cd em 4x
3-não é pra gravar cd/dvd de dados
4-é p/ gravar imagem ISO
5-configure a BIOS p/ dar boot pelo cd/dvd
6-rode o live-cd p/ testar
7-depois de testar é só instalar

Offline Gil Tads

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar nenhum linux!
« Resposta #2 Online: 10 de MAR?O de 2012, 18:54 »
Olá clodoaldops, sigo exatamente esses passos, mas mesmo no live cd trava,  não sei mais o que eu faço, já me disseram que seria problema no chipset, mas não tenho certeza, não sei se é alguma configuração que não está batendo, por isso gostaria de consultar aqui primeiro antes de mandar para um técnico.

Offline Warhead

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
  • Ubuntu - Ultimate Edition
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar nenhum linux!
« Resposta #3 Online: 10 de MAR?O de 2012, 18:58 »
Você será tudo aquilo que acreditar ser.

Offline Gil Tads

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar nenhum linux!
« Resposta #4 Online: 11 de MAR?O de 2012, 04:06 »
Olá Warhead, obrigado pelo post. Consegui instalar, mas na hora de executar trava, não sei por onde entrar com os comandos do grub_cmdline_linux="".

Offline Warhead

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 150
  • Ubuntu - Ultimate Edition
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar nenhum linux!
« Resposta #5 Online: 12 de MAR?O de 2012, 20:45 »
Saudações.

Se entendí direito, o Ubuntu foi instalado e trava na hora de carregar. Isto é, passa pelo BOOT e pelo GRUB II e então trava.
Neste caso, terá que fazer a configuração do GRUB II após a instalação, usando um live CD do Ubuntu.
Assim sendo...inicie o computador com o live CD e abra um terminal, como root faça os comandos necessários.
No terminal, digite:

Código: [Selecionar]
sudo suApenas reforçando que estamos em um terminal aberto em live session.
Este comando vai torna-lo root.

Agora tem que montar a partição onde está instalado o Ubuntu:

Código: [Selecionar]
sudo   mount    /dev/sda1   /mntCaso sua partição seja a primeira partição do primeiro HD.

Para verificar suas partições faça:

Código: [Selecionar]
sudo fdisk -lVão ser litadas todas as partições e será necessário editar a que estiver com o Sistema Raiz isntalado.


Código: [Selecionar]
sudo   gedit     /mnt/etc/default/grubVai abrir um editor de texto com os parâmetros do GRUB II.

Procura a liha a seguir:

GRUB_CMDLINE_LINUX=""

Copie e cole o que deve ser colocado no lugar:

GRUB_CMDLINE_LINUX="reserve=0xffb00000,100000"

Salve o arquivo, feche o editor de texto.

Digite no terminal:

Código: [Selecionar]
sudo update-grub
Reinicie a máquina, remova o live CD.

Caso o pessoal do fórum encontre algum erro, agradeço qualquer correção que se faça necessária.

Gostaria de dizer ao amigo que continue firme no Linux e procure as boas leituras.
Estudar faz parte do uso do Sistema Livre.
Segue um tópico que me ajuda sempre:

http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=58947.0

Aqui o tema do post é diferente, mas mostra como se procede nas configurações do GRUB II:

http://mazanatti.info/index.php?/archives/26-Iniciando-Ubuntu-em-modo-texto.html

Aqui boas explicações a respeito das partições no Ubuntu:

http://www.linuxnarede.com.br/artigos/fullnews.php?id=147

Mais GRUB II:

http://www.ubuntudicas.com.br/blog/2009/12/tudo-sobre-o-grub-2/

Guia Foca Linux:

http://www.guiafoca.org/

Boas leituras e boa sorte.

« Última modificação: 12 de MAR?O de 2012, 20:50 por Warhead »
Você será tudo aquilo que acreditar ser.

Offline xluisfernando

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 848
  • Linux user #532810
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar nenhum linux!
« Resposta #6 Online: 12 de MAR?O de 2012, 21:40 »
Apenas um relato que explica muitos problemas relatados...

No final de semana tive que formatar o desktop porque um dos HDs (justamente o que eu usava para gerenciamento de boot) pifou. Diante do caso e da proximidade do lançamento do 12.04LTS, resolvi usar o Beta mesmo, na versão amd64.

Ocorre que baixei a imagem iso, de maneira direta, do site oficial. Ao gravar essa imagem no pen drive, via criador de disco de inicialização do ubuntu que tenho no notebook, percebi uma demora excessiva, mas a imagem foi criada "com êxito". No entanto, ao carregá-la no sistema, depois da tela do idioma, a mesma demonstrava um erro, que exibia uma mensagem de terminal relacionada ao vídeo.

Então, baixei a mesma imagem, por torrent e a gravei no pen drive pelo mesmo processo. Nesse caso, a instalação subiu normalmente e o sistema já está funcionando (embora eventualmente apareça a mensagem de erro no sistema, com o envio do relatório do mesmo aos desenvolvedores)

Assim, o ideal é sempre baixar a imagem do sistema via torrent, por melhor que seja a conexão usada, pois além desse processo ser mais rápido, por torrent a conferência da integridade da imagem acontece de maneira automática e o resultado é garantido.
Samsung Ativ Book i3 - Ubuntu 20.04LTS

Offline Lobby

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 50
  • Pare de sofrer venha para Linux/Ubuntu.
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar nenhum linux!
« Resposta #7 Online: 16 de MAR?O de 2012, 22:54 »
Apenas um relato que explica muitos problemas relatados...

No final de semana tive que formatar o desktop porque um dos HDs (justamente o que eu usava para gerenciamento de boot) pifou. Diante do caso e da proximidade do lançamento do 12.04LTS, resolvi usar o Beta mesmo, na versão amd64.

Ocorre que baixei a imagem iso, de maneira direta, do site oficial. Ao gravar essa imagem no pen drive, via criador de disco de inicialização do ubuntu que tenho no notebook, percebi uma demora excessiva, mas a imagem foi criada "com êxito". No entanto, ao carregá-la no sistema, depois da tela do idioma, a mesma demonstrava um erro, que exibia uma mensagem de terminal relacionada ao vídeo.

Então, baixei a mesma imagem, por torrent e a gravei no pen drive pelo mesmo processo. Nesse caso, a instalação subiu normalmente e o sistema já está funcionando (embora eventualmente apareça a mensagem de erro no sistema, com o envio do relatório do mesmo aos desenvolvedores)

Assim, o ideal é sempre baixar a imagem do sistema via torrent, por melhor que seja a conexão usada, pois além desse processo ser mais rápido, por torrent a conferência da integridade da imagem acontece de maneira automática e o resultado é garantido.

É só vc resetar a BIOS que ele funfa normalmente sem mensagem de erro.
Não esquece de da um resolvido.
Lobby
Só continua usando Windows quem nunca experimentou Linux/Ubuntu.

Offline Gil Tads

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 7
    • Ver perfil
Re: Não consigo instalar nenhum linux!
« Resposta #8 Online: 18 de MAR?O de 2012, 01:33 »
Segui os passos do Warhead e realmente consegui instalar  ;D  Vlw mesmo!!!!  Só tem um outro probleminha agora........ não sai som de jeito nenhum, já instalei vários drivers, acessei o alsamixer e aumentei todos os volumes  e nada...  :-\

Offline CarlosAlbertoGranziol

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Re:Não consigo instalar nenhum linux!
« Resposta #9 Online: 18 de Janeiro de 2024, 23:09 »
Certo, está difícil agora mas depende da máquina ou as vezes precisa estar com internet via cabo em vez de wifi, acredito que querem que instale mais outro windows com windows 10 do que Linux