Autor Tópico: Mensagem de pouco espaço  (Lida 7318 vezes)

Offline zekkerj

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 19.735
  • Gratidão gera gratidão, lamúria atrai lamúria...
    • Ver perfil
    • Blog do Zekke
Re:Mensagem de pouco espaço
« Resposta #15 Online: 16 de Fevereiro de 2022, 17:01 »
Dual boot... não sei pq as pessoas ainda insistem nisso, quando é muito mais fácil usar máquinas virtuais.
Pesquise antes de perguntar, sua dúvida pode já ter sido respondida.
Não respondo dúvidas por MP, coloque sua dúvida no fórum onde ela pode ser pesquisada pelos seus colegas!
Não venha ao fórum apenas para perguntar. Se você sabe a resposta de um problema, porque não ajudar seu colega? ;D

Offline astrobhbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re:Mensagem de pouco espaço
« Resposta #16 Online: 16 de Fevereiro de 2022, 20:12 »
Pois é, uma pena que Ubuntu como máquina virtual não funcione bem no Mac. Aliás, dados os conflitos abordados nesse tópico e não resolvidos, assim que eu concluir meu backup vou reinstalar o IOS. Ao que parece, depois de 10 anos de uso, estarei saindo do Ubuntu. Foi muito bom enquanto durou. Agora é voltar para os velhos conhecidos Apple e Microsoft.
astrobhr

Offline astrobhbr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 44
    • Ver perfil
Re:Mensagem de pouco espaço
« Resposta #17 Online: 26 de Fevereiro de 2022, 23:02 »
Acabou que consegui o dual Boot entre Ubuntu e Mac OS e fiquei com o melhor dos dois mundos. Consegui instalar o GPARTED no Ubuntu via SUDO. Aí redimensionei as partições do HD criadas na instalação do Ubuntu, resolvendo o problema de falta de espaço e formatei em FAT 32 a nova partição. Reiniciei a máquina com COMMAND + R, acessei o instalador do Mac OS e o UTILITÁRIO DE DISCO que me permitiu mudar o sistema de arquivos de FAT 32 para HFS+. Aí então instalei o Mac OS nessa partição. Se ligar o computador sem fazer nada cai no Ubuntu. Para acessar o IOS é necessário segurar a tecla OPTION ao ligar, mostrando as duas partições correspondentes a cada sistema operacional.

Tive que aprender um pouco sobre como acessar o TERMINAL e alguns comandos básicos no Ubuntu e também sobre a instalação do IOS e seu sistema de arquivos. Mas deu certo. Gosto muito da velocidade de acesso à internet pelo Ubuntu e dos programas para IOS assim como os gestos do seu trackpad. Show! Assunto resolvido.
astrobhr

Offline creto

  • Usuário Archlinux
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 808
  • Vivemos esperando dias melhores
    • Ver perfil
    • Blog do Creto
Re:Mensagem de pouco espaço
« Resposta #18 Online: 01 de MAR?O de 2022, 08:34 »
Dual boot... não sei pq as pessoas ainda insistem nisso, quando é muito mais fácil usar máquinas virtuais.
Tenho 2 PCs, o que não abandono e o que dei uma melhorada, um pouco das "minhas razões" pelo dualboot @zekkerj;

- Cheguei por aqui entre o final de 2009 começo de ..10, criei (mesmo aos trancos e quebradas) paixão pelo que o Linux poderia me proporcionar, e joguei fora o CD do fedora.
- Foi aquele tipo de paixão "bandida", o ubuntu chegou pra mim pelos Correios através do Shipt/Canonical ubuntu 10.10 Maverick Merkat, mas logo passei para o bom e velho LTS Lucid Lynx, porém...
- Conheci o BigLinux, PCLinuxOS, entre outras, daí começaram os dual, tri, quad....boot, pelo simples motivo, na época até agora não tenho PCs que se possa dizer deles: "Ahhh, que Coca-Cola"! E usar máquinas virtuais, em PCs com processadores modestos e ainda mais com total de 4GB de ram, isso sim é "insistir" em utopia.

Tento auxiliar no pouco que sei em outros tantos fóruns como mageia, PClinuxOS BR, BigLinux, Manjaro (lá e cá), e para dar uma dica como não sou nenhum: zekkerj, Tota (esse cara é o cara), entre outros, preciso do sistema instalado, nas minhas (kkk) "Lamborghinis"

T+
A vida, é feito andar de bicicleta, se parar, você cai! (Gabriel Contino)
Blog do Paulo Corrêa Creto